O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1124 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar como a educação física escolar pode contribuir com a saúde mental dos alunos, numa comparação entre o tratamento farmacológico e os benefícios da educação física, na proteção e/ou reabilitação do psiquismo que sofreu traumas na infância desenvolvendo transtornos mentais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica partindo de obras que versam sobre o que é trauma psicológico, quais suas consequências, o tratamento da farmacologia e os benefícios da educação física na recuperação e/ou proteção da saúde. Na conclusão avaliaremos a eficiência e eficácia dos tratamentos farmacológicos, dos exercícios físicos e do ensino dos conteúdos da educação física escolar, seus pontos de divergência ou convergência em relação a proteção e/ou recuperação do psiquismo em resposta a promoção da saúde mental na educação básica. |
id |
UFRPE_0f2ce9b456bd48cb978c17d1e9d187d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/1124 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mentalSaúde mentalTrauma psíquicoEducação físicaO objetivo deste estudo é analisar como a educação física escolar pode contribuir com a saúde mental dos alunos, numa comparação entre o tratamento farmacológico e os benefícios da educação física, na proteção e/ou reabilitação do psiquismo que sofreu traumas na infância desenvolvendo transtornos mentais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica partindo de obras que versam sobre o que é trauma psicológico, quais suas consequências, o tratamento da farmacologia e os benefícios da educação física na recuperação e/ou proteção da saúde. Na conclusão avaliaremos a eficiência e eficácia dos tratamentos farmacológicos, dos exercícios físicos e do ensino dos conteúdos da educação física escolar, seus pontos de divergência ou convergência em relação a proteção e/ou recuperação do psiquismo em resposta a promoção da saúde mental na educação básica.The objective of this study is to analyze how school physical education can contribute to the mental health of students, in a comparison between the pharmacological treatment and the benefits of physical education, in the protection and / or rehabilitation of the psyche that suffered childhood traumas by developing mental disorders. The methodology used was a bibliographical review starting from works that deal with what is psychological trauma, what its consequences, the treatment of pharmacology and the benefits physical education in the recovery and / or health protection. In conclusion, we will evaluate the efficacy and efficacy of pharmacological treatments, physical exercises, their points of divergence or convergence regarding the protection and / or recovery of the psyche in response to psychological trauma.BrasilSouza, Daniela Maria Bastos dehttp://lattes.cnpq.br/3956430381020013http://lattes.cnpq.br/4856221548369438Jimenes, George ChavesVieira, Cristiano Simião2019-05-27T11:57:56Z2019-05-27T11:57:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfVIEIRA, Cristiano Simião. O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1124porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-05-27T11:57:57Zoai:dspace:123456789/1124Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-05-27T11:57:57Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental |
title |
O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental |
spellingShingle |
O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental Vieira, Cristiano Simião Saúde mental Trauma psíquico Educação física |
title_short |
O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental |
title_full |
O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental |
title_fullStr |
O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental |
title_full_unstemmed |
O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental |
title_sort |
O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental |
author |
Vieira, Cristiano Simião |
author_facet |
Vieira, Cristiano Simião |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Daniela Maria Bastos de http://lattes.cnpq.br/3956430381020013 http://lattes.cnpq.br/4856221548369438 Jimenes, George Chaves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Cristiano Simião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental Trauma psíquico Educação física |
topic |
Saúde mental Trauma psíquico Educação física |
description |
O objetivo deste estudo é analisar como a educação física escolar pode contribuir com a saúde mental dos alunos, numa comparação entre o tratamento farmacológico e os benefícios da educação física, na proteção e/ou reabilitação do psiquismo que sofreu traumas na infância desenvolvendo transtornos mentais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica partindo de obras que versam sobre o que é trauma psicológico, quais suas consequências, o tratamento da farmacologia e os benefícios da educação física na recuperação e/ou proteção da saúde. Na conclusão avaliaremos a eficiência e eficácia dos tratamentos farmacológicos, dos exercícios físicos e do ensino dos conteúdos da educação física escolar, seus pontos de divergência ou convergência em relação a proteção e/ou recuperação do psiquismo em resposta a promoção da saúde mental na educação básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-27T11:57:56Z 2019-05-27T11:57:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Cristiano Simião. O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1124 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Cristiano Simião. O ensino da educação física escolar como estratégia na promoção da saúde mental. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277172061306880 |