O c(s)inestésico, o fazer artístico e a relação com a tecnologia digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4696 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação do artista com os artefatos digitais e as possíveis interferências em suas percepções e sentido cinestésico, durante o seu processo de produção artística na arte plástica. Mediante a fundamentação teórica, foram explorados os conceitos de percepção sinestésica, do sentido cinestésico, do desenvolvimento humano, da arte híbrida, da arte e a tecnologia digital, na videoarte. A pesquisa empírica teve como foco o processo de produção da obra “A força” (2019), da artista Christina Machado. Os dados foram coletados por meio de entrevista, apreciação da videoarte, produzida pela artista, observação e medição da entropia do ambiente. Como resultado, conseguiu-se apurar que, durante o fazer artístico, a arte vivenciada em contato direto com o material, a arte analógica contempla mais o c(s)inestésico. Enquanto que a arte digital prioriza o racional, não se tornando isso empecilho para a criação artística, que encontra o equilíbrio nos dois campos pesquisados, por intermédio da ação e produção híbrida. |
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O c(s)inestésico, o fazer artístico e a relação com a tecnologia digitalSinestesia na arteVídeo digitalVídeoarteFotografia – técnicas digitaisArte e tecnologiaEsta pesquisa teve como objetivo compreender a relação do artista com os artefatos digitais e as possíveis interferências em suas percepções e sentido cinestésico, durante o seu processo de produção artística na arte plástica. Mediante a fundamentação teórica, foram explorados os conceitos de percepção sinestésica, do sentido cinestésico, do desenvolvimento humano, da arte híbrida, da arte e a tecnologia digital, na videoarte. A pesquisa empírica teve como foco o processo de produção da obra “A força” (2019), da artista Christina Machado. Os dados foram coletados por meio de entrevista, apreciação da videoarte, produzida pela artista, observação e medição da entropia do ambiente. Como resultado, conseguiu-se apurar que, durante o fazer artístico, a arte vivenciada em contato direto com o material, a arte analógica contempla mais o c(s)inestésico. Enquanto que a arte digital prioriza o racional, não se tornando isso empecilho para a criação artística, que encontra o equilíbrio nos dois campos pesquisados, por intermédio da ação e produção híbrida.Esta investigación tuvo como objetivo compreender la relación del artista con los artefactos digitales y las posibles interferencias en sus percepciones y su sentido kinestésico, durante su proceso de producción artística en arte plástico. Mediante el fundamento teórico, los conceptos de percepción sinestésica, sentido kinestésico, desarrollo humano, arte híbrido, arte y tecnología digital fueron explorados em video arte. La investigación empírica se centróen el proceso de producción de la obra "A Força" (2019), de la artista Christina Machado. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas, apreciación del videoarte producida por el artista, observación y medición de la entropía del ambiente. Como resultado, se percebió que durante la creación artística, la técnica experimentada en contacto directo con el material - la técnica analógica - contempla más el c(s)anestésico. Mientras que el arte digital prioriza lo racional, no se conviertiendo en un obstáculo para la creación artística, que encuentra equilíbrio en ambos campos investigados por medio de la acción y la producción híbrida.BrasilMelo, Énery Gislayne de Sousahttp://lattes.cnpq.br/4712274374644436http://lattes.cnpq.br/2653085378828449Távora, Luciana Matoso2023-06-28T21:41:54Z2023-06-28T21:41:54Z2019-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfTÁVORA, Luciana Matoso. O c(s)inestésico, o fazer artístico e a relação com a tecnologia digital. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4696porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-28T21:42:54Zoai:dspace:123456789/4696Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-28T21:42:54Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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