Representações da infância em quatro contos de Silvina Ocampo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5027 |
Resumo: | As representações de infância trazidas por Silvina Ocampo são como uma verdadeira metamorfose para a literatura argentina e fantástica do século XX, principalmente no que se refere às características psicanalíticas que normalmente estão associadas a essa etapa da vida. A autora, ao dar protagonismo e voz a personagens que são comumente colocados em segundo plano pela sociedade e pelo universo literário, como é o caso da criança, dá liberdade para que assim possam expressar seus sentimentos e sua personalidade por um ponto de vista próprio e não secundário. É através da utilização desses personagens que Ocampo encontra um canal ideal para propor à sociedade uma reflexão sobre si e o meio que se está inserido, utilizando o fantástico para evidenciar essas questões, principalmente a desmistificação da ideia clássica que se tem sobre estes pequenos seres. Para tanto, o corpus que serviu de base para a análise é constituído dos contos “Esperanza en flores”; “El retrato mal hecho”; “La siesta en el cedro” e “El vendedor de estátuas", da escritora argentina . Os autores que serviram de suporte teórico para este trabalho foram Todorov(2008), Campra(2008), Ceserani(2006), Roas (2011), com suas conceituações sobre o fantástico. Para a análise mais específica, voltada à infância e suas representações, trouxemos autores como Ariès(1981); Barbosa(2015); Bettelheim(2002); Molloy(1978), dentre outros. |
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Representações da infância em quatro contos de Silvina Ocampo.Literatura argentinaLiteratura fantásticaPsicanálise e literaturaInfância na literaturaOcampo, Silvina, 1903-1993As representações de infância trazidas por Silvina Ocampo são como uma verdadeira metamorfose para a literatura argentina e fantástica do século XX, principalmente no que se refere às características psicanalíticas que normalmente estão associadas a essa etapa da vida. A autora, ao dar protagonismo e voz a personagens que são comumente colocados em segundo plano pela sociedade e pelo universo literário, como é o caso da criança, dá liberdade para que assim possam expressar seus sentimentos e sua personalidade por um ponto de vista próprio e não secundário. É através da utilização desses personagens que Ocampo encontra um canal ideal para propor à sociedade uma reflexão sobre si e o meio que se está inserido, utilizando o fantástico para evidenciar essas questões, principalmente a desmistificação da ideia clássica que se tem sobre estes pequenos seres. Para tanto, o corpus que serviu de base para a análise é constituído dos contos “Esperanza en flores”; “El retrato mal hecho”; “La siesta en el cedro” e “El vendedor de estátuas", da escritora argentina . Os autores que serviram de suporte teórico para este trabalho foram Todorov(2008), Campra(2008), Ceserani(2006), Roas (2011), com suas conceituações sobre o fantástico. Para a análise mais específica, voltada à infância e suas representações, trouxemos autores como Ariès(1981); Barbosa(2015); Bettelheim(2002); Molloy(1978), dentre outros.Las representaciones de la infancia que trae Silvina Ocampo, son como uma verdadera metamorfosis para la literatura fantástica y argentina del siglo XX, principalmente en lo que se refiere a las características psicoanalíticas que normalmente se asocian a esta etapa de la vida. La autora, al dar protagonismo y voz a personajes comúnmente puestos en segundo plano por la sociedad y el universo literario, como es el caso de los niños, da a estos libertad para que puedan expresar sus sentimientos y su personalidad, a través de um punto de vista propio, y no secundario. Es a través del uso de estos personajes que Ocampo encuentra un cauce ideal para proponer a la sociedad una reflexión sobre sí mismo y el entorno en el que se inserta, utilizando lo fantástico para resaltar estos temas, principalmente la desmitificación de la idea clásica que se tiene sobre estos pequeños seres. Por tanto, el corpus que sirvió de base para el análisis está formado por los cuentos “Esperanza en flores”; “El mal retrato”; “La siesta en el cedro” y “El vendedor de estatuas”, de la escritora argentina. Los autores que sirvieron de soporte teórico a este trabajo fueron Todorov(2008), Campra(2008), Ceserani(2006), Roas (2011), con sus conceptualizaciones sobre el fantástico. Para un análisis más específico, centrado en la infancia y SUS representaciones, trajimos a autores como Ariès (1981); Barbosa (2015); Bettelheim (2002); Molloy (1978), entre otros.BrasilMoreno, Amanda Brandão Araújohttp://lattes.cnpq.br/0331081342654028http://lattes.cnpq.br/0149408155954168Conceição, Cinthia Maria Tenório da2023-09-15T17:58:19Z2023-09-15T17:58:19Z2023-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis22 f.application/pdfCONCEIÇÃO, Cinthia Maria Tenório da. Representações da infância em quatro contos de Silvina Ocampo. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5027porAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-09-15T17:59:13Zoai:dspace:123456789/5027Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-09-15T17:59:13Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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