Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Débora Beatriz Batista dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4779
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo acerca do processo de formação do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais do EF, segundo a Teoria da Objetivação, quando elaboram tarefas de sequências de padrões em um processo formativo remoto. Por meio de uma formação continuada, realizada pelo grupo de pesquisa Al-Jabr com apoio da FACEPE (Edital APQ 16/2021), professores e coordenadores de escolas de ensino fundamental do estado de Pernambuco, realizaram discussões sobre como trabalhar tarefas específicas nas salas de aula que visam aos alunos pensarem algebricamente. A formação teve como base teórica e metodológica a Teoria da Objetivação (TO). A TO é uma teoria de cunho histórico-cultural voltada para o ensino e aprendizagem não individualista. Temos como foco da análise o 6º encontro de um pequeno grupo de professores que elaboraram duas tarefas sobre sequências e padrões em um Labor Conjunto Remoto. Nesse sentido, tivemos como objetivos específicos analisar como os professores elaboram os comandos da tarefa e se ocorre a presença dos três vetores característicos do pensamento algébrico com base na TO. Dentre os resultados obtidos, identificamos que os professores foram capazes de elaborar e de construir suas análises sobre a ocorrência dos vetores nas tarefas. Além disso, os professores conseguiram denominar o tipo de generalização de cada tarefa elaborada. Concluímos que uma formação adequada para os professores transforma as suas posturas quanto educadores e observamos que o labor conjunto remoto foi um processo que tornou professores ainda mais reflexivos e críticos no processo de elaboração.
id UFRPE_3fb3ce0f7ebfa38c7120af1576a9e973
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4779
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto.Ensino de MatemáticaÁlgebraFormação de professoresEste trabalho tem por objetivo apresentar um estudo acerca do processo de formação do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais do EF, segundo a Teoria da Objetivação, quando elaboram tarefas de sequências de padrões em um processo formativo remoto. Por meio de uma formação continuada, realizada pelo grupo de pesquisa Al-Jabr com apoio da FACEPE (Edital APQ 16/2021), professores e coordenadores de escolas de ensino fundamental do estado de Pernambuco, realizaram discussões sobre como trabalhar tarefas específicas nas salas de aula que visam aos alunos pensarem algebricamente. A formação teve como base teórica e metodológica a Teoria da Objetivação (TO). A TO é uma teoria de cunho histórico-cultural voltada para o ensino e aprendizagem não individualista. Temos como foco da análise o 6º encontro de um pequeno grupo de professores que elaboraram duas tarefas sobre sequências e padrões em um Labor Conjunto Remoto. Nesse sentido, tivemos como objetivos específicos analisar como os professores elaboram os comandos da tarefa e se ocorre a presença dos três vetores característicos do pensamento algébrico com base na TO. Dentre os resultados obtidos, identificamos que os professores foram capazes de elaborar e de construir suas análises sobre a ocorrência dos vetores nas tarefas. Além disso, os professores conseguiram denominar o tipo de generalização de cada tarefa elaborada. Concluímos que uma formação adequada para os professores transforma as suas posturas quanto educadores e observamos que o labor conjunto remoto foi um processo que tornou professores ainda mais reflexivos e críticos no processo de elaboração.The objective of this work was to present a study about the formation process of algebraic thinking of teachers in the early years of elementary school, according to the Objectification Theory, when they elaborate tasks of sequences and patterns in a remote formative process. The continuing education, carried out by the search group Al-Jabr with support from FACEPE (Publication APQ 16/2021), involved the participation of teachers and coordinators of elementary schools in the state of Pernambuco, debated how to work specific tasks in classrooms aimed at students' ability to think algebraically. The continuing education was based on the Objectification Theory (OT). The OT is a cultural-historical theory focused at non-individualistic teaching and learning. We focused on the analysis of the 6th meeting of a small group of teachers who created two tasks about sequences and patterns in a remote joint labor. In this sense, we had specific objectives to analyze how teachers elaborate task commands and if there is the presence of the three vectors of algebraic thinking. Among the results obtained, we identified that the teachers were able to create the tasks and discuss their analysis of the presence of vectors. The teachers were also able to determine the type of generalization of each elaborated task. We conclude that adequate continuing education for teachers transforms their attitudes as educators and we can observe that the remote joint labor was a process that aimed to make teachers reflective and critical in the elaboration process.BrasilAlmeida, Jadilson Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/3802386317184840http://lattes.cnpq.br/5828404099372063Santos, Débora Beatriz Batista dos2023-07-21T15:04:53Z2023-07-21T15:04:53Z2023-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfSANTOS, Débora Beatriz Batista dos. Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4779porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-07-21T15:05:00Zoai:dspace:123456789/4779Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-07-21T15:05Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto.
title Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto.
spellingShingle Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto.
Santos, Débora Beatriz Batista dos
Ensino de Matemática
Álgebra
Formação de professores
title_short Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto.
title_full Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto.
title_fullStr Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto.
title_full_unstemmed Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto.
title_sort Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto.
author Santos, Débora Beatriz Batista dos
author_facet Santos, Débora Beatriz Batista dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Jadilson Ramos de
http://lattes.cnpq.br/3802386317184840
http://lattes.cnpq.br/5828404099372063
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Débora Beatriz Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Álgebra
Formação de professores
topic Ensino de Matemática
Álgebra
Formação de professores
description Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo acerca do processo de formação do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais do EF, segundo a Teoria da Objetivação, quando elaboram tarefas de sequências de padrões em um processo formativo remoto. Por meio de uma formação continuada, realizada pelo grupo de pesquisa Al-Jabr com apoio da FACEPE (Edital APQ 16/2021), professores e coordenadores de escolas de ensino fundamental do estado de Pernambuco, realizaram discussões sobre como trabalhar tarefas específicas nas salas de aula que visam aos alunos pensarem algebricamente. A formação teve como base teórica e metodológica a Teoria da Objetivação (TO). A TO é uma teoria de cunho histórico-cultural voltada para o ensino e aprendizagem não individualista. Temos como foco da análise o 6º encontro de um pequeno grupo de professores que elaboraram duas tarefas sobre sequências e padrões em um Labor Conjunto Remoto. Nesse sentido, tivemos como objetivos específicos analisar como os professores elaboram os comandos da tarefa e se ocorre a presença dos três vetores característicos do pensamento algébrico com base na TO. Dentre os resultados obtidos, identificamos que os professores foram capazes de elaborar e de construir suas análises sobre a ocorrência dos vetores nas tarefas. Além disso, os professores conseguiram denominar o tipo de generalização de cada tarefa elaborada. Concluímos que uma formação adequada para os professores transforma as suas posturas quanto educadores e observamos que o labor conjunto remoto foi um processo que tornou professores ainda mais reflexivos e críticos no processo de elaboração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21T15:04:53Z
2023-07-21T15:04:53Z
2023-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Débora Beatriz Batista dos. Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4779
identifier_str_mv SANTOS, Débora Beatriz Batista dos. Elaboração de tarefas de sequências de padrões por professores dos anos iniciais em um processo formativo remoto. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277164448645120