A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucidalva Avelino da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2276
Resumo: Este trabalho, ancorado nas obras e legados de poetas, cantadores e autores diversos da literatura popular, tem por objetivo expor a importância da utilização dessa modalidade de expressão, na forma de poemas populares,emsalas de aulas, como forma de promover o hábito da leitura e da escrita. Estes poemas retratam a vida, a Natureza e a realidade do campo, muitas vezes de forma cômica–o que facilita sobremaneira a assimilação e a interpretação do conteúdo.Com ênfase na Zona da Mata, mais precisamente na cidade de Nazaré da Mata, utilizar-se-á aliteratura popular como uma ferramentade apoio que incentive a leitura, o desenvolvimento da escrita e a correta interpretação de textos. Ao mesmo tempo em que incita o aprendizado, de maneira prazerosa, auxiliana formação e na preservação de uma cultura popular única, que culmina numa linguagem secundária, muito semelhante a um dialeto, com uma riqueza extraordinária de vocábulos e adágios de fácil absorção,que traduzem a genialidade da sabedoria do cidadão comum. Outro aspecto de relevância será a identificação de termos e expressões que possam constituir e engrandecer o léxico regional, também com base na análise dasobras e respectivos autoresdescritos nesse projeto, associando-os aos correspondentes termos ou palavras da Língua Portuguesa Oficial. Destarte, a concepção do presente trabalho busca utilizar o paralelismo entre a literatura clássica e a popular(representada pela poesia que a caracteriza, com a genialidade e a criatividade da sabedoria do povo) para fixar sutilmente as regras gramaticais mais básicas.
id UFRPE_35cc6d18ae23b4b87f13632671fd2161
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2276
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escritaPoesia popularCantadores popularesLeituraEscritaEste trabalho, ancorado nas obras e legados de poetas, cantadores e autores diversos da literatura popular, tem por objetivo expor a importância da utilização dessa modalidade de expressão, na forma de poemas populares,emsalas de aulas, como forma de promover o hábito da leitura e da escrita. Estes poemas retratam a vida, a Natureza e a realidade do campo, muitas vezes de forma cômica–o que facilita sobremaneira a assimilação e a interpretação do conteúdo.Com ênfase na Zona da Mata, mais precisamente na cidade de Nazaré da Mata, utilizar-se-á aliteratura popular como uma ferramentade apoio que incentive a leitura, o desenvolvimento da escrita e a correta interpretação de textos. Ao mesmo tempo em que incita o aprendizado, de maneira prazerosa, auxiliana formação e na preservação de uma cultura popular única, que culmina numa linguagem secundária, muito semelhante a um dialeto, com uma riqueza extraordinária de vocábulos e adágios de fácil absorção,que traduzem a genialidade da sabedoria do cidadão comum. Outro aspecto de relevância será a identificação de termos e expressões que possam constituir e engrandecer o léxico regional, também com base na análise dasobras e respectivos autoresdescritos nesse projeto, associando-os aos correspondentes termos ou palavras da Língua Portuguesa Oficial. Destarte, a concepção do presente trabalho busca utilizar o paralelismo entre a literatura clássica e a popular(representada pela poesia que a caracteriza, com a genialidade e a criatividade da sabedoria do povo) para fixar sutilmente as regras gramaticais mais básicas.This work, anchored in the works and legacies of poets, singers and authors of popular literature, aims to expose the importance of using this modality of expression, in the form of popular poems, in classrooms, as a way to promote the habit of reading and writing skills. These poems portray life, nature and the reality of the field -often in a comic way -which greatly facilitates the assimilation and interpretation of content. With emphasis on the Zona da Mata, more precisely in the city of Nazaré da Mata, popular literature will be used as a support tool that encourages reading, writing development and correct interpretation of texts. At the same time as it pleasantly encourages learning, it helps in the formation and preservation of a unique popular culture, culminating in a secondary language, very similar to a dialect, with an extraordinary wealth of readily absorbed words and adages, which translate the genius of the wisdom of ordinary people. Another relevant aspect will be the identification of terms and expressions that may constitute and enhance the regional lexicon, also based on the analysis of the works and respective authors described in this project,associating them with the corresponding terms or words of the Official Portuguese Language. Thus, the conception of the present work seeks to use the parallelism between classical and popular literature (represented by the poetry that characterizes it, with the genius and creativity of the wisdom of the people) to subtly fix the most basic grammatical rules.BrasilOliveira, Ana Paula Andrade dehttp://lattes.cnpq.br/7297428004982413http://lattes.cnpq.br/8433369549685490Silva, Lucidalva Avelino da2020-04-30T19:04:30Z2020-04-30T19:04:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfSILVA, Lucidalva Avelino da. A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2276porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-04T21:28:47Zoai:dspace:123456789/2276Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-04T21:28:47Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita
title A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita
spellingShingle A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita
Silva, Lucidalva Avelino da
Poesia popular
Cantadores populares
Leitura
Escrita
title_short A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita
title_full A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita
title_fullStr A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita
title_full_unstemmed A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita
title_sort A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita
author Silva, Lucidalva Avelino da
author_facet Silva, Lucidalva Avelino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Andrade de
http://lattes.cnpq.br/7297428004982413
http://lattes.cnpq.br/8433369549685490
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucidalva Avelino da
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia popular
Cantadores populares
Leitura
Escrita
topic Poesia popular
Cantadores populares
Leitura
Escrita
description Este trabalho, ancorado nas obras e legados de poetas, cantadores e autores diversos da literatura popular, tem por objetivo expor a importância da utilização dessa modalidade de expressão, na forma de poemas populares,emsalas de aulas, como forma de promover o hábito da leitura e da escrita. Estes poemas retratam a vida, a Natureza e a realidade do campo, muitas vezes de forma cômica–o que facilita sobremaneira a assimilação e a interpretação do conteúdo.Com ênfase na Zona da Mata, mais precisamente na cidade de Nazaré da Mata, utilizar-se-á aliteratura popular como uma ferramentade apoio que incentive a leitura, o desenvolvimento da escrita e a correta interpretação de textos. Ao mesmo tempo em que incita o aprendizado, de maneira prazerosa, auxiliana formação e na preservação de uma cultura popular única, que culmina numa linguagem secundária, muito semelhante a um dialeto, com uma riqueza extraordinária de vocábulos e adágios de fácil absorção,que traduzem a genialidade da sabedoria do cidadão comum. Outro aspecto de relevância será a identificação de termos e expressões que possam constituir e engrandecer o léxico regional, também com base na análise dasobras e respectivos autoresdescritos nesse projeto, associando-os aos correspondentes termos ou palavras da Língua Portuguesa Oficial. Destarte, a concepção do presente trabalho busca utilizar o paralelismo entre a literatura clássica e a popular(representada pela poesia que a caracteriza, com a genialidade e a criatividade da sabedoria do povo) para fixar sutilmente as regras gramaticais mais básicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30T19:04:30Z
2020-04-30T19:04:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lucidalva Avelino da. A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2276
identifier_str_mv SILVA, Lucidalva Avelino da. A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277171248660480