Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5485 |
Resumo: | A escola é o ambiente onde se vivencia as primeiras relações em coletivos, em grupos sociais e também onde temos as primeiras experiências de exclusão, preconceito ou discriminação. A discussão sobre gênero é feita de forma generalizada há algum tempo na nossa sociedade e seu conceito está sempre relacionado ao momento social em que vivemos. É uma discussão cada vez mais necessária, principalmente no ambiente escolar por ser um dos motivos de exclusão que vivenciamos na escola, sendo a disciplina de educação física mecanismo importante, já que está em contato constante com a diversidade dos corpos e suas culturas. Esta pesquisa se trata de um levantamento bibliográfico dos últimos três anos (2020-2023) que busca identificar o que vem sendo produzido cientificamente sobre gênero nas aulas de educação física. Diante das análises dos dados recolhidos foi percebido que o conceito de gênero é algo semelhante entre os autores, além das problemáticas do cotidiano serem pontuadas constantemente e pesquisas que tratam as questões de gênero com amplitude abrangendo pautas LGBTQIA+ ou das pessoas que não se identificam em gênero algum são quase nulas, o que nos faz refletir sobre o quanto ainda precisamos pesquisar sobre o tema. |
id |
UFRPE_08a39f28a0718cbee8594de6578781ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/5485 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.Educação física escolarGênero e EducaçãoIdentidade de gêneroPesquisa bibliográficaA escola é o ambiente onde se vivencia as primeiras relações em coletivos, em grupos sociais e também onde temos as primeiras experiências de exclusão, preconceito ou discriminação. A discussão sobre gênero é feita de forma generalizada há algum tempo na nossa sociedade e seu conceito está sempre relacionado ao momento social em que vivemos. É uma discussão cada vez mais necessária, principalmente no ambiente escolar por ser um dos motivos de exclusão que vivenciamos na escola, sendo a disciplina de educação física mecanismo importante, já que está em contato constante com a diversidade dos corpos e suas culturas. Esta pesquisa se trata de um levantamento bibliográfico dos últimos três anos (2020-2023) que busca identificar o que vem sendo produzido cientificamente sobre gênero nas aulas de educação física. Diante das análises dos dados recolhidos foi percebido que o conceito de gênero é algo semelhante entre os autores, além das problemáticas do cotidiano serem pontuadas constantemente e pesquisas que tratam as questões de gênero com amplitude abrangendo pautas LGBTQIA+ ou das pessoas que não se identificam em gênero algum são quase nulas, o que nos faz refletir sobre o quanto ainda precisamos pesquisar sobre o tema.School is the environment where we experience our first relationships in collectives, in social groups, and also where we have our first experiences of exclusion, prejudice or discrimination. The discussion about gender has been widespread in our society for some time and its concept is always linked to the social moment in which we live. It is an increasingly necessary discussion, especially in the school environment, because it is one of the reasons for the exclusion that we experience at school, with physical education being an important mechanism, since it is in constant contact with the diversity of bodies and their cultures. This research is a bibliographical survey of the last three years (2020-2023) that seeks to identify what has been scientifically produced on gender in physical education. In view of the analysis of the data collected, it was noticed that the concept of gender is somewhat similar between authors, in addition to everyday problems are constantly punctuated and research that deals with gender issues with breadth, covering LGBTQIA+ guidelines or people who do not identify in gender some are almost nil, which makes us reflect on how much we still need to research on the subject.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/3571751621160409http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Silva, Érika Waléria Paulino da2024-01-25T18:04:38Z2024-01-25T18:04:38Z2023-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfSILVA, Érika Waléria Paulino da. Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5485porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-25T18:04:55Zoai:dspace:123456789/5485Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-25T18:04:55Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. |
title |
Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. |
spellingShingle |
Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. Silva, Érika Waléria Paulino da Educação física escolar Gênero e Educação Identidade de gênero Pesquisa bibliográfica |
title_short |
Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. |
title_full |
Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. |
title_fullStr |
Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. |
title_full_unstemmed |
Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. |
title_sort |
Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. |
author |
Silva, Érika Waléria Paulino da |
author_facet |
Silva, Érika Waléria Paulino da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lindoso, Rosângela Cely Branco http://lattes.cnpq.br/3571751621160409 http://lattes.cnpq.br/3076590717855221 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Érika Waléria Paulino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Gênero e Educação Identidade de gênero Pesquisa bibliográfica |
topic |
Educação física escolar Gênero e Educação Identidade de gênero Pesquisa bibliográfica |
description |
A escola é o ambiente onde se vivencia as primeiras relações em coletivos, em grupos sociais e também onde temos as primeiras experiências de exclusão, preconceito ou discriminação. A discussão sobre gênero é feita de forma generalizada há algum tempo na nossa sociedade e seu conceito está sempre relacionado ao momento social em que vivemos. É uma discussão cada vez mais necessária, principalmente no ambiente escolar por ser um dos motivos de exclusão que vivenciamos na escola, sendo a disciplina de educação física mecanismo importante, já que está em contato constante com a diversidade dos corpos e suas culturas. Esta pesquisa se trata de um levantamento bibliográfico dos últimos três anos (2020-2023) que busca identificar o que vem sendo produzido cientificamente sobre gênero nas aulas de educação física. Diante das análises dos dados recolhidos foi percebido que o conceito de gênero é algo semelhante entre os autores, além das problemáticas do cotidiano serem pontuadas constantemente e pesquisas que tratam as questões de gênero com amplitude abrangendo pautas LGBTQIA+ ou das pessoas que não se identificam em gênero algum são quase nulas, o que nos faz refletir sobre o quanto ainda precisamos pesquisar sobre o tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-14 2024-01-25T18:04:38Z 2024-01-25T18:04:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Érika Waléria Paulino da. Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5485 |
identifier_str_mv |
SILVA, Érika Waléria Paulino da. Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
30 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277151211421696 |