Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1791 |
Resumo: | Ao observar a prática profissional dos professores pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros (PS). Esse estudo objetivou identificar se existe alguma disciplina sobre o conteúdo pesquisado nas matrizes curriculares das instituições pesquisadas e de como os futuros professores compreendem a importância ou não desse conhecimento em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Aplicamos um questionário onde obtivemos dados relevantes, um dos resultados obtidos demonstrou que um interesse pelo conhecimento de PS ainda na graduação, e que este conhecimento é negligenciado por parte das instituições pesquisadas e que mais de 87% dos pesquisados acreditam que a relevância em ter o conhecimento de PS na sua formação, além de estar sendo respeitada a Lei 13. 722/2018, onde estalece a obrigatóriedade desse conhecimento. |
id |
UFRPE_3dfb32b50e44dc5d97fa93bbe3ebdff3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/1791 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicosPrimeiros socorrosProfessores de educação física - FormaçãoCurrículos - AvaliaçãoAo observar a prática profissional dos professores pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros (PS). Esse estudo objetivou identificar se existe alguma disciplina sobre o conteúdo pesquisado nas matrizes curriculares das instituições pesquisadas e de como os futuros professores compreendem a importância ou não desse conhecimento em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Aplicamos um questionário onde obtivemos dados relevantes, um dos resultados obtidos demonstrou que um interesse pelo conhecimento de PS ainda na graduação, e que este conhecimento é negligenciado por parte das instituições pesquisadas e que mais de 87% dos pesquisados acreditam que a relevância em ter o conhecimento de PS na sua formação, além de estar sendo respeitada a Lei 13. 722/2018, onde estalece a obrigatóriedade desse conhecimento.By observing the teacher’s professional practice, it can be seen that they are susceptible to witnssing situations that require the application of firts aind procedimento (PS). This study aimed to identify if there is any discipline about the researched contente in the curricular matrices of the researched institutions and how future teachers understand the importance or noto f this knowledge in their formation. It is a descriptive and exploratory field research, with qualitative approach. We applied a questionnaire where we obtained relevant data, one of the results showed that there is a search for knowledge is neglected by the institutions survevyed and that more than 87% of respondentes believe that tha relevance in having the knowledge of PS in its formation, besides beinf respected the Law 13.722/2018, which emphasizes the obligation of this knowledge in educational institutions.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/1846769528891729http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Tavares, Tarcília Maria Nunes2020-01-23T11:53:03Z2020-01-23T11:53:03Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfTAVARES, Tarcília Maria Nunes. Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1791porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-01-23T11:53:03Zoai:dspace:123456789/1791Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-01-23T11:53:03Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos |
title |
Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos |
spellingShingle |
Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos Tavares, Tarcília Maria Nunes Primeiros socorros Professores de educação física - Formação Currículos - Avaliação |
title_short |
Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos |
title_full |
Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos |
title_fullStr |
Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos |
title_full_unstemmed |
Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos |
title_sort |
Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos |
author |
Tavares, Tarcília Maria Nunes |
author_facet |
Tavares, Tarcília Maria Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lindoso, Rosângela Cely Branco http://lattes.cnpq.br/1846769528891729 http://lattes.cnpq.br/3076590717855221 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Tarcília Maria Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeiros socorros Professores de educação física - Formação Currículos - Avaliação |
topic |
Primeiros socorros Professores de educação física - Formação Currículos - Avaliação |
description |
Ao observar a prática profissional dos professores pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros (PS). Esse estudo objetivou identificar se existe alguma disciplina sobre o conteúdo pesquisado nas matrizes curriculares das instituições pesquisadas e de como os futuros professores compreendem a importância ou não desse conhecimento em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Aplicamos um questionário onde obtivemos dados relevantes, um dos resultados obtidos demonstrou que um interesse pelo conhecimento de PS ainda na graduação, e que este conhecimento é negligenciado por parte das instituições pesquisadas e que mais de 87% dos pesquisados acreditam que a relevância em ter o conhecimento de PS na sua formação, além de estar sendo respeitada a Lei 13. 722/2018, onde estalece a obrigatóriedade desse conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 2020-01-23T11:53:03Z 2020-01-23T11:53:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TAVARES, Tarcília Maria Nunes. Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1791 |
identifier_str_mv |
TAVARES, Tarcília Maria Nunes. Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277151097126912 |