O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Izauro Henrique Fairbancks de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4686
Resumo: Este trabalho tem como objetivo promover o uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea para o ensino médio e demonstrar sua importância dentro deste processo. Ele demonstra o quanto a sociedade de um modo geral tem preconceito pela arte contemporânea e pelo uso desses dispositivos pelos próprios docentes e discentes em sala de aula. O trabalho também aborda de forma breve a linha do tempo da arte-educação brasileira, passando por diversas fases e relacionando a fatos importantes ligados a política do país e as principais personalidades responsáveis por mudanças metodológicas educacionais do ensino da arte. A abordagem teve como base o apanhado histórico da arte educação brasileira e principalmente as entrevistas semi-estruturadas feitas com professores de arte em locais situados na Região Metropolitana do Recife, onde foi possível identificar perfis de docentes, discentes e escolas para realizar a análise de problemas e saber que os dispositivos móveis juntamente a metodologias específicas como a abordagem triangular da Professora Ana Mae Barbosa, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na arte-educação.
id UFRPE_043eacd1c6f93dea6d8fcf6182f7de09
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4686
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médioEducaçãoArte contemporâneaTecnologias educacionaisDispositivos móveisEste trabalho tem como objetivo promover o uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea para o ensino médio e demonstrar sua importância dentro deste processo. Ele demonstra o quanto a sociedade de um modo geral tem preconceito pela arte contemporânea e pelo uso desses dispositivos pelos próprios docentes e discentes em sala de aula. O trabalho também aborda de forma breve a linha do tempo da arte-educação brasileira, passando por diversas fases e relacionando a fatos importantes ligados a política do país e as principais personalidades responsáveis por mudanças metodológicas educacionais do ensino da arte. A abordagem teve como base o apanhado histórico da arte educação brasileira e principalmente as entrevistas semi-estruturadas feitas com professores de arte em locais situados na Região Metropolitana do Recife, onde foi possível identificar perfis de docentes, discentes e escolas para realizar a análise de problemas e saber que os dispositivos móveis juntamente a metodologias específicas como a abordagem triangular da Professora Ana Mae Barbosa, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na arte-educação.This work aims to promote the use of mobile devices in teaching contemporary art to high school and demonstrate its importance within this process. It shows how much society is generally prejudiced by contemporary art and the use of these devices by teachers and students in the classroom. The work also briefly discusses the timeline of Brazilian art education, going through several phases and relating important facts related to the country's politics and the main personalities responsible for educational methodological changes in art education. The approach was based on the historical record of Brazilian art education and especially the semi-structured interviews with art teachers in places located in the Metropolitan Region of Recife, where it was possible to identify profiles of teachers, students and schools to carry out the analysis of problems and to know that mobile devices along with specific methodologies such as the triangular approach of Professor Ana Mae Barbosa, can potentiate the teaching-learning process in art-education.BrasilLima, Felipe Brito dehttp://lattes.cnpq.br/5290517456182007http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Souza, Izauro Henrique Fairbancks de2023-06-27T22:53:55Z2023-06-27T22:53:55Z2019-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfSOUZA, Izauro Henrique Fairbancks de. O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4686porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-27T22:54:22Zoai:dspace:123456789/4686Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-27T22:54:22Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio
title O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio
spellingShingle O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio
Souza, Izauro Henrique Fairbancks de
Educação
Arte contemporânea
Tecnologias educacionais
Dispositivos móveis
title_short O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio
title_full O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio
title_fullStr O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio
title_full_unstemmed O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio
title_sort O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio
author Souza, Izauro Henrique Fairbancks de
author_facet Souza, Izauro Henrique Fairbancks de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Felipe Brito de
http://lattes.cnpq.br/5290517456182007
http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Izauro Henrique Fairbancks de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Arte contemporânea
Tecnologias educacionais
Dispositivos móveis
topic Educação
Arte contemporânea
Tecnologias educacionais
Dispositivos móveis
description Este trabalho tem como objetivo promover o uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea para o ensino médio e demonstrar sua importância dentro deste processo. Ele demonstra o quanto a sociedade de um modo geral tem preconceito pela arte contemporânea e pelo uso desses dispositivos pelos próprios docentes e discentes em sala de aula. O trabalho também aborda de forma breve a linha do tempo da arte-educação brasileira, passando por diversas fases e relacionando a fatos importantes ligados a política do país e as principais personalidades responsáveis por mudanças metodológicas educacionais do ensino da arte. A abordagem teve como base o apanhado histórico da arte educação brasileira e principalmente as entrevistas semi-estruturadas feitas com professores de arte em locais situados na Região Metropolitana do Recife, onde foi possível identificar perfis de docentes, discentes e escolas para realizar a análise de problemas e saber que os dispositivos móveis juntamente a metodologias específicas como a abordagem triangular da Professora Ana Mae Barbosa, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na arte-educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
2023-06-27T22:53:55Z
2023-06-27T22:53:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Izauro Henrique Fairbancks de. O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4686
identifier_str_mv SOUZA, Izauro Henrique Fairbancks de. O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277162364076032