Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gleydson Patricio de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Matias, Marcelo Pereira
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4596
Resumo: No presente trabalho trataremos de um modelo de metodologia ativa utilizado para o ensino de astronomia, especialmente para o caso das fases da Lua. Também foi analisado como valer-se do método para obter melhores resultados no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que as metodologias ativas constituem uma possibilidade aos métodos tradicionais reconhecidos pelo processo substancialmente transmissivo em que o docente é o centro do processo. Isto foi realizado através de uma proposta metodológica tem com público alvo o 2º ano do ensino médio e foi experimentada a partir de oficina como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. A abordagem aqui apresentada está pautada na compreensão contemporânea da ciência, através da observação, investigação e prática em que buscamos por meio da ludicidade tornar o ensino da Astronomia mais atraente, prazeroso e significativo aos nossos estudantes.
id UFRPE_4e5d43666cba259cc7ef5c795f2792d6
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4596
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da luaAstronomiaAprendizagem ativaLuaNo presente trabalho trataremos de um modelo de metodologia ativa utilizado para o ensino de astronomia, especialmente para o caso das fases da Lua. Também foi analisado como valer-se do método para obter melhores resultados no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que as metodologias ativas constituem uma possibilidade aos métodos tradicionais reconhecidos pelo processo substancialmente transmissivo em que o docente é o centro do processo. Isto foi realizado através de uma proposta metodológica tem com público alvo o 2º ano do ensino médio e foi experimentada a partir de oficina como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. A abordagem aqui apresentada está pautada na compreensão contemporânea da ciência, através da observação, investigação e prática em que buscamos por meio da ludicidade tornar o ensino da Astronomia mais atraente, prazeroso e significativo aos nossos estudantes.In the present work we will deal with an active methodology model used for the teaching of astronomy, especially for the moon phases. It was also analyzed how to use the method to obtain better results in the performance of the teaching-learning process. Given that active methodologies are a possibility for traditional methods recognized by the substantially transmissive process in which the teacher is the center of the process. This was accomplished through a methodological proposal that targets the 2nd year of high school and was experienced from a workshop as a tool in the teaching process learning the contents. The approach presented here is based on the contemporary understanding of science, through observation, research and practice in which we seek through the ludicity to make the teaching of Astronomy more attractive, pleasurable and meaningful to our students.BrasilTenório, Alexandro Cardosohttp://lattes.cnpq.br/1749867373338081http://lattes.cnpq.br/7891673760826772http://lattes.cnpq.br/6169033174942344Silva, Gleydson Patricio de SouzaMatias, Marcelo Pereira2023-05-31T18:15:09Z2023-05-31T18:15:09Z2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfSILVA, Gleydson Patricio de Souza; MATIAS, Marcelo Pereira. Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4596porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-31T18:15:09Zoai:dspace:123456789/4596Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-31T18:15:09Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua
title Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua
spellingShingle Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua
Silva, Gleydson Patricio de Souza
Astronomia
Aprendizagem ativa
Lua
title_short Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua
title_full Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua
title_fullStr Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua
title_full_unstemmed Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua
title_sort Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua
author Silva, Gleydson Patricio de Souza
author_facet Silva, Gleydson Patricio de Souza
Matias, Marcelo Pereira
author_role author
author2 Matias, Marcelo Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tenório, Alexandro Cardoso
http://lattes.cnpq.br/1749867373338081
http://lattes.cnpq.br/7891673760826772
http://lattes.cnpq.br/6169033174942344
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gleydson Patricio de Souza
Matias, Marcelo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Aprendizagem ativa
Lua
topic Astronomia
Aprendizagem ativa
Lua
description No presente trabalho trataremos de um modelo de metodologia ativa utilizado para o ensino de astronomia, especialmente para o caso das fases da Lua. Também foi analisado como valer-se do método para obter melhores resultados no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que as metodologias ativas constituem uma possibilidade aos métodos tradicionais reconhecidos pelo processo substancialmente transmissivo em que o docente é o centro do processo. Isto foi realizado através de uma proposta metodológica tem com público alvo o 2º ano do ensino médio e foi experimentada a partir de oficina como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. A abordagem aqui apresentada está pautada na compreensão contemporânea da ciência, através da observação, investigação e prática em que buscamos por meio da ludicidade tornar o ensino da Astronomia mais atraente, prazeroso e significativo aos nossos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
2023-05-31T18:15:09Z
2023-05-31T18:15:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gleydson Patricio de Souza; MATIAS, Marcelo Pereira. Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4596
identifier_str_mv SILVA, Gleydson Patricio de Souza; MATIAS, Marcelo Pereira. Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1798417314058600448