Análise da eficiência dos serviços educacionais nos municípios do estado de Pernambuco.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3220 |
Resumo: | A educação é um processo natural da ação dos indivíduos em busca da criação e acúmulo de conhecimento que possibilita o desenvolvimento de toda a sociedade. Para os indivíduos aumentarem o capital humano necessita-se de investimento de natureza privada e pública. Contudo, precisa se aferir o resultado obtido com esse investimento. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a eficiência atual na prestação dos serviços educacionais no âmbito do estado de Pernambuco. Além disso, verificar quais as principais variáveis consideradas que afetam o desempenho educacional. Para isso, a metodologia foi pautada em duas técnicas complementares: a Análise Envoltória de Dados, para examinar a relação entre o desempenho educacional dos alunos do ensino fundamental frente aos recursos utilizados e o modelo TOBIT para verificar as variáveis que influenciam a eficiência dos gastos públicos de educação fundamental dos municípios de Pernambuco. Os resultados iniciais sinalizam que a eficiência não está relacionada com o aumento dos gastos por aluno. Um maior nível de rendimento médio mensal das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares permanentes não tem correlação positiva com a educação. Conforme análise das variáveis do modelo de regressão Tobit o IDHM mostrou que tem uma correlação inversa com a eficiência, quanto menor o IDHM maior é a escala de eficiência de uma DMU de que municípios de regiões pobres possuir altos escores de eficiência. A densidade demográfica teve uma correlação positiva com a eficiência. Os resultados demonstram que a transferência de recursos do FUNDEB para os municípios do estado de Pernambuco necessita de outras variáveis socioeconômicas para explicar o impacto sobre a eficiência. Destaca-se como limitações, o fato da metodologia não levar em considerações as diferentes tecnologias utilizadas em cada município. Da mesma forma, a pesquisa apenas utiliza uma pequena quantidade de variáveis dentro da diversidade de fatores que interferem na educação. |
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Para isso, a metodologia foi pautada em duas técnicas complementares: a Análise Envoltória de Dados, para examinar a relação entre o desempenho educacional dos alunos do ensino fundamental frente aos recursos utilizados e o modelo TOBIT para verificar as variáveis que influenciam a eficiência dos gastos públicos de educação fundamental dos municípios de Pernambuco. Os resultados iniciais sinalizam que a eficiência não está relacionada com o aumento dos gastos por aluno. Um maior nível de rendimento médio mensal das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares permanentes não tem correlação positiva com a educação. Conforme análise das variáveis do modelo de regressão Tobit o IDHM mostrou que tem uma correlação inversa com a eficiência, quanto menor o IDHM maior é a escala de eficiência de uma DMU de que municípios de regiões pobres possuir altos escores de eficiência. A densidade demográfica teve uma correlação positiva com a eficiência. Os resultados demonstram que a transferência de recursos do FUNDEB para os municípios do estado de Pernambuco necessita de outras variáveis socioeconômicas para explicar o impacto sobre a eficiência. Destaca-se como limitações, o fato da metodologia não levar em considerações as diferentes tecnologias utilizadas em cada município. Da mesma forma, a pesquisa apenas utiliza uma pequena quantidade de variáveis dentro da diversidade de fatores que interferem na educação.Education is a natural process of the action of individuals in search of the creation and accumulation of knowledge that enables the development of the whole society. For individuals to increase human capital, private and public investment is needed. However, it is necessary to assess the result obtained with this investment. Thus, the objective of this work is to verify the current efficiency in the provision of educational services within the state of Pernambuco. In addition, verify which are the main variables considered that affect educational performance. For this, the methodology was based on two complementary techniques: Data Envelopment Analysis, to examine the relationship between the educational performance of elementary school students in relation to the resources used and the TOBIT model to verify the variables that influence the efficiency of public spending of elementary education in the municipalities of Pernambuco. Initial results indicate that efficiency is not related to increased spending per student. A higher level of average monthly income of those responsible for permanent private households does not have a positive correlation with education. According to the analysis of the variables of the Tobit regression model, the IDHM showed that it has an inverse correlation with efficiency, the lower the IDHM, the greater the efficiency scale of a DMU in which municipalities in poor regions have high efficiency scores. Population density had a positive correlation with efficiency. The results demonstrate that the transfer of FUNDEB resources to the municipalities in the state of Pernambuco requires other socioeconomic variables to explain the impact on efficiency. The fact that the methodology does not take into account the different technologies used in each Municipality stands out as limitations. Likewise, the research only uses a small number of variables within the diversity of factors that interfere in education.BrasilMelo, André de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9211127982002673http://lattes.cnpq.br/8808755622712441Oliveira, Maurício Francisco de2022-09-09T16:30:39Z2022-09-09T16:30:39Z2022-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfOliveira, Maurício Francisco de. Análise da eficiência dos serviços educacionais nos municípios do estado de Pernambuco. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3220porAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-09-09T16:30:44Zoai:dspace:123456789/3220Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-09-09T16:30:44Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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