A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Naira Lucia Torres
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1871
Resumo: Diversos sistemas de software são desenvolvidos atualmente a partir da visão dos desenvolvedores que, nem sempre, compreendem a visão do seu público-alvo, influenciando o modo como os usuários interagem com o sistema. Com o crescimento do desenvolvimento de sistemas de software focados na educação, surge a demanda de compreender o universo dos usuários, suas visões e expectativas; em especial, as crianças. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso de Design Thinking com crianças, numa perspectiva do Design Participativo, para customização e desenvolvimento de uma atividade no software GCompris. Para isto, realizou-se um estudo de caso com um grupo de crianças, na perspectiva de método qualitativo de observação participante, na busca pela compreensão de quais dificuldades são encontradas neste tipo de processo. A aplicação do Design Participativo permitiu enxergar a necessidade do envolvimento de potenciais usuários no processo de criação, pois levou em consideração suas opiniões e questionamentos sobre o produto que está sendo desenvolvido. O uso das técnicas de Design Thinking contribuíram para a percepção destas necessidades, visto que orientam de modo eficiente esta construção.
id UFRPE_137756e840dc43c0c51d8848f31d8f62
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1871
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de casoSoftware de apresentação gráficaDesenho por computadorSoftware livreProcessamento de imagens - Técnicas digitais Diversos sistemas de software são desenvolvidos atualmente a partir da visão dos desenvolvedores que, nem sempre, compreendem a visão do seu público-alvo, influenciando o modo como os usuários interagem com o sistema. Com o crescimento do desenvolvimento de sistemas de software focados na educação, surge a demanda de compreender o universo dos usuários, suas visões e expectativas; em especial, as crianças. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso de Design Thinking com crianças, numa perspectiva do Design Participativo, para customização e desenvolvimento de uma atividade no software GCompris. Para isto, realizou-se um estudo de caso com um grupo de crianças, na perspectiva de método qualitativo de observação participante, na busca pela compreensão de quais dificuldades são encontradas neste tipo de processo. A aplicação do Design Participativo permitiu enxergar a necessidade do envolvimento de potenciais usuários no processo de criação, pois levou em consideração suas opiniões e questionamentos sobre o produto que está sendo desenvolvido. O uso das técnicas de Design Thinking contribuíram para a percepção destas necessidades, visto que orientam de modo eficiente esta construção.Several software systems currently developed for developers, who don’t quite understand their target audience perspectives and reality, have a direct influence on the way users interact with these systems. As the development of educational software grows, the need to comprehend the users’ universe, their perspectives and expectations, rises as well, especially for children. This study aims to evaluate the use of Design Thinking with children, from a participative design perspective to the customization and development of activity on the software GCompris. Therefore, a case study was conducted with a group of kids, on the perspective of participant observation qualitative method, aiming to comprehend what difficulties appear in this type of process. The application of Participative Design allowed us to see the need for the involvement of potential users in the creation process, as it took into consideration their opinions and questions about the product being developed. The use of Design Thinking techniques contributed to the perception of these needs, as they efficiently guide this construction.BrasilAndrade, Mariel José Pimentel dehttp://lattes.cnpq.br/7764394313394810http://lattes.cnpq.br/3111765717865989Pereira, Naira Lucia Torres2020-01-30T13:19:19Z2020-01-30T13:19:19Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfPEREIRA, Naira Lucia Torres. A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1871porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-17T20:23:15Zoai:dspace:123456789/1871Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-17T20:23:15Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso
title A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso
spellingShingle A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso
Pereira, Naira Lucia Torres
Software de apresentação gráfica
Desenho por computador
Software livre
Processamento de imagens - Técnicas digitais 
title_short A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso
title_full A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso
title_fullStr A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso
title_full_unstemmed A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso
title_sort A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso
author Pereira, Naira Lucia Torres
author_facet Pereira, Naira Lucia Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariel José Pimentel de
http://lattes.cnpq.br/7764394313394810
http://lattes.cnpq.br/3111765717865989
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Naira Lucia Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Software de apresentação gráfica
Desenho por computador
Software livre
Processamento de imagens - Técnicas digitais 
topic Software de apresentação gráfica
Desenho por computador
Software livre
Processamento de imagens - Técnicas digitais 
description Diversos sistemas de software são desenvolvidos atualmente a partir da visão dos desenvolvedores que, nem sempre, compreendem a visão do seu público-alvo, influenciando o modo como os usuários interagem com o sistema. Com o crescimento do desenvolvimento de sistemas de software focados na educação, surge a demanda de compreender o universo dos usuários, suas visões e expectativas; em especial, as crianças. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso de Design Thinking com crianças, numa perspectiva do Design Participativo, para customização e desenvolvimento de uma atividade no software GCompris. Para isto, realizou-se um estudo de caso com um grupo de crianças, na perspectiva de método qualitativo de observação participante, na busca pela compreensão de quais dificuldades são encontradas neste tipo de processo. A aplicação do Design Participativo permitiu enxergar a necessidade do envolvimento de potenciais usuários no processo de criação, pois levou em consideração suas opiniões e questionamentos sobre o produto que está sendo desenvolvido. O uso das técnicas de Design Thinking contribuíram para a percepção destas necessidades, visto que orientam de modo eficiente esta construção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
2020-01-30T13:19:19Z
2020-01-30T13:19:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Naira Lucia Torres. A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1871
identifier_str_mv PEREIRA, Naira Lucia Torres. A customização de atividades do gcompris utilizando o design participativo com crianças: um estudo de caso. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277151633997824