Lutas na Educação Física escolar: estratégias metodológicas de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelino, Adriano da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4052
Resumo: As lutas caracterizam-se por fazer da cultura corporal do movimento, e sempre esteve presente na vida dos seres humanos desde os primórdios, sendo impossível desvincular seu processo histórico dos povos, considerando as lutas surgem como necessidade dos nossos ancestrais utilizarem-na como forma de ferramenta para conseguir alimento, tratar de métodos de sobrevivência, e proteção dos seus. Nessa perspectiva, em se tratando das lutas como um fenômeno sócio-histórico e cultural, a escola enquanto agente socializador deve desenvolver ou ajudar o indivíduo em seu desenvolvimento social, considerando as diversas culturas existentes. Porém, a instituição também está sujeita a sofrer influência cultural de mecanismos que a regem, caracterizando um daltonismo cultural, e desvinculando-se de sua função social que é, segundo os autores, um lugar de circular, de reinventar, de estimular, de transmitir, de produzir, de praticar as diversas culturas. Para tanto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar nas literaturas norteadoras do ensino em Pernambuco como o conteúdo lutas é sistematizado no ensino médio. Para alcançar tal objetivo foi realizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra como o conteúdo lutas é tratado nas literaturas que norteiam o ensino médio no estado, dialogando com as metodologias críticas, que fornecem subsídios teóricos-metodológicos capazes de superar fatores culturais restritivos e possibilitando o trato do conhecimento acerca das lutas nas aulas de educação física escolar. Para efeito, assim como explica BRASIL (2018) a respeito das lutas como fenômeno cultural, entende-se cultura a partir das manifestações corporais, gestuais, e linguagens que são transmitidas de geração em geração, e que também está constantemente sujeita a modificações, considerando que os indivíduos são responsáveis pelas transformações culturais que acontecem historicamente. Assim, gestos, posturas e expressões faciais são criados, mantidos ou modificados em virtude do homem ser um ser social e viver num contexto cultural. Em conformidade com isso, o que se conhece hoje por Cultura Corporal do Movimento, e mais especificamente as Lutas, se deu a partir do processo de evolução das atividades executadas pelo homem como forma de suprir algumas necessidades biológicas, criando movimentos mais eficazes, relacionados a caça, rituais, festas religiosas, e razões lúdicas. Dentre as razões lúdicas destacavam-se os conteúdos referentes às lutas, que foram ressignificados pela educação física. E no que se refere a esse conteúdo vale ressaltar diversos benefícios fisiológicos e psicológicos, além de poder ser utilizado como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. Conclui-se que as literaturas norteadoras organizam e sistematizam o conteúdo lutas a partir das metodologias de críticas de ensino, possibilitando ao seu ensino-aprendizagem um diálogo com a realidade dos discentes.
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Porém, a instituição também está sujeita a sofrer influência cultural de mecanismos que a regem, caracterizando um daltonismo cultural, e desvinculando-se de sua função social que é, segundo os autores, um lugar de circular, de reinventar, de estimular, de transmitir, de produzir, de praticar as diversas culturas. Para tanto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar nas literaturas norteadoras do ensino em Pernambuco como o conteúdo lutas é sistematizado no ensino médio. Para alcançar tal objetivo foi realizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra como o conteúdo lutas é tratado nas literaturas que norteiam o ensino médio no estado, dialogando com as metodologias críticas, que fornecem subsídios teóricos-metodológicos capazes de superar fatores culturais restritivos e possibilitando o trato do conhecimento acerca das lutas nas aulas de educação física escolar. Para efeito, assim como explica BRASIL (2018) a respeito das lutas como fenômeno cultural, entende-se cultura a partir das manifestações corporais, gestuais, e linguagens que são transmitidas de geração em geração, e que também está constantemente sujeita a modificações, considerando que os indivíduos são responsáveis pelas transformações culturais que acontecem historicamente. Assim, gestos, posturas e expressões faciais são criados, mantidos ou modificados em virtude do homem ser um ser social e viver num contexto cultural. Em conformidade com isso, o que se conhece hoje por Cultura Corporal do Movimento, e mais especificamente as Lutas, se deu a partir do processo de evolução das atividades executadas pelo homem como forma de suprir algumas necessidades biológicas, criando movimentos mais eficazes, relacionados a caça, rituais, festas religiosas, e razões lúdicas. Dentre as razões lúdicas destacavam-se os conteúdos referentes às lutas, que foram ressignificados pela educação física. E no que se refere a esse conteúdo vale ressaltar diversos benefícios fisiológicos e psicológicos, além de poder ser utilizado como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. Conclui-se que as literaturas norteadoras organizam e sistematizam o conteúdo lutas a partir das metodologias de críticas de ensino, possibilitando ao seu ensino-aprendizagem um diálogo com a realidade dos discentes.The struggles are characterized by making the body culture of the movement, and it has always been present in the lives of human beings since the beginning, being impossible to detach its historical process from the peoples, considering the struggles arise as a need for our ancestors to use it as a way of tool for getting food, dealing with survival methods, and protecting your own. From this perspective, when dealing with struggles as a socio-historical and cultural phenomenon, the school as a socializing agent must develop or help the individual in his social development, considering the different existing cultures. However, the institution is also subject to the cultural influence of the mechanisms that govern it, characterizing a cultural color blindness, and detaching itself from its social function, which is, according to the authors, a place to circulate, to reinvent, to stimulate, to transmit. , to produce, to practice the different cultures. Therefore, the present work aims to analyze in the guiding literatures of teaching in Pernambuco how the content Fights is systematized in high school. To achieve this objective, a literature review study was carried out. The theoretical contribution used shows us how the content of struggles is treated in the literature that guides high school education in the state, dialoguing with critical methodologies, which provide theoretical-methodological subsidies capable of overcoming restrictive cultural factors and enabling the treatment of knowledge about struggles in school physical education classes. For this purpose, as BRASIL (2018) explains about struggles as a cultural phenomenon, culture is understood from the body, gestures, and languages that are transmitted from generation to generation, and which is also constantly subject to changes, considering that individuals are responsible for the cultural transformations that take place historically. Thus, gestures, postures and facial expressions are created, maintained or modified by virtue of man being a social being and living in a cultural context. In accordance with this, what is known today as Corporal Culture of the Movement, and more specifically the Fights, took place from the process of evolution of activities performed by man as a way to meet some biological needs, creating more effective movements, related to hunting, rituals, religious festivals, and recreational reasons. Among the playful reasons, the contents referring to the fights stood out, which were re-signified by physical education. And with regard to this content, it is worth mentioning several physiological and psychological benefits, in addition to being used as an instrument of communication, expression, leisure and culture. It is concluded that the guiding literatures organize and systematize the content struggles from the methodologies of teaching criticism, enabling a dialogue with the students' reality for their teaching-learning.BrasilCosta, Marcos André Nuneshttp://lattes.cnpq.br/6916060731938373http://lattes.cnpq.br/2739394540779281Avelino, Adriano da Silva2023-03-02T17:29:41Z2023-03-02T17:29:41Z2022-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfAvelino, Adriano da Silva. Lutas na Educação Física escolar: estratégias metodológicas de ensino. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4052porAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-02T17:29:49Zoai:dspace:123456789/4052Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-02T17:29:49Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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