Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Tarcília Maria Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1791
Resumo: Ao observar a prática profissional dos professores pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros (PS). Esse estudo objetivou identificar se existe alguma disciplina sobre o conteúdo pesquisado nas matrizes curriculares das instituições pesquisadas e de como os futuros professores compreendem a importância ou não desse conhecimento em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Aplicamos um questionário onde obtivemos dados relevantes, um dos resultados obtidos demonstrou que um interesse pelo conhecimento de PS ainda na graduação, e que este conhecimento é negligenciado por parte das instituições pesquisadas e que mais de 87% dos pesquisados acreditam que a relevância em ter o conhecimento de PS na sua formação, além de estar sendo respeitada a Lei 13. 722/2018, onde estalece a obrigatóriedade desse conhecimento.
id UFRPE_3dfb32b50e44dc5d97fa93bbe3ebdff3
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1791
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicosPrimeiros socorrosProfessores de educação física - FormaçãoCurrículos - AvaliaçãoAo observar a prática profissional dos professores pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros (PS). Esse estudo objetivou identificar se existe alguma disciplina sobre o conteúdo pesquisado nas matrizes curriculares das instituições pesquisadas e de como os futuros professores compreendem a importância ou não desse conhecimento em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Aplicamos um questionário onde obtivemos dados relevantes, um dos resultados obtidos demonstrou que um interesse pelo conhecimento de PS ainda na graduação, e que este conhecimento é negligenciado por parte das instituições pesquisadas e que mais de 87% dos pesquisados acreditam que a relevância em ter o conhecimento de PS na sua formação, além de estar sendo respeitada a Lei 13. 722/2018, onde estalece a obrigatóriedade desse conhecimento.By observing the teacher’s professional practice, it can be seen that they are susceptible to witnssing situations that require the application of firts aind procedimento (PS). This study aimed to identify if there is any discipline about the researched contente in the curricular matrices of the researched institutions and how future teachers understand the importance or noto f this knowledge in their formation. It is a descriptive and exploratory field research, with qualitative approach. We applied a questionnaire where we obtained relevant data, one of the results showed that there is a search for knowledge is neglected by the institutions survevyed and that more than 87% of respondentes believe that tha relevance in having the knowledge of PS in its formation, besides beinf respected the Law 13.722/2018, which emphasizes the obligation of this knowledge in educational institutions.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/1846769528891729http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Tavares, Tarcília Maria Nunes2020-01-23T11:53:03Z2020-01-23T11:53:03Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfTAVARES, Tarcília Maria Nunes. Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1791porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-01-23T11:53:03Zoai:dspace:123456789/1791Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-01-23T11:53:03Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos
title Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos
spellingShingle Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos
Tavares, Tarcília Maria Nunes
Primeiros socorros
Professores de educação física - Formação
Currículos - Avaliação
title_short Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos
title_full Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos
title_fullStr Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos
title_full_unstemmed Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos
title_sort Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos
author Tavares, Tarcília Maria Nunes
author_facet Tavares, Tarcília Maria Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/1846769528891729
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Tarcília Maria Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Primeiros socorros
Professores de educação física - Formação
Currículos - Avaliação
topic Primeiros socorros
Professores de educação física - Formação
Currículos - Avaliação
description Ao observar a prática profissional dos professores pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros (PS). Esse estudo objetivou identificar se existe alguma disciplina sobre o conteúdo pesquisado nas matrizes curriculares das instituições pesquisadas e de como os futuros professores compreendem a importância ou não desse conhecimento em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Aplicamos um questionário onde obtivemos dados relevantes, um dos resultados obtidos demonstrou que um interesse pelo conhecimento de PS ainda na graduação, e que este conhecimento é negligenciado por parte das instituições pesquisadas e que mais de 87% dos pesquisados acreditam que a relevância em ter o conhecimento de PS na sua formação, além de estar sendo respeitada a Lei 13. 722/2018, onde estalece a obrigatóriedade desse conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2020-01-23T11:53:03Z
2020-01-23T11:53:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, Tarcília Maria Nunes. Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1791
identifier_str_mv TAVARES, Tarcília Maria Nunes. Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277151097126912