Desafios dos pedagogos para atuar em unidades prisionais: revisitando a literatura acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo, Taís Melo da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/726
Resumo: A educação em unidades prisionais ainda reflete um construto histórico sombrio que permeia este espaço, e que muitas vezes, termina por inibir ou coagir os profissionais que podem atuar neles, existem de fato, diversos problemas que só corroboram cada vez mais para a sucumbência do sistema prisional brasileiro, e apesar da legitimação e obrigatoriedade da oferta de educação em estabelecimentos penais, ao lançarmos um olhar para esta, nos deparamos com um universo ainda limitado, tanto quanto as demais ações direcionadas as unidades prisionais bem como para o sistema educacional brasileiro. Portanto, é necessário desvelar cada vez mais os processos inerentes às unidades prisionais, e neste caso, ir mais afinco no que compete a oferta de educação e a formação dos professores, e mais especificamente de pedagogos que atuam nestes espaços. As discussões que se tem proposto nesta pesquisa, correspondem à necessidade de conhecer e apresentar um dos espaços de atuação do pedagogo que não é tão convencional, que neste caso, refere-se a sua atuação em unidades prisionais. Para tanto, propõe-se enquanto objetivo geral: analisar a trajetória e desafios da educação nas prisões sob o recorte da formação docente; e específicos: apresentar os principais marcos legais da educação nas prisões no Brasil e realizar um levantamento sistemático em plataformas virtuais de: artigos científicos publicados em anais, periódicos e revistas, assim como monografias, teses e dissertações que apresentassem enquanto objeto de pesquisa o pedagogo e sua atuação em unidades prisionais. Esta é uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, o instrumento utilizado para coleta de dados foi o levantamento de registros escritos, analisados sob o viés da análise conteúdo. Foram identificados e analisados 34 documentos entre oficiais e pesquisas acadêmicas, que assinalaram a necessidade de dialogicidade entre o que se necessita na realidade educacional prisional e os cursos de formação inicial e continuada, bem como das políticas públicas de formação e educação nas prisões.
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As discussões que se tem proposto nesta pesquisa, correspondem à necessidade de conhecer e apresentar um dos espaços de atuação do pedagogo que não é tão convencional, que neste caso, refere-se a sua atuação em unidades prisionais. Para tanto, propõe-se enquanto objetivo geral: analisar a trajetória e desafios da educação nas prisões sob o recorte da formação docente; e específicos: apresentar os principais marcos legais da educação nas prisões no Brasil e realizar um levantamento sistemático em plataformas virtuais de: artigos científicos publicados em anais, periódicos e revistas, assim como monografias, teses e dissertações que apresentassem enquanto objeto de pesquisa o pedagogo e sua atuação em unidades prisionais. Esta é uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, o instrumento utilizado para coleta de dados foi o levantamento de registros escritos, analisados sob o viés da análise conteúdo. Foram identificados e analisados 34 documentos entre oficiais e pesquisas acadêmicas, que assinalaram a necessidade de dialogicidade entre o que se necessita na realidade educacional prisional e os cursos de formação inicial e continuada, bem como das políticas públicas de formação e educação nas prisões.The education in prison units still reflects a dark historical construct that permeates this space, and that often ends up inhibiting or coagulating the professionals that can act in them, there are in fact, several problems that only corroborate more and more for the succumbency of the system Brazilian prisons, and despite the legitimacy and obligatoriness of the offer of education in penal establishments, as we look at this, we are faced with a universe still limited, as much as the other actions directed at the prison units as well as the Brazilian educational system. Therefore, it is necessary to unveil more and more the processes inherent in the prison units, and in this case, to go more closely in what concerns the offer of education and the training of teachers, and more specifically of pedagogues that work in these spaces. The discussions that have been proposed in this research correspond to the need to know and present one of the spaces of action of the pedagogue that is not so conventional, that in this case, refers to its performance in prison units. To this end, it is proposed as a general objective: to analyze the trajectory and challenges of education in prisons under the teacher training curriculum; and specific: present the main legal frameworks of education in prisons in Brazil and carry out a systematic survey on virtual platforms of: scientific articles published in annals, periodicals and magazines, as well as monographs, theses and dissertations that present as pedagogical object and their performance in prison units. This is a documentary research, with qualitative and quantitative approach, the instrument used for data collection was the collection of written records, analyzed under the bias of the content analysis. thirty - four documents between officials and academic research were identified and analyzed, which pointed out the need for a dialogue between what is needed in the prison educational reality and the initial and continuing training courses, as well as the public education and prisons education policies.BrasilAlencar, Anderson Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/4399468575211976http://lattes.cnpq.br/9517716593738845Leonardo, Taís Melo da Silva2019-02-08T13:07:54Z2019-02-08T13:07:54Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85 f.application/pdfLEONARDO, Taís Melo da Silva. Desafios dos pedagogos para atuar em unidades prisionais: revisitando a literatura acadêmica. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/726poropenAccessAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessopenAccessopenAccessopenAccessopenAccessopenAccessopenAccessopenAccessopenAccessopenAccessopenAccessopenAccessAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessopenAccessopenAccessAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessopenAccessopenAccessAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T18:57:02Zoai:dspace:123456789/726Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T18:57:02Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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