Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4314
Resumo: O livro didático é um material extremamente presente nas escolas brasileiras, mas o seu uso requer estratégias criativas do docente para driblar os obstáculos que venham a surgir. Considerando isso, este estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental diante da utilização do livro didático de Língua Portuguesa em uma escola da rede municipal do Recife/PE. Alguns dos passos galgados foram identificar como é o processo de escolha do livro didático pela professora observada, bem como detectar as estratégias de uso desse livro durante a aula e os seus resultados no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para tanto, neste estudo de caso foi utilizado como método para coleta de dados a entrevista semiestruturada, seguida pelo estudo dos dados guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2016) e o levantamento teórico acerca do tema (SUASSUNA, 2000; OLIVEIRA, 2014). A partir dessa investigação pode-se perceber a importância desse material didático para a prática docente, mas que seu uso não deve inibir sua autonomia em sala de aula. Por fim, através de todo o estudo realizado foi possível confirmar a importância da presença do livro didático para as práticas de ensino, mas que também há relevância na autonomia docente tanto durante a escolha do material, quanto no decorrer do seu uso.
id UFRPE_029db127777f357d07ddb8a411d5488f
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4314
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem.Língua portuguesaLivro didáticoMaterial didáticoPrática docenteO livro didático é um material extremamente presente nas escolas brasileiras, mas o seu uso requer estratégias criativas do docente para driblar os obstáculos que venham a surgir. Considerando isso, este estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental diante da utilização do livro didático de Língua Portuguesa em uma escola da rede municipal do Recife/PE. Alguns dos passos galgados foram identificar como é o processo de escolha do livro didático pela professora observada, bem como detectar as estratégias de uso desse livro durante a aula e os seus resultados no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para tanto, neste estudo de caso foi utilizado como método para coleta de dados a entrevista semiestruturada, seguida pelo estudo dos dados guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2016) e o levantamento teórico acerca do tema (SUASSUNA, 2000; OLIVEIRA, 2014). A partir dessa investigação pode-se perceber a importância desse material didático para a prática docente, mas que seu uso não deve inibir sua autonomia em sala de aula. Por fim, através de todo o estudo realizado foi possível confirmar a importância da presença do livro didático para as práticas de ensino, mas que também há relevância na autonomia docente tanto durante a escolha do material, quanto no decorrer do seu uso.The textbook is an extremely present material in Brazilian schools, but its use requires creative strategies from the teacher to circumvent the obstacles that may arise. Considering this, this study aimed to analyze the pedagogical practice of a teacher from the early years of an elementary school in the face of the use of the Portuguese language textbook in a school in the municipal network of Recife / PE. Some of the steps that were taken were to identify the process of choosing the textbook for the observed teacher, as well as to detect the strategies for using that book during class and its results in the students' teaching-learning process. For this purpose, in this case study the semi-structured interview was used as a method for data collection, followed by the study of the data guided by the content analysis of Bardin (2016) and the theoretical research on the theme (SUASSUNA, 2000; OLIVEIRA, 2014). From this investigation, one can perceive the importance of this didactic material for teaching practice, but its use should not inhibit their autonomy in the classroom. Finally, through the whole study, it was possible to confirm the importance of the presence of the textbook for teaching practices, but that there is also relevance in teaching autonomy both during the choice of material and in the course of its use.BrasilLuna, Ewerton Ávila dos Anjoshttp://lattes.cnpq.br/1845991404281923http://lattes.cnpq.br/0502123155013190Alves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva2023-04-03T20:07:50Z2023-04-03T20:07:50Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfAlves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva. Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino aprendizagem. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4314porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-03T20:08:15Zoai:dspace:123456789/4314Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-03T20:08:15Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem.
title Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem.
spellingShingle Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem.
Alves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva
Língua portuguesa
Livro didático
Material didático
Prática docente
title_short Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem.
title_full Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem.
title_fullStr Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem.
title_full_unstemmed Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem.
title_sort Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem.
author Alves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva
author_facet Alves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
http://lattes.cnpq.br/1845991404281923
http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Livro didático
Material didático
Prática docente
topic Língua portuguesa
Livro didático
Material didático
Prática docente
description O livro didático é um material extremamente presente nas escolas brasileiras, mas o seu uso requer estratégias criativas do docente para driblar os obstáculos que venham a surgir. Considerando isso, este estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental diante da utilização do livro didático de Língua Portuguesa em uma escola da rede municipal do Recife/PE. Alguns dos passos galgados foram identificar como é o processo de escolha do livro didático pela professora observada, bem como detectar as estratégias de uso desse livro durante a aula e os seus resultados no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para tanto, neste estudo de caso foi utilizado como método para coleta de dados a entrevista semiestruturada, seguida pelo estudo dos dados guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2016) e o levantamento teórico acerca do tema (SUASSUNA, 2000; OLIVEIRA, 2014). A partir dessa investigação pode-se perceber a importância desse material didático para a prática docente, mas que seu uso não deve inibir sua autonomia em sala de aula. Por fim, através de todo o estudo realizado foi possível confirmar a importância da presença do livro didático para as práticas de ensino, mas que também há relevância na autonomia docente tanto durante a escolha do material, quanto no decorrer do seu uso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26
2023-04-03T20:07:50Z
2023-04-03T20:07:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Alves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva. Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino aprendizagem. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4314
identifier_str_mv Alves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva. Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino aprendizagem. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277168376610816