Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Ramos dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4704
Resumo: O presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Artes e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo discutir a utilização da Realidade Virtual em obras de arte. No caso em questão, obras de arte voltadas para vida e obra de Vincent Van Gogh, artista dos movimentos impressionista e pós-impressionista, que viveu entre os anos de 1853 a 1888 na cidade de Groot Zundert, na Holanda. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. E está dividida em três etapas. A primeira foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e audiovisual sobre o artista. Entre suas obras priorizamos a obra “O quarto em Arles” como material de estudo. Em seguida trouxemos informações sobre o uso e tipos de softwares de modelagem 3D, processos de renderização e pós-produção e definição e aplicação sobre a realidade virtual. E, por fim, trouxemos o registro e aplicação de todos processos e informação para criação do ambiente tridimensional em 360º, para ser aplicado em um ambiente virtual. Como resultado produzimos um modelo tridimensional do ambiente do “Quarto em Arles”, e consequentemente, uma imagem em 360º, que junto aos óculos VR BOX, simula ao usuário uma sensação de imersão a esse ambiente.
id UFRPE_29da64b74a26b6d64e4ee874ce8a356b
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4704
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em ArlesArtes visuaisModelagemRealidade virtualImagem tridimensionalRecursos audiovisuaisPintura holandesaO presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Artes e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo discutir a utilização da Realidade Virtual em obras de arte. No caso em questão, obras de arte voltadas para vida e obra de Vincent Van Gogh, artista dos movimentos impressionista e pós-impressionista, que viveu entre os anos de 1853 a 1888 na cidade de Groot Zundert, na Holanda. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. E está dividida em três etapas. A primeira foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e audiovisual sobre o artista. Entre suas obras priorizamos a obra “O quarto em Arles” como material de estudo. Em seguida trouxemos informações sobre o uso e tipos de softwares de modelagem 3D, processos de renderização e pós-produção e definição e aplicação sobre a realidade virtual. E, por fim, trouxemos o registro e aplicação de todos processos e informação para criação do ambiente tridimensional em 360º, para ser aplicado em um ambiente virtual. Como resultado produzimos um modelo tridimensional do ambiente do “Quarto em Arles”, e consequentemente, uma imagem em 360º, que junto aos óculos VR BOX, simula ao usuário uma sensação de imersão a esse ambiente.The objective of this work is to presented as a conclusion work in the Specialization in Arts and Technology of Federal University of Pernambuco (UFRPE), aims to discuss the use of Virtual Reality in works of art. In this case around the life and work of Vincent Van Gogh, Impressionist and Post-impressionist artist, who lived between the years of 1853 to 1888 in the city of Groot Zundert, Holland. This is an exploratory research with a qualitative approach. And it is divided into three phases. The first stage was carried out from a bibliographical and audiovisual research about the artist. Among his work we prioritize the piece "The room in Arles" as source of study. Then we brought information about the use and types of 3D modeling software, rendering and post-production processes, and definition and application about virtual reality. And finally, we brought the registration and application of all processes and information to create the three-dimensional environment in 360º, in order to be applied in a virtual environment. As a result, we produced a three-dimensional model of the environment in the 'Room in Arles', and consequently, a 360º image, which combined with the VR BOX glasses, simulates the user‟s sensation of immersion to this environment.BrasilLaurentino, Auta Lucianahttp://lattes.cnpq.br/7192202614342067http://lattes.cnpq.br/3805752873099282Ziegelmaier, Rafael Suarezhttp://lattes.cnpq.br/3113779571841568Santos, Tiago Ramos dos2023-06-29T22:58:14Z2023-06-29T22:58:14Z2019-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfSANTOS, Tiago Ramos dos. Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles. 2019. 565 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4704porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-29T22:58:20Zoai:dspace:123456789/4704Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-29T22:58:20Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
title Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
spellingShingle Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
Santos, Tiago Ramos dos
Artes visuais
Modelagem
Realidade virtual
Imagem tridimensional
Recursos audiovisuais
Pintura holandesa
title_short Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
title_full Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
title_fullStr Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
title_full_unstemmed Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
title_sort Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
author Santos, Tiago Ramos dos
author_facet Santos, Tiago Ramos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laurentino, Auta Luciana
http://lattes.cnpq.br/7192202614342067
http://lattes.cnpq.br/3805752873099282
Ziegelmaier, Rafael Suarez
http://lattes.cnpq.br/3113779571841568
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiago Ramos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Modelagem
Realidade virtual
Imagem tridimensional
Recursos audiovisuais
Pintura holandesa
topic Artes visuais
Modelagem
Realidade virtual
Imagem tridimensional
Recursos audiovisuais
Pintura holandesa
description O presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Artes e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo discutir a utilização da Realidade Virtual em obras de arte. No caso em questão, obras de arte voltadas para vida e obra de Vincent Van Gogh, artista dos movimentos impressionista e pós-impressionista, que viveu entre os anos de 1853 a 1888 na cidade de Groot Zundert, na Holanda. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. E está dividida em três etapas. A primeira foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e audiovisual sobre o artista. Entre suas obras priorizamos a obra “O quarto em Arles” como material de estudo. Em seguida trouxemos informações sobre o uso e tipos de softwares de modelagem 3D, processos de renderização e pós-produção e definição e aplicação sobre a realidade virtual. E, por fim, trouxemos o registro e aplicação de todos processos e informação para criação do ambiente tridimensional em 360º, para ser aplicado em um ambiente virtual. Como resultado produzimos um modelo tridimensional do ambiente do “Quarto em Arles”, e consequentemente, uma imagem em 360º, que junto aos óculos VR BOX, simula ao usuário uma sensação de imersão a esse ambiente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-27
2023-06-29T22:58:14Z
2023-06-29T22:58:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Tiago Ramos dos. Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles. 2019. 565 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4704
identifier_str_mv SANTOS, Tiago Ramos dos. Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles. 2019. 565 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277157836324864