As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Cláudia Maria Ferreira do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5538
Resumo: Essa pesquisa consiste na relação entre o teatro e a socialização dos educandos, tendo como objetivo geral analisar o uso do teatro pelos professores do ensino fundamental I e sua contribuição no processo de socialização das crianças em uma escola na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem no estudo de caso, utilizou como instrumentos o questionário e entrevista, ambos realizados através da plataforma online Google Formulário e Google Meet, respectivamente. O referencial teórico baseou-se em autores que abordam a temática desenvolvida na pesquisa, como Andrade et al (2019), Barros et al (2019), Gomes (2017), Menegheti e Bueno (2010), entre outros. Os dados coletados foram analisados com base nos estudos de Laurence Bardin (2009), interpretando as respostas obtidas. As participantes relataram ótimos benefícios proporcionados pelo uso do teatro nas escolas, como facilidade para trabalhos em grupos, desenvolvimento da criatividade, oralidade, socialização, entre outros, mas também mencionam a falta de formação e as dificuldades encontradas para utilizá-lo em sala de aula.
id UFRPE_393219538f6b35f16f40f86828ee8fe0
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5538
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE.Teatro na educaçãoSocializaçãoEnsino fundamentalEssa pesquisa consiste na relação entre o teatro e a socialização dos educandos, tendo como objetivo geral analisar o uso do teatro pelos professores do ensino fundamental I e sua contribuição no processo de socialização das crianças em uma escola na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem no estudo de caso, utilizou como instrumentos o questionário e entrevista, ambos realizados através da plataforma online Google Formulário e Google Meet, respectivamente. O referencial teórico baseou-se em autores que abordam a temática desenvolvida na pesquisa, como Andrade et al (2019), Barros et al (2019), Gomes (2017), Menegheti e Bueno (2010), entre outros. Os dados coletados foram analisados com base nos estudos de Laurence Bardin (2009), interpretando as respostas obtidas. As participantes relataram ótimos benefícios proporcionados pelo uso do teatro nas escolas, como facilidade para trabalhos em grupos, desenvolvimento da criatividade, oralidade, socialização, entre outros, mas também mencionam a falta de formação e as dificuldades encontradas para utilizá-lo em sala de aula.The general aim of this research is to analyze the use of theater by elementary school teachers and its contribution to the process of socializing children in a school in the city of Jaboatão dos Guararapes. In order to achieve the proposed objectives, the qualitative research, with a case study approach, used questionnaires and interviews as instruments, both carried out using the Google Form and Google Meet online platforms, respectively. The theoretical framework was based on authors who address the theme developed in the research, such as Andrade et al (2019), Barros et al (2019), Gomes (2017), Menegheti and Bueno (2010), among others. The data collected was analyzed based on the studies of Laurence Bardin (2009), interpreting the answers obtained. The participants reported great benefits provided by the use of theater in schools, such as ease of working in groups, development of creativity, orality, socialization, among others, but they also mentioned the lack of training and the difficulties encountered in using it in the classroom.BrasilAlves, Bruno Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/5966073895861898http://lattes.cnpq.br/8297422717781216Nascimento, Cláudia Maria Ferreira do2024-01-30T11:06:42Z2024-01-30T11:06:42Z2023-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfNASCIMENTO, Cláudia Maria Ferreira do. As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5538porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-30T11:06:44Zoai:dspace:123456789/5538Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-30T11:06:44Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE.
title As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE.
spellingShingle As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE.
Nascimento, Cláudia Maria Ferreira do
Teatro na educação
Socialização
Ensino fundamental
title_short As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE.
title_full As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE.
title_fullStr As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE.
title_full_unstemmed As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE.
title_sort As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE.
author Nascimento, Cláudia Maria Ferreira do
author_facet Nascimento, Cláudia Maria Ferreira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Bruno Fernandes
http://lattes.cnpq.br/5966073895861898
http://lattes.cnpq.br/8297422717781216
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Cláudia Maria Ferreira do
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro na educação
Socialização
Ensino fundamental
topic Teatro na educação
Socialização
Ensino fundamental
description Essa pesquisa consiste na relação entre o teatro e a socialização dos educandos, tendo como objetivo geral analisar o uso do teatro pelos professores do ensino fundamental I e sua contribuição no processo de socialização das crianças em uma escola na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem no estudo de caso, utilizou como instrumentos o questionário e entrevista, ambos realizados através da plataforma online Google Formulário e Google Meet, respectivamente. O referencial teórico baseou-se em autores que abordam a temática desenvolvida na pesquisa, como Andrade et al (2019), Barros et al (2019), Gomes (2017), Menegheti e Bueno (2010), entre outros. Os dados coletados foram analisados com base nos estudos de Laurence Bardin (2009), interpretando as respostas obtidas. As participantes relataram ótimos benefícios proporcionados pelo uso do teatro nas escolas, como facilidade para trabalhos em grupos, desenvolvimento da criatividade, oralidade, socialização, entre outros, mas também mencionam a falta de formação e as dificuldades encontradas para utilizá-lo em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-18
2024-01-30T11:06:42Z
2024-01-30T11:06:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Cláudia Maria Ferreira do. As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5538
identifier_str_mv NASCIMENTO, Cláudia Maria Ferreira do. As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120146627592192