Relatório de estágio supervisionado obrigatório com ênfase em extensão rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Simone Andrea dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4705
Resumo: O Estágio Supervisionado não é apenas para a compreensão da teoria estudada pelo aluno na graduação, mas também a sua aplicabilidade e reflexão. O mesmo serve como instrumento de aprendizagem no ambiente de trabalho, expõe o estudante a situações e problemas do cotidiano e o permite desenvolver técnicas para resolver tais questões da maneira mais profissional possível. Dessa forma, o estágio na área da Extensão Rural permite uma aproximação do aluno com o agricultor e com as questões agrícolas que são discutidas ao longo da graduação; possibilita também ao aluno uma familiarização com a relação que existe entre extensionista/agricultor mesmo que não possua domínio dos métodos da Extensão Rural. Portanto, este ESO foi desenvolvido no IPA e teve como objetivo acompanhar as atividades desenvolvidas pelo órgão no período de 01 de Abril a 27 de Maio, onde foram desenvolvidas atividades como: Emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ações do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Banco Comunitário de Sementes Crioulas e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos/às agricultores/as familiares no sertão do Pajeú. Diante do exposto, este trabalho consiste na apresentação do relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) na área de Extensão Rural, apresentado como componente curricular, no ano letivo de 2019.1 do curso de Bacharelado em Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Dessa maneira, ao finalizar o ESO pude observar a importância que o IPA possui para a agricultura familiar e o setor agropecuário da região do Pajeú, através da assessoria técnica e projetos desenvolvidos junto aos agricultores é notória a evolução socioeconômica das famílias assistidas pelo órgão. Portanto, este ESO além de ter contribuído para minha formação acadêmica, trouxe a experiência de como se relacionar com o homem do campo e entender seus desafios diários em busca de uma melhor qualidade de vida.
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