Material Particulado e sua Emissão em Canteiros de Obra: Revisão de Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Paulo Henrique Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geama
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2738
Resumo: A expansão da indústria da construção civil nas últimas décadas, dentre outras atividades impulsionadas pelo crescimento populacional, ocasionou o aumento da proporção dos danos ao meio ambiente, relacionados à atividade. As atividades do setor geram resíduos potencialmente poluidores para todos os compartimentos ambientais (água, atmosfera e solo), sendo um dos principais emissores de partículas em suspensão no ar. Através de uma revisão de literatura narrativa, este trabalho almeja explicitar as condições de exposição à poluição atmosférica por material particulado que todos os indivíduos estão sujeitos em torno de uma obra ou serviço referente à construção civil. O material particulado (MP) divide-se em partículas totais em suspensão (PTS), material particulado inalável (MP10) e sua fração fina (MP2,5). Na construção civil, foram encontrados os elementos Mg, Al, Si, S, K, Ca, Ti e Fe, relacionados aos materiais de construção utilizados. O corte de materiais cerâmicos foi a atividade com maior concentração de sílica cristalina, principal causadora da doença silicose. Enfim, verifica-se da necessidade de revisão dos padrões atuais de qualidade do ar, o estabelecimento de valores limite considerando-se a composição química do poluente, e a obrigatoriedade da implementação de medidas coletivas para controlar a emissão de MP nos canteiros de obras.
id UFRPE-3_e0755c8fa1131d70094fae9099a5798d
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/2738
network_acronym_str UFRPE-3
network_name_str Revista Geama
repository_id_str
spelling Material Particulado e sua Emissão em Canteiros de Obra: Revisão de LiteraturaConstrução CivilPoluição AtmosféricaMaterial ParticuladoA expansão da indústria da construção civil nas últimas décadas, dentre outras atividades impulsionadas pelo crescimento populacional, ocasionou o aumento da proporção dos danos ao meio ambiente, relacionados à atividade. As atividades do setor geram resíduos potencialmente poluidores para todos os compartimentos ambientais (água, atmosfera e solo), sendo um dos principais emissores de partículas em suspensão no ar. Através de uma revisão de literatura narrativa, este trabalho almeja explicitar as condições de exposição à poluição atmosférica por material particulado que todos os indivíduos estão sujeitos em torno de uma obra ou serviço referente à construção civil. O material particulado (MP) divide-se em partículas totais em suspensão (PTS), material particulado inalável (MP10) e sua fração fina (MP2,5). Na construção civil, foram encontrados os elementos Mg, Al, Si, S, K, Ca, Ti e Fe, relacionados aos materiais de construção utilizados. O corte de materiais cerâmicos foi a atividade com maior concentração de sílica cristalina, principal causadora da doença silicose. Enfim, verifica-se da necessidade de revisão dos padrões atuais de qualidade do ar, o estabelecimento de valores limite considerando-se a composição química do poluente, e a obrigatoriedade da implementação de medidas coletivas para controlar a emissão de MP nos canteiros de obras.Geama Journal - Environmental SciencesRevista Geama2020-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2738Geama Journal - Environmental Sciences; Vol. 6 No. 1 (2020); 12-24Revista Geama; v. 6 n. 1 (2020); 12-242447-0740reponame:Revista Geamainstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2738/482483411Copyright (c) 2020 Revista Geamainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Paulo Henrique Ribeiro2020-04-29T22:11:19Zoai:ojs.10.0.7.8:article/2738Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geamaPUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/oaijosemachado@ufrpe.br2447-07402447-0740opendoar:2020-04-29T22:11:19Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Material Particulado e sua Emissão em Canteiros de Obra: Revisão de Literatura
title Material Particulado e sua Emissão em Canteiros de Obra: Revisão de Literatura
spellingShingle Material Particulado e sua Emissão em Canteiros de Obra: Revisão de Literatura
Ferraz, Paulo Henrique Ribeiro
Construção Civil
Poluição Atmosférica
Material Particulado
title_short Material Particulado e sua Emissão em Canteiros de Obra: Revisão de Literatura
title_full Material Particulado e sua Emissão em Canteiros de Obra: Revisão de Literatura
title_fullStr Material Particulado e sua Emissão em Canteiros de Obra: Revisão de Literatura
title_full_unstemmed Material Particulado e sua Emissão em Canteiros de Obra: Revisão de Literatura
title_sort Material Particulado e sua Emissão em Canteiros de Obra: Revisão de Literatura
author Ferraz, Paulo Henrique Ribeiro
author_facet Ferraz, Paulo Henrique Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Paulo Henrique Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Construção Civil
Poluição Atmosférica
Material Particulado
topic Construção Civil
Poluição Atmosférica
Material Particulado
description A expansão da indústria da construção civil nas últimas décadas, dentre outras atividades impulsionadas pelo crescimento populacional, ocasionou o aumento da proporção dos danos ao meio ambiente, relacionados à atividade. As atividades do setor geram resíduos potencialmente poluidores para todos os compartimentos ambientais (água, atmosfera e solo), sendo um dos principais emissores de partículas em suspensão no ar. Através de uma revisão de literatura narrativa, este trabalho almeja explicitar as condições de exposição à poluição atmosférica por material particulado que todos os indivíduos estão sujeitos em torno de uma obra ou serviço referente à construção civil. O material particulado (MP) divide-se em partículas totais em suspensão (PTS), material particulado inalável (MP10) e sua fração fina (MP2,5). Na construção civil, foram encontrados os elementos Mg, Al, Si, S, K, Ca, Ti e Fe, relacionados aos materiais de construção utilizados. O corte de materiais cerâmicos foi a atividade com maior concentração de sílica cristalina, principal causadora da doença silicose. Enfim, verifica-se da necessidade de revisão dos padrões atuais de qualidade do ar, o estabelecimento de valores limite considerando-se a composição química do poluente, e a obrigatoriedade da implementação de medidas coletivas para controlar a emissão de MP nos canteiros de obras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2738
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2738/482483411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Geama
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Geama
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences
Revista Geama
publisher.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences
Revista Geama
dc.source.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences; Vol. 6 No. 1 (2020); 12-24
Revista Geama; v. 6 n. 1 (2020); 12-24
2447-0740
reponame:Revista Geama
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Revista Geama
collection Revista Geama
repository.name.fl_str_mv Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv josemachado@ufrpe.br
_version_ 1809218600466120704