Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4338 |
Resumo: | Neste trabalho monográfico temos como objetivo analisar crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como indicadores da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT) na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2019, e nela, adotamos uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, consideramos aspectos éticos de que as informações obtidas nesta pesquisa são confidenciais, não havendo identificação dos participantes, e contamos com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal brasileira. Adotamos a versão brasileira do Cuestionario de Opiniones sobre la Ciencia, Tecnología y la Sociedad (COCTS) como instrumento de coleta de dados e seguimos como procedimentos metodológicos: 1) Seleção das questões do COCTS; 2) Aplicação do COCTS com estudantes do curso de Licenciatura em Química; 3) Análise dos dados. A partir das análises realizadas, podemos dizer que os estudantes, participantes desta pesquisa, expressaram crenças e atitudes plausíveis, ingênuas e adequadas sobre diferentes temas CTS. Destacamos que para alguns dos temas CTS os estudantes apresentaram crenças e atitudes plausíveis, o que a nosso ver, é um resultado positivo. Contudo, crenças e atitudes adequadas foram representativas dos menores percentuais, revelando fragilidades. Estas fragilidades podem refletir na compreensão da NdCeT dos estudantes, comprometendo a ACT dos licenciandos. Portanto, propor e analisar processos formativos de professores sobre a Natureza da Ciência e da Tecnologia na perspectiva da ACT pode se constituir em uma promissora agenda de pesquisa para estudos futuros. |
id |
UFRPE_3381feb8db01a38a07dd5704337c31ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4338 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia.Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)Iniciação científicaEstudantes universitáriosProfessores - FormaçãoNeste trabalho monográfico temos como objetivo analisar crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como indicadores da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT) na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2019, e nela, adotamos uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, consideramos aspectos éticos de que as informações obtidas nesta pesquisa são confidenciais, não havendo identificação dos participantes, e contamos com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal brasileira. Adotamos a versão brasileira do Cuestionario de Opiniones sobre la Ciencia, Tecnología y la Sociedad (COCTS) como instrumento de coleta de dados e seguimos como procedimentos metodológicos: 1) Seleção das questões do COCTS; 2) Aplicação do COCTS com estudantes do curso de Licenciatura em Química; 3) Análise dos dados. A partir das análises realizadas, podemos dizer que os estudantes, participantes desta pesquisa, expressaram crenças e atitudes plausíveis, ingênuas e adequadas sobre diferentes temas CTS. Destacamos que para alguns dos temas CTS os estudantes apresentaram crenças e atitudes plausíveis, o que a nosso ver, é um resultado positivo. Contudo, crenças e atitudes adequadas foram representativas dos menores percentuais, revelando fragilidades. Estas fragilidades podem refletir na compreensão da NdCeT dos estudantes, comprometendo a ACT dos licenciandos. Portanto, propor e analisar processos formativos de professores sobre a Natureza da Ciência e da Tecnologia na perspectiva da ACT pode se constituir em uma promissora agenda de pesquisa para estudos futuros.This work aims to analyze the beliefs and attitudes of students in the Chemistry Degree course on science-technology-society (CTS) as indicators of understanding the Nature of Science and Technology (NdCeT) from the perspective of Scientific and Technological Literacy (ACT). To this end, some questions were applied in the Brazilian version of the Cuestionario de Opiniones on Science, Technology and Society (COCTS) with students of the Chemistry Degree course of a Brazilian federal public university. This study involves a quantitative and qualitative approach, following the ethical aspects that the information obtained in this research is confidential, with no identification of the participants. The methodological procedures adopted were: 1) Selection of COCTS questions; 2) Application of COCTS to students in the Chemistry degree course; 3) Data analysis. For the data analysis, we calculated the Attitudinal Indexes (AI) of the students participating in the research for each of the COCTS questions, considering the categories: adequate, plausible and naive, and the score given by the licensee of the questions by the degree of agreement that varies within scale from 1 to 9 points. In general, students in the Chemistry degree course have plausible, naive and adequate beliefs and attitudes about different CTS themes, the results show that the majority of students who participated in this research have naive beliefs and attitudes about the Epistemology of Science. Considering that NdCeT is one of the essential components for ACT (BENNÁSSAR, et al., 2010) and that NdCeT focuses on the epistemology of science and technology (ALONSO, 2010), students point out weaknesses on CTS themes. These weaknesses reflect the students' understanding of the NdCeT, compromising the ACT of the undergraduate students.BrasilFirme, Ruth do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/3349978068322310http://lattes.cnpq.br/7234636790850019Silva, Carina Fernandes Bezerra da2023-04-11T20:53:22Z2023-04-11T20:53:22Z2020-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfSilva, Carina Fernandes Bezerra da. Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4338porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-11T20:53:22Zoai:dspace:123456789/4338Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-11T20:53:22Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. |
title |
Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. |
spellingShingle |
Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. Silva, Carina Fernandes Bezerra da Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Iniciação científica Estudantes universitários Professores - Formação |
title_short |
Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. |
title_full |
Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. |
title_fullStr |
Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. |
title_full_unstemmed |
Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. |
title_sort |
Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. |
author |
Silva, Carina Fernandes Bezerra da |
author_facet |
Silva, Carina Fernandes Bezerra da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Firme, Ruth do Nascimento http://lattes.cnpq.br/3349978068322310 http://lattes.cnpq.br/7234636790850019 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carina Fernandes Bezerra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Iniciação científica Estudantes universitários Professores - Formação |
topic |
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Iniciação científica Estudantes universitários Professores - Formação |
description |
Neste trabalho monográfico temos como objetivo analisar crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como indicadores da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT) na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2019, e nela, adotamos uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, consideramos aspectos éticos de que as informações obtidas nesta pesquisa são confidenciais, não havendo identificação dos participantes, e contamos com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal brasileira. Adotamos a versão brasileira do Cuestionario de Opiniones sobre la Ciencia, Tecnología y la Sociedad (COCTS) como instrumento de coleta de dados e seguimos como procedimentos metodológicos: 1) Seleção das questões do COCTS; 2) Aplicação do COCTS com estudantes do curso de Licenciatura em Química; 3) Análise dos dados. A partir das análises realizadas, podemos dizer que os estudantes, participantes desta pesquisa, expressaram crenças e atitudes plausíveis, ingênuas e adequadas sobre diferentes temas CTS. Destacamos que para alguns dos temas CTS os estudantes apresentaram crenças e atitudes plausíveis, o que a nosso ver, é um resultado positivo. Contudo, crenças e atitudes adequadas foram representativas dos menores percentuais, revelando fragilidades. Estas fragilidades podem refletir na compreensão da NdCeT dos estudantes, comprometendo a ACT dos licenciandos. Portanto, propor e analisar processos formativos de professores sobre a Natureza da Ciência e da Tecnologia na perspectiva da ACT pode se constituir em uma promissora agenda de pesquisa para estudos futuros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-28 2023-04-11T20:53:22Z 2023-04-11T20:53:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Carina Fernandes Bezerra da. Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4338 |
identifier_str_mv |
Silva, Carina Fernandes Bezerra da. Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
77 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277171386023936 |