Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1220 |
Resumo: | Este trabalho visa à identificação e discussão do processo argumentativo na produção de textos escritos dos alunos do ensino médio, à luz da visão sociointeracionista, baseado em teóricos como Bronckart (1999), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) e Suassuna (2011). Tais teóricos propuseram noções e conceitos sobre o texto bem como refletiram sobre o ensino da língua, tomando o aluno senhor de sua história, para o desenvolvimento de seu projeto de dizer e promoção da reflexão através da reelaboração de suas produções. Na elaboração das produções escritas dos discentes, foram necessários seis encontros não sequenciais em uma turma do 3° ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada na Região Metropolitana do Recife, utilizando o trabalho com escrita e refacção textual. Ao final de dez produções do tipo dissertativo-argumentativo, cinco foram reelaboradas, obtendo como resultado maior articulação temática e evoluções argumentativas se comparadas com a primeira versão, os discentes em princípio apresentaram dificuldades na apresentação de ideias e desenvolvimento de tese e argumentos. Todavia, através das orientações que foram dadas em sala os estudantes conseguiram desempenho argumentativo melhor. Os resultados apontam que o acompanhamento da produção escrita: planejamento, produção, revisão e refacção do texto promove uma assimilação maior das informações proporcionando um melhor aprendizado significativo. |
id |
UFRPE_0c60eb7bdfd8e6ff426a711c05d2c3d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/1220 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médioLíngua portuguesa (Ensino médio) - TextosTransmissão textualLíngua portuguesa (Ensino médio) - Escrita - Estudo e ensinoDiscussões e debatesEste trabalho visa à identificação e discussão do processo argumentativo na produção de textos escritos dos alunos do ensino médio, à luz da visão sociointeracionista, baseado em teóricos como Bronckart (1999), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) e Suassuna (2011). Tais teóricos propuseram noções e conceitos sobre o texto bem como refletiram sobre o ensino da língua, tomando o aluno senhor de sua história, para o desenvolvimento de seu projeto de dizer e promoção da reflexão através da reelaboração de suas produções. Na elaboração das produções escritas dos discentes, foram necessários seis encontros não sequenciais em uma turma do 3° ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada na Região Metropolitana do Recife, utilizando o trabalho com escrita e refacção textual. Ao final de dez produções do tipo dissertativo-argumentativo, cinco foram reelaboradas, obtendo como resultado maior articulação temática e evoluções argumentativas se comparadas com a primeira versão, os discentes em princípio apresentaram dificuldades na apresentação de ideias e desenvolvimento de tese e argumentos. Todavia, através das orientações que foram dadas em sala os estudantes conseguiram desempenho argumentativo melhor. Os resultados apontam que o acompanhamento da produção escrita: planejamento, produção, revisão e refacção do texto promove uma assimilação maior das informações proporcionando um melhor aprendizado significativo.este trabajo tiene como objetivo identificar y debatir el proceso argumentativo en la producción de textos escritos de estudiantes de secundaria, a la luz de la visión socio-interactionista, basados en teóricos como Bronckart (1999), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) y Suasuna (2011). estos teóricos proponen nociones y conceptos sobre el texto, así como se reflejan en la enseñanza de la lengua, llevando al estudiante maestro de su historia, al desarrollo de su proyecto para decir y promover la reflexión a través de la reelaboración de sus producciones. En la elaboración de las producciones escritas de los estudiantes, se necesitaban seis reuniones no secuenciales en una clase del 3° año de una escuela de referencia en las escuelas secundarias ubicadas en la región metropolitana de Recife, utilizando el trabajo con la escritura y la refacción Textual. Al final de diez producciones de disertación-argumentativa, cinco fueron reelaborados, resultando en una mayor articulación temática y evoluciones argumentativas en comparación con la primeraBrasilMelo, Sandra Helena Dias dehttp://lattes.cnpq.br/9715053094601033http://lattes.cnpq.br/9741642922205953Oliveira, Thiago Roberto Gomes de2019-07-11T23:11:42Z2019-07-11T23:11:42Z2019-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25 f.application/pdfOLIVEIRA, Thiago Roberto Gomes de. Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1220porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-07-11T23:11:43Zoai:dspace:123456789/1220Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-07-11T23:11:43Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio |
title |
Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio Oliveira, Thiago Roberto Gomes de Língua portuguesa (Ensino médio) - Textos Transmissão textual Língua portuguesa (Ensino médio) - Escrita - Estudo e ensino Discussões e debates |
title_short |
Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio |
title_full |
Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio |
title_sort |
Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio |
author |
Oliveira, Thiago Roberto Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Thiago Roberto Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Sandra Helena Dias de http://lattes.cnpq.br/9715053094601033 http://lattes.cnpq.br/9741642922205953 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Thiago Roberto Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa (Ensino médio) - Textos Transmissão textual Língua portuguesa (Ensino médio) - Escrita - Estudo e ensino Discussões e debates |
topic |
Língua portuguesa (Ensino médio) - Textos Transmissão textual Língua portuguesa (Ensino médio) - Escrita - Estudo e ensino Discussões e debates |
description |
Este trabalho visa à identificação e discussão do processo argumentativo na produção de textos escritos dos alunos do ensino médio, à luz da visão sociointeracionista, baseado em teóricos como Bronckart (1999), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) e Suassuna (2011). Tais teóricos propuseram noções e conceitos sobre o texto bem como refletiram sobre o ensino da língua, tomando o aluno senhor de sua história, para o desenvolvimento de seu projeto de dizer e promoção da reflexão através da reelaboração de suas produções. Na elaboração das produções escritas dos discentes, foram necessários seis encontros não sequenciais em uma turma do 3° ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada na Região Metropolitana do Recife, utilizando o trabalho com escrita e refacção textual. Ao final de dez produções do tipo dissertativo-argumentativo, cinco foram reelaboradas, obtendo como resultado maior articulação temática e evoluções argumentativas se comparadas com a primeira versão, os discentes em princípio apresentaram dificuldades na apresentação de ideias e desenvolvimento de tese e argumentos. Todavia, através das orientações que foram dadas em sala os estudantes conseguiram desempenho argumentativo melhor. Os resultados apontam que o acompanhamento da produção escrita: planejamento, produção, revisão e refacção do texto promove uma assimilação maior das informações proporcionando um melhor aprendizado significativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-11T23:11:42Z 2019-07-11T23:11:42Z 2019-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Thiago Roberto Gomes de. Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1220 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Thiago Roberto Gomes de. Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277158585008128 |