Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Rafael Coelho da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1944
Resumo: A Meningoencefalomiete de Origem Desconhecida (MEOD) faz parte do grupo das encefalites não infecciosas. É uma enfermidade de etiologia ainda pouco compreendida e acredita-se que tenha caráter genético e/ou autoimune. A MEOD é subdividida em Meningoencefalomielite Granulomatosa (MEG), Meningoencefalite Necrosante (MEN) e Leucoencefalite Necrosante (LEN). Esse distúrbio neurológico é considerado comum em cães de pequeno porte como por exemplo os da raça Yorkshire Terrier, Pinscher, Maltes e Shih Tzu. A única maneira de estabelecer o diagnóstico definitivo é por meio da análise histopatológica. No entanto, é possível chegar ao diagnóstico presuntivo por meio da união de informações obtidas com a identificação do paciente, exame neurológico e com a análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) associado aos achados da imagem de ressonância magnética. O tratamento realizado tem como base drogas imunossupressoras como a prednisolona associada a um segundo farmaco como por exemplo a azatioprina. Porém, essa enfermidade apresenta o prognóstico considerado reservado. Esse trabalho tem por objetivo fazer um relato de caso de um paciente da raça Yorkshire Terrier, atendido no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás que teve diagnóstico presuntivo de LEN.
id UFRPE_24bf572d9168a9a26d8f62204c34616e
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1944
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de casoEncefaliteCães - DoençasYorkshire terrier (Cão)A Meningoencefalomiete de Origem Desconhecida (MEOD) faz parte do grupo das encefalites não infecciosas. É uma enfermidade de etiologia ainda pouco compreendida e acredita-se que tenha caráter genético e/ou autoimune. A MEOD é subdividida em Meningoencefalomielite Granulomatosa (MEG), Meningoencefalite Necrosante (MEN) e Leucoencefalite Necrosante (LEN). Esse distúrbio neurológico é considerado comum em cães de pequeno porte como por exemplo os da raça Yorkshire Terrier, Pinscher, Maltes e Shih Tzu. A única maneira de estabelecer o diagnóstico definitivo é por meio da análise histopatológica. No entanto, é possível chegar ao diagnóstico presuntivo por meio da união de informações obtidas com a identificação do paciente, exame neurológico e com a análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) associado aos achados da imagem de ressonância magnética. O tratamento realizado tem como base drogas imunossupressoras como a prednisolona associada a um segundo farmaco como por exemplo a azatioprina. Porém, essa enfermidade apresenta o prognóstico considerado reservado. Esse trabalho tem por objetivo fazer um relato de caso de um paciente da raça Yorkshire Terrier, atendido no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás que teve diagnóstico presuntivo de LEN.BrasilOliveira, Danielahttp://lattes.cnpq.br/1845475837413354Não encontradoSilva, Lucas Rafael Coelho da2020-02-07T12:57:49Z2020-02-07T12:57:49Z2019-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfSILVA, Lucas Rafael Coelho da. Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire Terrier: relato de caso. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1944porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-19T19:40:14Zoai:dspace:123456789/1944Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-19T19:40:14Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de caso
title Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de caso
spellingShingle Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de caso
Silva, Lucas Rafael Coelho da
Encefalite
Cães - Doenças
Yorkshire terrier (Cão)
title_short Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de caso
title_full Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de caso
title_fullStr Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de caso
title_full_unstemmed Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de caso
title_sort Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de caso
author Silva, Lucas Rafael Coelho da
author_facet Silva, Lucas Rafael Coelho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Daniela
http://lattes.cnpq.br/1845475837413354
Não encontrado
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Rafael Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Encefalite
Cães - Doenças
Yorkshire terrier (Cão)
topic Encefalite
Cães - Doenças
Yorkshire terrier (Cão)
description A Meningoencefalomiete de Origem Desconhecida (MEOD) faz parte do grupo das encefalites não infecciosas. É uma enfermidade de etiologia ainda pouco compreendida e acredita-se que tenha caráter genético e/ou autoimune. A MEOD é subdividida em Meningoencefalomielite Granulomatosa (MEG), Meningoencefalite Necrosante (MEN) e Leucoencefalite Necrosante (LEN). Esse distúrbio neurológico é considerado comum em cães de pequeno porte como por exemplo os da raça Yorkshire Terrier, Pinscher, Maltes e Shih Tzu. A única maneira de estabelecer o diagnóstico definitivo é por meio da análise histopatológica. No entanto, é possível chegar ao diagnóstico presuntivo por meio da união de informações obtidas com a identificação do paciente, exame neurológico e com a análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) associado aos achados da imagem de ressonância magnética. O tratamento realizado tem como base drogas imunossupressoras como a prednisolona associada a um segundo farmaco como por exemplo a azatioprina. Porém, essa enfermidade apresenta o prognóstico considerado reservado. Esse trabalho tem por objetivo fazer um relato de caso de um paciente da raça Yorkshire Terrier, atendido no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás que teve diagnóstico presuntivo de LEN.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
2020-02-07T12:57:49Z
2020-02-07T12:57:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lucas Rafael Coelho da. Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire Terrier: relato de caso. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1944
identifier_str_mv SILVA, Lucas Rafael Coelho da. Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire Terrier: relato de caso. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277158774800384