A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ryanne Mayse Chalega
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1041
Resumo: A profissão da coordenação pedagógica recebe um grau específico de importância mediante a função social que esta exerce em ser a articuladora entre as propostas curriculares e os docentes da instituição no campo pedagógico, organizando juntos a estes a reflexão, a participação e os meios para a implementação da mesma, de tal forma que a escola possa cumprir sua tarefa em garantir o direito de todos os alunos de aprender. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a realizar uma pesquisa exploratória em uma comunidade quilombola do município de Garanhuns-PE, foi adotado como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada tendo como foco a gestão educacional e o papel desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de organização do trabalho educativo. Compreendendo a Educação Quilombola enquanto modalidade específica que deve ser contemplada em todos os seus aspectos a fim de possibilitar uma sociedade mais justa e igualitária e, portanto, as especificidades étnicas desse grupo social exigem um trabalho diferenciado na atuação do coordenador pedagógico. Buscamos analisar que ações são desempenhadas no âmbito da gestão escolar em especial pela figura da coordenação pedagógica para o processo de construção da identidade cultural. Enquanto resultados obtidos foi possível analisar que muitos são os limites e desafios enfrentados pelo coordenador na tentativa de desenvolver sua função articuladora, cumprindo importante papel sendo ator privilegiado em garantir o direito à Educação Quilombola de qualidade.
id UFRPE_0041cf5ec043d6c72c975b247c09bd81
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1041
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade culturalCoordenadores educacionaisQuilombolas - EducaçãoEscolasA profissão da coordenação pedagógica recebe um grau específico de importância mediante a função social que esta exerce em ser a articuladora entre as propostas curriculares e os docentes da instituição no campo pedagógico, organizando juntos a estes a reflexão, a participação e os meios para a implementação da mesma, de tal forma que a escola possa cumprir sua tarefa em garantir o direito de todos os alunos de aprender. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a realizar uma pesquisa exploratória em uma comunidade quilombola do município de Garanhuns-PE, foi adotado como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada tendo como foco a gestão educacional e o papel desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de organização do trabalho educativo. Compreendendo a Educação Quilombola enquanto modalidade específica que deve ser contemplada em todos os seus aspectos a fim de possibilitar uma sociedade mais justa e igualitária e, portanto, as especificidades étnicas desse grupo social exigem um trabalho diferenciado na atuação do coordenador pedagógico. Buscamos analisar que ações são desempenhadas no âmbito da gestão escolar em especial pela figura da coordenação pedagógica para o processo de construção da identidade cultural. Enquanto resultados obtidos foi possível analisar que muitos são os limites e desafios enfrentados pelo coordenador na tentativa de desenvolver sua função articuladora, cumprindo importante papel sendo ator privilegiado em garantir o direito à Educação Quilombola de qualidade.The profession of pedagogical coordination receives a specific degree of importance through the social function that it exerts in being the articulator between the curricular proposals and the teachers of the institution in the pedagogical field, organizing together the reflection, the participation and the means for the implementation so that the school can fulfill its task in guaranteeing the right of all students to learn. In this sense, the present work intends to carry out a case study in a community quilombola in the taun of Garanhuns PE focusing on the educational management and the role played by the pedagogical coordination in the process of organization of educational work. Understanding Quilombola Education as a specific modality that must be contemplated in all its aspects in order to make possible a more just and egalitarian society, and therefore, the ethnic specificities of this social group require a differentiated work in the pedagogical coordinator, we seek to analyze what actions are performed by the school management especially in particular by the figure of pedagogical coordination for the process of construction of cultural identity. As results obtained it was possible to analyze that many are the limits and challenges faced by the coordinator in the attempt to develop his articulating function, fulfilling an important role being privileged actor in guaranteeing the right to quality in Quilombola Education.BrasilAlencar, Anderson Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/4008931055835302http://lattes.cnpq.br/9517716593738845Lima, Ryanne Mayse Chalega2019-05-20T13:55:07Z2019-05-20T13:55:07Z2019-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis24 f.application/pdfLIMA, Ryanne Mayse Chalega. A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1041poropenAccessAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:29:16Zoai:dspace:123456789/1041Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:29:16Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural
title A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural
spellingShingle A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural
Lima, Ryanne Mayse Chalega
Coordenadores educacionais
Quilombolas - Educação
Escolas
title_short A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural
title_full A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural
title_fullStr A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural
title_full_unstemmed A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural
title_sort A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural
author Lima, Ryanne Mayse Chalega
author_facet Lima, Ryanne Mayse Chalega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alencar, Anderson Fernandes de
http://lattes.cnpq.br/4008931055835302
http://lattes.cnpq.br/9517716593738845
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ryanne Mayse Chalega
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenadores educacionais
Quilombolas - Educação
Escolas
topic Coordenadores educacionais
Quilombolas - Educação
Escolas
description A profissão da coordenação pedagógica recebe um grau específico de importância mediante a função social que esta exerce em ser a articuladora entre as propostas curriculares e os docentes da instituição no campo pedagógico, organizando juntos a estes a reflexão, a participação e os meios para a implementação da mesma, de tal forma que a escola possa cumprir sua tarefa em garantir o direito de todos os alunos de aprender. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a realizar uma pesquisa exploratória em uma comunidade quilombola do município de Garanhuns-PE, foi adotado como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada tendo como foco a gestão educacional e o papel desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de organização do trabalho educativo. Compreendendo a Educação Quilombola enquanto modalidade específica que deve ser contemplada em todos os seus aspectos a fim de possibilitar uma sociedade mais justa e igualitária e, portanto, as especificidades étnicas desse grupo social exigem um trabalho diferenciado na atuação do coordenador pedagógico. Buscamos analisar que ações são desempenhadas no âmbito da gestão escolar em especial pela figura da coordenação pedagógica para o processo de construção da identidade cultural. Enquanto resultados obtidos foi possível analisar que muitos são os limites e desafios enfrentados pelo coordenador na tentativa de desenvolver sua função articuladora, cumprindo importante papel sendo ator privilegiado em garantir o direito à Educação Quilombola de qualidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20T13:55:07Z
2019-05-20T13:55:07Z
2019-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Ryanne Mayse Chalega. A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1041
identifier_str_mv LIMA, Ryanne Mayse Chalega. A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277169098031104