Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4558 |
Resumo: | A Astronomia é uma Ciência que fascina de crianças à adultos, até quem trabalha diretamente com ela, contudo, se trata de uma área pouco abordada nos ambientes de educação formais e informais. Além disso, com a expansão das tecnologias móveis, as informações são difundidas de formas, cada vez mais rápidas. Por outro lado, há um deficit de material didático e literatura que aproxime o público infantojuvenil das tecnologias utilizadas atualmente para divulgação e popularização científica. A história da Astronomia, permite uma contextualização interessante, para abordagem de conteúdos interdisciplinares, inerentes à Astronomia, com isso, o presente trabalho, objetiva à produção de uma HQ, resgatando, os acontecimentos astronômicos do município de Olinda, que culminaram na construção de um observatório para estudo dos astros na localidade, importantes no contexto nacional e internacional. O pioneirismo do estado de Pernambuco na construção de um observatório, descobertas e estudos em Astronomia, à tornam, o berço da Astronomia nas Américas. Diante de toda riqueza histórica e cultural, professores de diferentes áreas de concentração (História, Física, Geografia e Matemática) foram entrevistados, para levantamento da necessidade, viabilidade e validação do Produto Educacional, seguindo critérios da CAPES (2019), analisando-se os dados, utilizando uma escala linear de Likert (1982), como também, seguindo parâmetro direcional à ODS (UNITED NATIONS, 2020), a educação de qualidade (#ODS4), que resultaram em dados satisfatórios quanto ao conhecimento de alguns eventos descritos na HQ, como também, perspectivas positivas para utilização do Produto Educacional no ambiente escolar, visto uma demanda emergente. |
id |
UFRPE_3aee08f4ee90caf9cfac8b0d2344b536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4558 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de OlindaAstronomiaEnsinoPopularização da ciênciaHistórias em quadrinhosA Astronomia é uma Ciência que fascina de crianças à adultos, até quem trabalha diretamente com ela, contudo, se trata de uma área pouco abordada nos ambientes de educação formais e informais. Além disso, com a expansão das tecnologias móveis, as informações são difundidas de formas, cada vez mais rápidas. Por outro lado, há um deficit de material didático e literatura que aproxime o público infantojuvenil das tecnologias utilizadas atualmente para divulgação e popularização científica. A história da Astronomia, permite uma contextualização interessante, para abordagem de conteúdos interdisciplinares, inerentes à Astronomia, com isso, o presente trabalho, objetiva à produção de uma HQ, resgatando, os acontecimentos astronômicos do município de Olinda, que culminaram na construção de um observatório para estudo dos astros na localidade, importantes no contexto nacional e internacional. O pioneirismo do estado de Pernambuco na construção de um observatório, descobertas e estudos em Astronomia, à tornam, o berço da Astronomia nas Américas. Diante de toda riqueza histórica e cultural, professores de diferentes áreas de concentração (História, Física, Geografia e Matemática) foram entrevistados, para levantamento da necessidade, viabilidade e validação do Produto Educacional, seguindo critérios da CAPES (2019), analisando-se os dados, utilizando uma escala linear de Likert (1982), como também, seguindo parâmetro direcional à ODS (UNITED NATIONS, 2020), a educação de qualidade (#ODS4), que resultaram em dados satisfatórios quanto ao conhecimento de alguns eventos descritos na HQ, como também, perspectivas positivas para utilização do Produto Educacional no ambiente escolar, visto uma demanda emergente.Astronomy is a Science that fascinates from children to adults, even those who work directly with it, however it is an area little addressed in formal and informal education environments. In addition, with the expansion of mobile technologies, information is disseminated in increasingly faster ways. On the other hand, there is a shortage of didactic material and literature that brings children and young people closer to the technologies currently used for scientific dissemination and popularization. The history of Astronomy allows an interesting contextuality to approach interdisciplinary contents, inherent to Astronomy, with this, the present work aims at the production of a HQ, rescuing, the astronomical events of the municipality of Olinda, which culminated in the construction of an observatory to study of the stars in the locality, important in the national and international context. The pioneering spirit of the state