Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thiago Roberto Gomes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1220
Resumo: Este trabalho visa à identificação e discussão do processo argumentativo na produção de textos escritos dos alunos do ensino médio, à luz da visão sociointeracionista, baseado em teóricos como Bronckart (1999), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) e Suassuna (2011). Tais teóricos propuseram noções e conceitos sobre o texto bem como refletiram sobre o ensino da língua, tomando o aluno senhor de sua história, para o desenvolvimento de seu projeto de dizer e promoção da reflexão através da reelaboração de suas produções. Na elaboração das produções escritas dos discentes, foram necessários seis encontros não sequenciais em uma turma do 3° ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada na Região Metropolitana do Recife, utilizando o trabalho com escrita e refacção textual. Ao final de dez produções do tipo dissertativo-argumentativo, cinco foram reelaboradas, obtendo como resultado maior articulação temática e evoluções argumentativas se comparadas com a primeira versão, os discentes em princípio apresentaram dificuldades na apresentação de ideias e desenvolvimento de tese e argumentos. Todavia, através das orientações que foram dadas em sala os estudantes conseguiram desempenho argumentativo melhor. Os resultados apontam que o acompanhamento da produção escrita: planejamento, produção, revisão e refacção do texto promove uma assimilação maior das informações proporcionando um melhor aprendizado significativo.
id UFRPE_0c60eb7bdfd8e6ff426a711c05d2c3d0
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1220
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médioLíngua portuguesa (Ensino médio) - TextosTransmissão textualLíngua portuguesa (Ensino médio) - Escrita - Estudo e ensinoDiscussões e debatesEste trabalho visa à identificação e discussão do processo argumentativo na produção de textos escritos dos alunos do ensino médio, à luz da visão sociointeracionista, baseado em teóricos como Bronckart (1999), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) e Suassuna (2011). Tais teóricos propuseram noções e conceitos sobre o texto bem como refletiram sobre o ensino da língua, tomando o aluno senhor de sua história, para o desenvolvimento de seu projeto de dizer e promoção da reflexão através da reelaboração de suas produções. Na elaboração das produções escritas dos discentes, foram necessários seis encontros não sequenciais em uma turma do 3° ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada na Região Metropolitana do Recife, utilizando o trabalho com escrita e refacção textual. Ao final de dez produções do tipo dissertativo-argumentativo, cinco foram reelaboradas, obtendo como resultado maior articulação temática e evoluções argumentativas se comparadas com a primeira versão, os discentes em princípio apresentaram dificuldades na apresentação de ideias e desenvolvimento de tese e argumentos. Todavia, através das orientações que foram dadas em sala os estudantes conseguiram desempenho argumentativo melhor. Os resultados apontam que o acompanhamento da produção escrita: planejamento, produção, revisão e refacção do texto promove uma assimilação maior das informações proporcionando um melhor aprendizado significativo.este trabajo tiene como objetivo identificar y debatir el proceso argumentativo en la producción de textos escritos de estudiantes de secundaria, a la luz de la visión socio-interactionista, basados en teóricos como Bronckart (1999), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) y Suasuna (2011). estos teóricos proponen nociones y conceptos sobre el texto, así como se reflejan en la enseñanza de la lengua, llevando al estudiante maestro de su historia, al desarrollo de su proyecto para decir y promover la reflexión a través de la reelaboración de sus producciones. En la elaboración de las producciones escritas de los estudiantes, se necesitaban seis reuniones no secuenciales en una clase del 3° año de una escuela de referencia en las escuelas secundarias ubicadas en la región metropolitana de Recife, utilizando el trabajo con la escritura y la refacción Textual. Al final de diez producciones de disertación-argumentativa, cinco fueron reelaborados, resultando en una mayor articulación temática y evoluciones argumentativas en comparación con la primeraBrasilMelo, Sandra Helena Dias dehttp://lattes.cnpq.br/9715053094601033http://lattes.cnpq.br/9741642922205953Oliveira, Thiago Roberto Gomes de2019-07-11T23:11:42Z2019-07-11T23:11:42Z2019-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25 f.application/pdfOLIVEIRA, Thiago Roberto Gomes de. Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1220porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-07-11T23:11:43Zoai:dspace:123456789/1220Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-07-11T23:11:43Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio
title Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio
spellingShingle Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio
Oliveira, Thiago Roberto Gomes de
Língua portuguesa (Ensino médio) - Textos
Transmissão textual
Língua portuguesa (Ensino médio) - Escrita - Estudo e ensino
Discussões e debates
title_short Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio
title_full Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio
title_fullStr Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio
title_sort Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio
author Oliveira, Thiago Roberto Gomes de
author_facet Oliveira, Thiago Roberto Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Sandra Helena Dias de
http://lattes.cnpq.br/9715053094601033
http://lattes.cnpq.br/9741642922205953
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thiago Roberto Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa (Ensino médio) - Textos
Transmissão textual
Língua portuguesa (Ensino médio) - Escrita - Estudo e ensino
Discussões e debates
topic Língua portuguesa (Ensino médio) - Textos
Transmissão textual
Língua portuguesa (Ensino médio) - Escrita - Estudo e ensino
Discussões e debates
description Este trabalho visa à identificação e discussão do processo argumentativo na produção de textos escritos dos alunos do ensino médio, à luz da visão sociointeracionista, baseado em teóricos como Bronckart (1999), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) e Suassuna (2011). Tais teóricos propuseram noções e conceitos sobre o texto bem como refletiram sobre o ensino da língua, tomando o aluno senhor de sua história, para o desenvolvimento de seu projeto de dizer e promoção da reflexão através da reelaboração de suas produções. Na elaboração das produções escritas dos discentes, foram necessários seis encontros não sequenciais em uma turma do 3° ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada na Região Metropolitana do Recife, utilizando o trabalho com escrita e refacção textual. Ao final de dez produções do tipo dissertativo-argumentativo, cinco foram reelaboradas, obtendo como resultado maior articulação temática e evoluções argumentativas se comparadas com a primeira versão, os discentes em princípio apresentaram dificuldades na apresentação de ideias e desenvolvimento de tese e argumentos. Todavia, através das orientações que foram dadas em sala os estudantes conseguiram desempenho argumentativo melhor. Os resultados apontam que o acompanhamento da produção escrita: planejamento, produção, revisão e refacção do texto promove uma assimilação maior das informações proporcionando um melhor aprendizado significativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11T23:11:42Z
2019-07-11T23:11:42Z
2019-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Thiago Roberto Gomes de. Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1220
identifier_str_mv OLIVEIRA, Thiago Roberto Gomes de. Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277158585008128