A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávio Antônio da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4657
Resumo: Segundo o dicionário da língua portuguesa, liderar é orientar, conduzir alguém a algo (Dici, 2021)1. Já para Chiavenato liderança é essencial em todas as funções da administração, pois aquele que administra precisa conhecer a natureza humana e conduzir (Chiavenato, 2003). Em outras palavras: Liderar pessoas. Contudo, a ausência de liderança em determinados ambientes de trabalho, tanto no setor público como no privado pode ocasionar um mal gerenciamento de como as tarefas são conduzidas por seus subordinados. De acordo com Rennó (2015, p.173) “[...] um dos aspectos mais importantes de um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados”. Partindo dessa premissa, que este trabalho tem como objetivo analisar a liderança do gestor, sobre as decisões dos professores na educação das crianças, durante o enfrentamento da pandemia no período letivo do ano de 2020. Desta forma, o local de estudo do tema proposto foi um órgão escolar municipal localizado na cidade do Limoeiro em Pernambuco. Como revisão literária do tema proposto, apontaremos uma breve perspectiva de um líder mediante concepções de alguns dos principais autores. Por conseguinte, apresentaremos a utilização mais congruente para o estudo deste trabalho com a teoria de Blake e Mouton e a aplicação do modelo da Grid Gerencial para a análise da nossa pesquisa. O trabalho compreendeu em aplicar o método qualitativo, utilizando-se como amostras de pesquisa a coleta de dados por meios de formulários. As observações das análises coletadas serviram de base para um entendimento mais comparativo com os argumentos da teoria dos respectivos autores. Para consulta das informações, empregou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando por base no mesmo autor. Discorrendo pela interpretação dos eixos da Grid Gerencial as principais divergências, buscando adequar um líder mais favorável as expectativas do órgão escolar.
id UFRPE_234bf5785b8479e725acfecc797cb259
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4657
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemiaLiderança educacionalEscolas – Organização e administraçãoProcesso decisórioEquipes de ensinoSegundo o dicionário da língua portuguesa, liderar é orientar, conduzir alguém a algo (Dici, 2021)1. Já para Chiavenato liderança é essencial em todas as funções da administração, pois aquele que administra precisa conhecer a natureza humana e conduzir (Chiavenato, 2003). Em outras palavras: Liderar pessoas. Contudo, a ausência de liderança em determinados ambientes de trabalho, tanto no setor público como no privado pode ocasionar um mal gerenciamento de como as tarefas são conduzidas por seus subordinados. De acordo com Rennó (2015, p.173) “[...] um dos aspectos mais importantes de um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados”. Partindo dessa premissa, que este trabalho tem como objetivo analisar a liderança do gestor, sobre as decisões dos professores na educação das crianças, durante o enfrentamento da pandemia no período letivo do ano de 2020. Desta forma, o local de estudo do tema proposto foi um órgão escolar municipal localizado na cidade do Limoeiro em Pernambuco. Como revisão literária do tema proposto, apontaremos uma breve perspectiva de um líder mediante concepções de alguns dos principais autores. Por conseguinte, apresentaremos a utilização mais congruente para o estudo deste trabalho com a teoria de Blake e Mouton e a aplicação do modelo da Grid Gerencial para a análise da nossa pesquisa. O trabalho compreendeu em aplicar o método qualitativo, utilizando-se como amostras de pesquisa a coleta de dados por meios de formulários. As observações das análises coletadas serviram de base para um entendimento mais comparativo com os argumentos da teoria dos respectivos autores. Para consulta das informações, empregou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando por base no mesmo autor. Discorrendo pela interpretação dos eixos da Grid Gerencial as principais divergências, buscando adequar um líder mais favorável as expectativas do órgão escolar.According to the Portuguese dictionary, to lead is to guide, to lead someone to something (Dici, 2021). For Chiavenato, leadership is essential in all administration functions, because the one who manages needs to know human nature and lead (Chiavenato, 2003). In other words: Leading people. However, the absence of leadership in certain work environments, both in the public and private sectors, can lead to poor management of how tasks are carried out by their subordinates. According to Rennó (2015, p.173) “[...] one of the most important aspects of a manager is the ability to lead their employees, as leadership involves the ability to influence people so that the desired goals are achieved”. Based on this premise, this work aims to analyze the leadership of the manager, on the decisions of teachers