Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Irtes Rodrigues da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4014
Resumo: Historicamente, as mulheres são as que mais sofrem com padrões estéticos, sendo o padrão de beleza atual dificilmente alcançado pela maioria delas. Neste contexto, o corpo gordo é geralmente associado apenas à doença e pessoas com tais características não são consideradas potencialmente consumidoras, principalmente no mercado de moda. Tendo como resposta a tal cenário, houve o surgimento do movimento plus size, que ganha destaque com o aumento de usuários de redes sociais digitais, o que é o foco deste trabalho. Por meio da netnografia foi feita uma aproximação com o universo estudado e posteriormente foi realizada uma análise de conteúdo das publicações de seis perfis da Região Metropolitana do Recife - PE, na rede social digital Instagram, voltados ao público gordo ou plus size, dos quais foram três perfis individuais e três perfis de coletivo/movimento. Ademais, foi feito recorte temporal das publicações. Após análise, foi possível categorizar as mesmas em: “Indicação de marcas e lojas”; “Looks”; “Saúde”; “Empoderamento e amor próprio”; “Eventos e Mídia”; “Estilo de Vida e Auto Divulgação”; “Engajamento”; “Parceiros”; “Questões Sociais”; “Models e Pessoas Inspiradoras”. A análise do conjunto das publicações de perfis da Região Metropolitana do Recife-PE mostrou que nesta região do estado de Pernambuco - que é um grande produtor de moda-vestuário, também se está acompanhando a tendência de uma pauta nacional e internacional de reivindicações do movimento em prol de uma moda que contemple a valorização de pessoas gordas.
id UFRPE_442d1475d52f7cf7ba72c3c21700973e
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4014
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”.ModaRoupas femininas plus sizeInstagram (Rede social on-line)Análise de conteúdo (Comunicação)Historicamente, as mulheres são as que mais sofrem com padrões estéticos, sendo o padrão de beleza atual dificilmente alcançado pela maioria delas. Neste contexto, o corpo gordo é geralmente associado apenas à doença e pessoas com tais características não são consideradas potencialmente consumidoras, principalmente no mercado de moda. Tendo como resposta a tal cenário, houve o surgimento do movimento plus size, que ganha destaque com o aumento de usuários de redes sociais digitais, o que é o foco deste trabalho. Por meio da netnografia foi feita uma aproximação com o universo estudado e posteriormente foi realizada uma análise de conteúdo das publicações de seis perfis da Região Metropolitana do Recife - PE, na rede social digital Instagram, voltados ao público gordo ou plus size, dos quais foram três perfis individuais e três perfis de coletivo/movimento. Ademais, foi feito recorte temporal das publicações. Após análise, foi possível categorizar as mesmas em: “Indicação de marcas e lojas”; “Looks”; “Saúde”; “Empoderamento e amor próprio”; “Eventos e Mídia”; “Estilo de Vida e Auto Divulgação”; “Engajamento”; “Parceiros”; “Questões Sociais”; “Models e Pessoas Inspiradoras”. A análise do conjunto das publicações de perfis da Região Metropolitana do Recife-PE mostrou que nesta região do estado de Pernambuco - que é um grande produtor de moda-vestuário, também se está acompanhando a tendência de uma pauta nacional e internacional de reivindicações do movimento em prol de uma moda que contemple a valorização de pessoas gordas.Historically, women are the ones who suffer most from aesthetic standards, and the current beauty standard is hardly reached by most of them. In this context, the fat body is generally associated only with the disease and people with such characteristics are not considered potentially consumers, mainly in the Fashion market. In response to such a scenario, there was the emergence of the plus size movement, which stands out with the increase in users of digital social networks, which is the focus of this work. Through netnography, an approximation was made with the universe studied and later a content analysis of the publications of six profiles in the Metropolitan Region of Recife - PE, on the digital social network Instagram, aimed at the fat or plus size public, was carried out. three individual profiles and three collective / movement profiles. In addition, a periodic cut of publications was made. After analysis, it was possible to categorize them into: “Indication of brands and stores”; "Looks"; "Cheers"; “Empowerment and self-love”; "Events and Media"; "Lifestyle and Self-Promotion"; "Engagement"; “Partners”; "Social questions"; “Models and Inspiring People”. The analysis of the set of profile publications in the Metropolitan Region of Recife-PE showed that, in the region of this state - which is a major fashion-clothing producer, the trend of a national and international agenda of demands by the movement in favor of a fashion that contemplates the valorization of fat people.BrasilMelo, Jaqueline Ferreira Holanda dehttp://lattes.cnpq.br/4285115769436827http://lattes.cnpq.br/0639256942534141Silva, Irtes Rodrigues da2023-02-24T18:24:49Z2023-02-24T18:24:49Z2021-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32 f.application/pdfSilva, Irtes Rodrigues da. Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4014porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-02-24T18:25:21Zoai:dspace:123456789/4014Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-02-24T18:25:21Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”.
title Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”.
spellingShingle Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”.
Silva, Irtes Rodrigues da
Moda
Roupas femininas plus size
Instagram (Rede social on-line)
Análise de conteúdo (Comunicação)
title_short Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”.
title_full Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”.
title_fullStr Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”.
title_full_unstemmed Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”.
title_sort Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”.
author Silva, Irtes Rodrigues da
author_facet Silva, Irtes Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de
http://lattes.cnpq.br/4285115769436827
http://lattes.cnpq.br/0639256942534141
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Irtes Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Roupas femininas plus size
Instagram (Rede social on-line)
Análise de conteúdo (Comunicação)
topic Moda
Roupas femininas plus size
Instagram (Rede social on-line)
Análise de conteúdo (Comunicação)
description Historicamente, as mulheres são as que mais sofrem com padrões estéticos, sendo o padrão de beleza atual dificilmente alcançado pela maioria delas. Neste contexto, o corpo gordo é geralmente associado apenas à doença e pessoas com tais características não são consideradas potencialmente consumidoras, principalmente no mercado de moda. Tendo como resposta a tal cenário, houve o surgimento do movimento plus size, que ganha destaque com o aumento de usuários de redes sociais digitais, o que é o foco deste trabalho. Por meio da netnografia foi feita uma aproximação com o universo estudado e posteriormente foi realizada uma análise de conteúdo das publicações de seis perfis da Região Metropolitana do Recife - PE, na rede social digital Instagram, voltados ao público gordo ou plus size, dos quais foram três perfis individuais e três perfis de coletivo/movimento. Ademais, foi feito recorte temporal das publicações. Após análise, foi possível categorizar as mesmas em: “Indicação de marcas e lojas”; “Looks”; “Saúde”; “Empoderamento e amor próprio”; “Eventos e Mídia”; “Estilo de Vida e Auto Divulgação”; “Engajamento”; “Parceiros”; “Questões Sociais”; “Models e Pessoas Inspiradoras”. A análise do conjunto das publicações de perfis da Região Metropolitana do Recife-PE mostrou que nesta região do estado de Pernambuco - que é um grande produtor de moda-vestuário, também se está acompanhando a tendência de uma pauta nacional e internacional de reivindicações do movimento em prol de uma moda que contemple a valorização de pessoas gordas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
2023-02-24T18:24:49Z
2023-02-24T18:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Irtes Rodrigues da. Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4014
identifier_str_mv Silva, Irtes Rodrigues da. Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120139718524928