of Pernambuco in the construction of an observatory, discoveries and studies in Astronomy, make it the cradle of Astronomy in the Americas. In view of all the historical and cultural wealth, teachers from different areas of concentration (History, Physics, Geography and Mathematics) were interviewed to survey the need, feasibility and validation of the Educational Product, following CAPES criteria (2019), analyzing the data , using a linear Likert scale (1982), as well as, following the directional parameter to the ODS (UNITED NATIONS, 2020), quality education (#ODS4), which resulted in satisfactory data regarding the knowledge of some events described in the HQ, as well as positive perspectives for the use of the Educational Product in the school environment, given an emerging demand.BrasilMiranda, Antonio Carlos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4295894092568777http://lattes.cnpq.br/3236324734090101Pavão, Antonio Carloshttp://lattes.cnpq.br/6873375950921034Oliveira, Cleiton Batista de2023-05-15T15:45:24Z2023-05-15T15:45:24Z2022-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfOLIVEIRA, Cleiton Batista de. Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4558porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-15T15:45:25Zoai:dspace:123456789/4558Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-15T15:45:25Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda |
title |
Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda |
spellingShingle |
Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda Oliveira, Cleiton Batista de Astronomia Ensino Popularização da ciência Histórias em quadrinhos |
title_short |
Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda |
title_full |
Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda |
title_fullStr |
Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda |
title_full_unstemmed |
Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda |
title_sort |
Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda |
author |
Oliveira, Cleiton Batista de |
author_facet |
Oliveira, Cleiton Batista de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Antonio Carlos da Silva http://lattes.cnpq.br/4295894092568777 http://lattes.cnpq.br/3236324734090101 Pavão, Antonio Carlos http://lattes.cnpq.br/6873375950921034 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cleiton Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Ensino Popularização da ciência Histórias em quadrinhos |
topic |
Astronomia Ensino Popularização da ciência Histórias em quadrinhos |
description |
A Astronomia é uma Ciência que fascina de crianças à adultos, até quem trabalha diretamente com ela, contudo, se trata de uma área pouco abordada nos ambientes de educação formais e informais. Além disso, com a expansão das tecnologias móveis, as informações são difundidas de formas, cada vez mais rápidas. Por outro lado, há um deficit de material didático e literatura que aproxime o público infantojuvenil das tecnologias utilizadas atualmente para divulgação e popularização científica. A história da Astronomia, permite uma contextualização interessante, para abordagem de conteúdos interdisciplinares, inerentes à Astronomia, com isso, o presente trabalho, objetiva à produção de uma HQ, resgatando, os acontecimentos astronômicos do município de Olinda, que culminaram na construção de um observatório para estudo dos astros na localidade, importantes no contexto nacional e internacional. O pioneirismo do estado de Pernambuco na construção de um observatório, descobertas e estudos em Astronomia, à tornam, o berço da Astronomia nas Américas. Diante de toda riqueza histórica e cultural, professores de diferentes áreas de concentração (História, Física, Geografia e Matemática) foram entrevistados, para levantamento da necessidade, viabilidade e validação do Produto Educacional, seguindo critérios da CAPES (2019), analisando-se os dados, utilizando uma escala linear de Likert (1982), como também, seguindo parâmetro direcional à ODS (UNITED NATIONS, 2020), a educação de qualidade (#ODS4), que resultaram em dados satisfatórios quanto ao conhecimento de alguns eventos descritos na HQ, como também, perspectivas positivas para utilização do Produto Educacional no ambiente escolar, visto uma demanda emergente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-18 2023-05-15T15:45:24Z 2023-05-15T15:45:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Cleiton Batista de. Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4558 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Cleiton Batista de. Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277163281580032 |