in the education of children, during the confrontation of the pandemic in the school year of 2020. In this way, the place of study of the proposed theme was a municipal school body located in the city of Limoeiro in Pernambuco. As a literary review of the proposed theme, we will point out a brief perspective of a leader through the conceptions of some of the main authors. Therefore, we will present the most congruent use for the study of this work with the theory of Blake and Mouton and the application of the Management Grid model for the analysis of our research. The work involved applying the qualitative method, using data collection through forms as research samples. The observations of the collected analyzes served as a basis for a more comparative understanding with the arguments of the theory of the respective authors. To consult the information, a bibliographic research was used, based on the same author. Discussing the main divergences through the interpretation of the Managerial Grid axes, seeking to adapt a more favorable leader to the expectations of the school body.BrasilNascimento, Cláudio Pereira dohttp://lattes.cnpq.br/9735600321485146http://lattes.cnpq.br/0993071297354597Silva, Flávio Antônio da2023-06-16T23:23:56Z2023-06-16T23:23:56Z2022-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfSILVA, Flávio Antônio da. A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4657porAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-16T23:24:27Zoai:dspace:123456789/4657Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-16T23:24:27Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
title A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
spellingShingle A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
Silva, Flávio Antônio da
Liderança educacional
Escolas – Organização e administração
Processo decisório
Equipes de ensino
title_short A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
title_full A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
title_fullStr A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
title_full_unstemmed A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
title_sort A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
author Silva, Flávio Antônio da
author_facet Silva, Flávio Antônio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Cláudio Pereira do
http://lattes.cnpq.br/9735600321485146
http://lattes.cnpq.br/0993071297354597
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávio Antônio da
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança educacional
Escolas – Organização e administração
Processo decisório
Equipes de ensino
topic Liderança educacional
Escolas – Organização e administração
Processo decisório
Equipes de ensino
description Segundo o dicionário da língua portuguesa, liderar é orientar, conduzir alguém a algo (Dici, 2021)1. Já para Chiavenato liderança é essencial em todas as funções da administração, pois aquele que administra precisa conhecer a natureza humana e conduzir (Chiavenato, 2003). Em outras palavras: Liderar pessoas. Contudo, a ausência de liderança em determinados ambientes de trabalho, tanto no setor público como no privado pode ocasionar um mal gerenciamento de como as tarefas são conduzidas por seus subordinados. De acordo com Rennó (2015, p.173) “[...] um dos aspectos mais importantes de um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados”. Partindo dessa premissa, que este trabalho tem como objetivo analisar a liderança do gestor, sobre as decisões dos professores na educação das crianças, durante o enfrentamento da pandemia no período letivo do ano de 2020. Desta forma, o local de estudo do tema proposto foi um órgão escolar municipal localizado na cidade do Limoeiro em Pernambuco. Como revisão literária do tema proposto, apontaremos uma breve perspectiva de um líder mediante concepções de alguns dos principais autores. Por conseguinte, apresentaremos a utilização mais congruente para o estudo deste trabalho com a teoria de Blake e Mouton e a aplicação do modelo da Grid Gerencial para a análise da nossa pesquisa. O trabalho compreendeu em aplicar o método qualitativo, utilizando-se como amostras de pesquisa a coleta de dados por meios de formulários. As observações das análises coletadas serviram de base para um entendimento mais comparativo com os argumentos da teoria dos respectivos autores. Para consulta das informações, empregou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando por base no mesmo autor. Discorrendo pela interpretação dos eixos da Grid Gerencial as principais divergências, buscando adequar um líder mais favorável as expectativas do órgão escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07
2023-06-16T23:23:56Z
2023-06-16T23:23:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Flávio Antônio da. A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4657
identifier_str_mv SILVA, Flávio Antônio da. A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277162309550080