Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Érika Waléria Paulino da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5485
Resumo: A escola é o ambiente onde se vivencia as primeiras relações em coletivos, em grupos sociais e também onde temos as primeiras experiências de exclusão, preconceito ou discriminação. A discussão sobre gênero é feita de forma generalizada há algum tempo na nossa sociedade e seu conceito está sempre relacionado ao momento social em que vivemos. É uma discussão cada vez mais necessária, principalmente no ambiente escolar por ser um dos motivos de exclusão que vivenciamos na escola, sendo a disciplina de educação física mecanismo importante, já que está em contato constante com a diversidade dos corpos e suas culturas. Esta pesquisa se trata de um levantamento bibliográfico dos últimos três anos (2020-2023) que busca identificar o que vem sendo produzido cientificamente sobre gênero nas aulas de educação física. Diante das análises dos dados recolhidos foi percebido que o conceito de gênero é algo semelhante entre os autores, além das problemáticas do cotidiano serem pontuadas constantemente e pesquisas que tratam as questões de gênero com amplitude abrangendo pautas LGBTQIA+ ou das pessoas que não se identificam em gênero algum são quase nulas, o que nos faz refletir sobre o quanto ainda precisamos pesquisar sobre o tema.
id UFRPE_08a39f28a0718cbee8594de6578781ac
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5485
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.Educação física escolarGênero e EducaçãoIdentidade de gêneroPesquisa bibliográficaA escola é o ambiente onde se vivencia as primeiras relações em coletivos, em grupos sociais e também onde temos as primeiras experiências de exclusão, preconceito ou discriminação. A discussão sobre gênero é feita de forma generalizada há algum tempo na nossa sociedade e seu conceito está sempre relacionado ao momento social em que vivemos. É uma discussão cada vez mais necessária, principalmente no ambiente escolar por ser um dos motivos de exclusão que vivenciamos na escola, sendo a disciplina de educação física mecanismo importante, já que está em contato constante com a diversidade dos corpos e suas culturas. Esta pesquisa se trata de um levantamento bibliográfico dos últimos três anos (2020-2023) que busca identificar o que vem sendo produzido cientificamente sobre gênero nas aulas de educação física. Diante das análises dos dados recolhidos foi percebido que o conceito de gênero é algo semelhante entre os autores, além das problemáticas do cotidiano serem pontuadas constantemente e pesquisas que tratam as questões de gênero com amplitude abrangendo pautas LGBTQIA+ ou das pessoas que não se identificam em gênero algum são quase nulas, o que nos faz refletir sobre o quanto ainda precisamos pesquisar sobre o tema.School is the environment where we experience our first relationships in collectives, in social groups, and also where we have our first experiences of exclusion, prejudice or discrimination. The discussion about gender has been widespread in our society for some time and its concept is always linked to the social moment in which we live. It is an increasingly necessary discussion, especially in the school environment, because it is one of the reasons for the exclusion that we experience at school, with physical education being an important mechanism, since it is in constant contact with the diversity of bodies and their cultures. This research is a bibliographical survey of the last three years (2020-2023) that seeks to identify what has been scientifically produced on gender in physical education. In view of the analysis of the data collected, it was noticed that the concept of gender is somewhat similar between authors, in addition to everyday problems are constantly punctuated and research that deals with gender issues with breadth, covering LGBTQIA+ guidelines or people who do not identify in gender some are almost nil, which makes us reflect on how much we still need to research on the subject.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/3571751621160409http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Silva, Érika Waléria Paulino da2024-01-25T18:04:38Z2024-01-25T18:04:38Z2023-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfSILVA, Érika Waléria Paulino da. Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5485porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-25T18:04:55Zoai:dspace:123456789/5485Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-25T18:04:55Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.
title Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.
spellingShingle Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.
Silva, Érika Waléria Paulino da
Educação física escolar
Gênero e Educação
Identidade de gênero
Pesquisa bibliográfica
title_short Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.
title_full Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.
title_fullStr Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.
title_full_unstemmed Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.
title_sort Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física.
author Silva, Érika Waléria Paulino da
author_facet Silva, Érika Waléria Paulino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/3571751621160409
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Érika Waléria Paulino da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Gênero e Educação
Identidade de gênero
Pesquisa bibliográfica
topic Educação física escolar
Gênero e Educação
Identidade de gênero
Pesquisa bibliográfica
description A escola é o ambiente onde se vivencia as primeiras relações em coletivos, em grupos sociais e também onde temos as primeiras experiências de exclusão, preconceito ou discriminação. A discussão sobre gênero é feita de forma generalizada há algum tempo na nossa sociedade e seu conceito está sempre relacionado ao momento social em que vivemos. É uma discussão cada vez mais necessária, principalmente no ambiente escolar por ser um dos motivos de exclusão que vivenciamos na escola, sendo a disciplina de educação física mecanismo importante, já que está em contato constante com a diversidade dos corpos e suas culturas. Esta pesquisa se trata de um levantamento bibliográfico dos últimos três anos (2020-2023) que busca identificar o que vem sendo produzido cientificamente sobre gênero nas aulas de educação física. Diante das análises dos dados recolhidos foi percebido que o conceito de gênero é algo semelhante entre os autores, além das problemáticas do cotidiano serem pontuadas constantemente e pesquisas que tratam as questões de gênero com amplitude abrangendo pautas LGBTQIA+ ou das pessoas que não se identificam em gênero algum são quase nulas, o que nos faz refletir sobre o quanto ainda precisamos pesquisar sobre o tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-14
2024-01-25T18:04:38Z
2024-01-25T18:04:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Érika Waléria Paulino da. Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5485
identifier_str_mv SILVA, Érika Waléria Paulino da. Como a produção do conhecimento vem tratando gênero na escola nas aulas de educação física. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277151211421696