A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suelani Marques da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5260
Resumo: A falta de contextualização do ponto de vista histórico, cultural, econômico e tecnológico, como também a falta de experimentação em sala de aula, muitas vezes por falta de estrutura e laboratório nas escolas, tem sido alguns dos diversos problemas enfrentados no ensino da química. Assim, a utilização de contextos que interagem com a realidade do aluno pode contribuir significativamente para o aprendizado de conceitos científicos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização de experimentos com enfoque demonstrativo no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica de forma contextualizada. O desenvolvimento desta pesquisa se deu na turma do terceiro ano de uma escola de referência localizada em Paulista/Pernambuco, contando com a participação de 35 alunos. A sequência didática utilizada se dividiu em 5 momentos, distribuídos em 5 aulas e foram aplicados três questionários utilizados como instrumentos de coleta de dados. Quando comparadas as respostas dos questionários percebeu-se um índice considerável de acertos nas questões relacionadas a contextos tecnológicos, sociais e ambientais, como também com relação ao conteúdo e eletroquímica, porém, a maioria não construiu argumentos desenvolvidos acerca do conteúdo científico. Os resultados obtidos revelam a importância de se trabalhar o conteúdo de eletroquímica a partir de uma prática contextualizada. Os resultados obtidos destacam a importância de se trabalhar o conteúdo eletroquímico a partir do enfoque demonstrativo de forma contextualizada mostrou-se uma alternativa relevante por auxiliar a compreensão do conteúdo pelo aluno sob contextos que influenciam a realidade dos alunos, como concepções tecnologias, sociais e culturais que traz significado à aprendizagem de conceitos científicos.
id UFRPE_0487649df0314cfd6b29c994890d9501
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5260
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada.Ensino de QuímicaEletroquímicaExperimentaçãoA falta de contextualização do ponto de vista histórico, cultural, econômico e tecnológico, como também a falta de experimentação em sala de aula, muitas vezes por falta de estrutura e laboratório nas escolas, tem sido alguns dos diversos problemas enfrentados no ensino da química. Assim, a utilização de contextos que interagem com a realidade do aluno pode contribuir significativamente para o aprendizado de conceitos científicos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização de experimentos com enfoque demonstrativo no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica de forma contextualizada. O desenvolvimento desta pesquisa se deu na turma do terceiro ano de uma escola de referência localizada em Paulista/Pernambuco, contando com a participação de 35 alunos. A sequência didática utilizada se dividiu em 5 momentos, distribuídos em 5 aulas e foram aplicados três questionários utilizados como instrumentos de coleta de dados. Quando comparadas as respostas dos questionários percebeu-se um índice considerável de acertos nas questões relacionadas a contextos tecnológicos, sociais e ambientais, como também com relação ao conteúdo e eletroquímica, porém, a maioria não construiu argumentos desenvolvidos acerca do conteúdo científico. Os resultados obtidos revelam a importância de se trabalhar o conteúdo de eletroquímica a partir de uma prática contextualizada. Os resultados obtidos destacam a importância de se trabalhar o conteúdo eletroquímico a partir do enfoque demonstrativo de forma contextualizada mostrou-se uma alternativa relevante por auxiliar a compreensão do conteúdo pelo aluno sob contextos que influenciam a realidade dos alunos, como concepções tecnologias, sociais e culturais que traz significado à aprendizagem de conceitos científicos.The lack of contextualization from the historical, cultural, economic and technological point of view, as well as the lack of experimentation in the classroom, often due to lack of structure and laboratory in schools, have been some of the many problems faced in teaching chemistry. Thus, the use of contexts that interact with the student's reality can significantly contribute to the learning of scientific concepts. Therefore, the objective of this research was to analyze the use of experiments with a demonstrative approach in the teaching and learning process of electrochemistry in a contextualized way. The development of this research took place in the third year class of a reference school located in Paulista/Pernambuco, with the participation of 35 students. The didactic sequence used was divided into 5 moments, distributed in 5 classes and three modalities used as data collection instruments were applied. When the observers' responses occurred, there was a high rate of correct answers in questions related to technological, social and environmental contexts, as well as in relation to content and electrochemistry, however, most arguments were not present about the scientific content. The obtained results proved the importance of working the electrochemistry content from a contextualized practice. The results obtained highlight the importance of working with the electrochemical content from the demonstrative approach in a contextualized way, showing a relevant alternative to help the understanding of the content by the student in contexts that influence the reality of the students, such as technological, social and cultural conceptions that brings meaning to the learning of scientific concepts.BrasilSilva, Suely Alves dahttp://lattes.cnpq.br/3497194749381919Silva, Suelani Marques da2023-12-27T15:57:54Z2023-12-27T15:57:54Z2023-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfSILVA, Suelani Marques da. A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5260porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-12-27T15:58:44Zoai:dspace:123456789/5260Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-12-27T15:58:44Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada.
title A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada.
spellingShingle A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada.
Silva, Suelani Marques da
Ensino de Química
Eletroquímica
Experimentação
title_short A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada.
title_full A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada.
title_fullStr A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada.
title_full_unstemmed A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada.
title_sort A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada.
author Silva, Suelani Marques da
author_facet Silva, Suelani Marques da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Suely Alves da
http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Suelani Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Eletroquímica
Experimentação
topic Ensino de Química
Eletroquímica
Experimentação
description A falta de contextualização do ponto de vista histórico, cultural, econômico e tecnológico, como também a falta de experimentação em sala de aula, muitas vezes por falta de estrutura e laboratório nas escolas, tem sido alguns dos diversos problemas enfrentados no ensino da química. Assim, a utilização de contextos que interagem com a realidade do aluno pode contribuir significativamente para o aprendizado de conceitos científicos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização de experimentos com enfoque demonstrativo no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica de forma contextualizada. O desenvolvimento desta pesquisa se deu na turma do terceiro ano de uma escola de referência localizada em Paulista/Pernambuco, contando com a participação de 35 alunos. A sequência didática utilizada se dividiu em 5 momentos, distribuídos em 5 aulas e foram aplicados três questionários utilizados como instrumentos de coleta de dados. Quando comparadas as respostas dos questionários percebeu-se um índice considerável de acertos nas questões relacionadas a contextos tecnológicos, sociais e ambientais, como também com relação ao conteúdo e eletroquímica, porém, a maioria não construiu argumentos desenvolvidos acerca do conteúdo científico. Os resultados obtidos revelam a importância de se trabalhar o conteúdo de eletroquímica a partir de uma prática contextualizada. Os resultados obtidos destacam a importância de se trabalhar o conteúdo eletroquímico a partir do enfoque demonstrativo de forma contextualizada mostrou-se uma alternativa relevante por auxiliar a compreensão do conteúdo pelo aluno sob contextos que influenciam a realidade dos alunos, como concepções tecnologias, sociais e culturais que traz significado à aprendizagem de conceitos científicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T15:57:54Z
2023-12-27T15:57:54Z
2023-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Suelani Marques da. A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5260
identifier_str_mv SILVA, Suelani Marques da. A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277152936329216