A construção da profissionalidade dos administradores em questão: uma reflexão sobre vagas na área administrativa em concursos públicos e o papel do conselho profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5231 |
Resumo: | É comum haver graduados em diferentes áreas atuando nos campos da Administração, inclusive em cargos públicos, comprometendo a construção da profissionalidade dos administradores, visto que esta contempla um conjunto de elementos que promovem o desenvolvimento e o reconhecimento social de uma profissão. Diante disso, a presente pesquisa objetivou analisar o papel do Conselho Federal de Administração (CFA) e do Conselho Regional de Administração em Pernambuco (CRA-PE) na construção da profissionalidade dos administradores no âmbito dos concursos públicos realizados na Região Nordeste no ano de 2022. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, classificando-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, cujos dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, foram identificados três editais de concursos públicos que admitiam a inscrição de candidatos de qualquer área de nível superior para cargos específicos dos campos da Administração. No que tange à verificação dos elementos da profissionalidade nos regimentos internos do CFA e do CRA-PE, constatou-se que esses documentos sinalizam a preocupação com a especificidade da função nos campos da Administração, bem como apresentam diretrizes relacionadas ao saber específico, ao poder de decisão e à pertença ao corpo coletivo. Todavia, não foram identificadas, nos documentos analisados, normativas diretamente relacionadas à orientação e à fiscalização de concursos públicos no que diz respeito a cargos cujas atribuições são da área de Administração. Tal lacuna compromete o fortalecimento da classe dos administradores e, consequentemente, a sua profissionalidade. |
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