Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Gercivania da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/817
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção da temática ambiental no curso de Licenciatura em Pedagogia na UAG – UFRPE. Pesquisas realizadas na área da percepção ambiental são importantes para o desenvolvimentos de várias ações, estando relacionadas com a consciência e o modo de vida do indivíduo. Vale ressaltar que, em favor da conservação e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ainda existe uma grande deficiência em ações de incentivo para as pessoas, em especial para os que dependem dos recursos oferecidos pela Natureza para garantir a sua sobrevivência. O Ensino da Educação Ambiental (EA) aparece nos PCN como sendo um tema transversal, estando presente nas demais disciplinas. A prática da EA em escolas, dependendo do olhar do professor, coordenador e gestor, é tratada de modo aleatório, isso em decorrência da falta de incentivo ou por considerarem que os conteúdos de uma determinada disciplina não contemple assuntos de EA. A pesquisa realizada é considerada exploratória, como também pode ser classificada como estudo de caso. Para a obtenção de dados, foram aplicados questionários a discentes do segundo e oitavo período e a docentes que ministram aula no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao analisar a Percepção da Educação Ambiental entre Docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, constatamos que eles correlacionaram a dois fatores importantes, a corresponsabilidade e a construção de valores, como sendo parte primordial na construção de saberes de temas ambientais na educação. Ao analisamos os dados dos discentes, verificamos que o conceito de EA varia entre o segundo e o oitavo períodos.
id UFRPE_4d43d789c21f8b5ab849613df70ff445
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/817
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em PedagogiaEducação ambientalMeio ambiente - EducaçãoPrática de ensinoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção da temática ambiental no curso de Licenciatura em Pedagogia na UAG – UFRPE. Pesquisas realizadas na área da percepção ambiental são importantes para o desenvolvimentos de várias ações, estando relacionadas com a consciência e o modo de vida do indivíduo. Vale ressaltar que, em favor da conservação e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ainda existe uma grande deficiência em ações de incentivo para as pessoas, em especial para os que dependem dos recursos oferecidos pela Natureza para garantir a sua sobrevivência. O Ensino da Educação Ambiental (EA) aparece nos PCN como sendo um tema transversal, estando presente nas demais disciplinas. A prática da EA em escolas, dependendo do olhar do professor, coordenador e gestor, é tratada de modo aleatório, isso em decorrência da falta de incentivo ou por considerarem que os conteúdos de uma determinada disciplina não contemple assuntos de EA. A pesquisa realizada é considerada exploratória, como também pode ser classificada como estudo de caso. Para a obtenção de dados, foram aplicados questionários a discentes do segundo e oitavo período e a docentes que ministram aula no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao analisar a Percepção da Educação Ambiental entre Docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, constatamos que eles correlacionaram a dois fatores importantes, a corresponsabilidade e a construção de valores, como sendo parte primordial na construção de saberes de temas ambientais na educação. Ao analisamos os dados dos discentes, verificamos que o conceito de EA varia entre o segundo e o oitavo períodos.This research had as objective to analyze the perception of the environmental theme in the course of Degree in Pedagogy at UAG - UFRPE. Researches in the area of environmental perception are important for the development of various actions, being related to the consciousness and the way of life of the individual. It is worth mentioning that, in favor of conservation and preservation of the environment and natural resources, there is still a great lack of incentive actions for people, especially those who depend on the resources offered by Nature to ensure their survival. The Teaching of Environmental Education (EA) appears in the NCPs as a cross-cutting theme, being present in the other disciplines. The practice of EA in schools, depending on the teacher's, coordinator's and manager's view, is treated in a random way, due to the lack of incentive or because they consider that the contents of a particular discipline does not contemplate subjects of EE. The research performed is considered exploratory, but can also be classified as a case study. To obtain data, questionnaires were applied to students of the second and eighth period and to teachers who teach a course in the Degree in Pedagogy. When analyzing the Perception of Environmental Education among Teachers of the Degree in Pedagogy, we verified that they correlated to two important factors, co-responsibility and the construction of values, as being a primordial part in the construction of knowledge of environmental themes in education. When analyzing the data of the students, we verified that the concept of AE varies between the second and the eighth periods.BrasilSouza Júnior, Cláudio Galvão dehttp://buscacv.cnpq.br/buscacv/#/espelho?nro_id_cnpq_cp_s=2995263773812680http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784727E7Silva, Maria Gercivania da2019-03-18T17:28:46Z2019-03-18T17:28:46Z2018-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfSILVA, Maria Gercivania da. Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2018. 43 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/817porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:10:39Zoai:dspace:123456789/817Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:10:39Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia
title Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia
spellingShingle Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Silva, Maria Gercivania da
Educação ambiental
Meio ambiente - Educação
Prática de ensino
title_short Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia
title_full Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia
title_fullStr Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia
title_full_unstemmed Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia
title_sort Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia
author Silva, Maria Gercivania da
author_facet Silva, Maria Gercivania da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Júnior, Cláudio Galvão de
http://buscacv.cnpq.br/buscacv/#/espelho?nro_id_cnpq_cp_s=2995263773812680
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784727E7
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Gercivania da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Meio ambiente - Educação
Prática de ensino
topic Educação ambiental
Meio ambiente - Educação
Prática de ensino
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção da temática ambiental no curso de Licenciatura em Pedagogia na UAG – UFRPE. Pesquisas realizadas na área da percepção ambiental são importantes para o desenvolvimentos de várias ações, estando relacionadas com a consciência e o modo de vida do indivíduo. Vale ressaltar que, em favor da conservação e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ainda existe uma grande deficiência em ações de incentivo para as pessoas, em especial para os que dependem dos recursos oferecidos pela Natureza para garantir a sua sobrevivência. O Ensino da Educação Ambiental (EA) aparece nos PCN como sendo um tema transversal, estando presente nas demais disciplinas. A prática da EA em escolas, dependendo do olhar do professor, coordenador e gestor, é tratada de modo aleatório, isso em decorrência da falta de incentivo ou por considerarem que os conteúdos de uma determinada disciplina não contemple assuntos de EA. A pesquisa realizada é considerada exploratória, como também pode ser classificada como estudo de caso. Para a obtenção de dados, foram aplicados questionários a discentes do segundo e oitavo período e a docentes que ministram aula no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao analisar a Percepção da Educação Ambiental entre Docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, constatamos que eles correlacionaram a dois fatores importantes, a corresponsabilidade e a construção de valores, como sendo parte primordial na construção de saberes de temas ambientais na educação. Ao analisamos os dados dos discentes, verificamos que o conceito de EA varia entre o segundo e o oitavo períodos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
2019-03-18T17:28:46Z
2019-03-18T17:28:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Gercivania da. Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2018. 43 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/817
identifier_str_mv SILVA, Maria Gercivania da. Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2018. 43 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277154129608704