O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geanne Maria da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro, Josilene Alves
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2823
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Quando as TICs são atreladas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) trazem inúmeros benefícios aos seus usuários, visto que essas novas tecnologias são oportunidades dos alunos atendidos nas salas de AEE desenvolverem suas capacidades e habilidades. Assim, busca-se através desta pesquisa questionar quais as maiores dificuldades encontradas pelos professores dentro do Atendimento Educacional Especializado com relação ao uso das TICs? Com isso, o presente artigo tem o objetivo principal de investigar o uso das TICs dentro do AEE, tendo em vista seus benefícios para o processo do ensino e aprendizagem. Para isso, esta pesquisa tem como objetivos específicos: refletir sobre a importância do uso de recursos tecnológicos para melhorar o atendimento na modalidade de ensino de Educação Especial; analisar o uso das TICs no Atendimento Educacional Especializado; e identificar as dificuldades dos professores em relação ao uso das TICs no AEE. Essa pesquisa apresentou em sua metodologia uma abordagem qualitativa, com natureza exploratória e baseada em uma revisão bibliográfica, com base em produções científicas publicadas entre os anos de 2010 a 2021, no Portal Periódicos CAPES. A partir da análise dos artigos selecionados, os resultados mostram a importância do uso das TICs no AEE. Para que essas ferramentas tecnológicas sejam utilizadas de modo eficaz é necessário que haja uma infraestrutura adequada, materiais de qualidade e profissionais qualificados. Desta forma, as TICs como ferramentas pedagógicas no AEE devem ser incorporados na prática pedagógica docente. Por outro lado, também é necessário que os governos municipais e
id UFRPE_59411021c8a5f4fd16937802bba0371d
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2823
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializadoTecnologia da informaçãoEducação especialPrática pedagógicaAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Quando as TICs são atreladas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) trazem inúmeros benefícios aos seus usuários, visto que essas novas tecnologias são oportunidades dos alunos atendidos nas salas de AEE desenvolverem suas capacidades e habilidades. Assim, busca-se através desta pesquisa questionar quais as maiores dificuldades encontradas pelos professores dentro do Atendimento Educacional Especializado com relação ao uso das TICs? Com isso, o presente artigo tem o objetivo principal de investigar o uso das TICs dentro do AEE, tendo em vista seus benefícios para o processo do ensino e aprendizagem. Para isso, esta pesquisa tem como objetivos específicos: refletir sobre a importância do uso de recursos tecnológicos para melhorar o atendimento na modalidade de ensino de Educação Especial; analisar o uso das TICs no Atendimento Educacional Especializado; e identificar as dificuldades dos professores em relação ao uso das TICs no AEE. Essa pesquisa apresentou em sua metodologia uma abordagem qualitativa, com natureza exploratória e baseada em uma revisão bibliográfica, com base em produções científicas publicadas entre os anos de 2010 a 2021, no Portal Periódicos CAPES. A partir da análise dos artigos selecionados, os resultados mostram a importância do uso das TICs no AEE. Para que essas ferramentas tecnológicas sejam utilizadas de modo eficaz é necessário que haja uma infraestrutura adequada, materiais de qualidade e profissionais qualificados. Desta forma, as TICs como ferramentas pedagógicas no AEE devem ser incorporados na prática pedagógica docente. Por outro lado, também é necessário que os governos municipais eBrasilJulião, Erika Carla Vieira de Matoshttp://lattes.cnpq.br/5053629056295085http://lattes.cnpq.br/0875670090379810Silva, Geanne Maria daMonteiro, Josilene Alves2022-04-04T14:20:56Z2022-04-04T14:20:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis16 f.application/pdfSILVA, Geanne Maria da; MONTEIRO, Josilene Alves. O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2823porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-03T15:23:15Zoai:dspace:123456789/2823Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-03T15:23:15Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado
title O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado
spellingShingle O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado
Silva, Geanne Maria da
Tecnologia da informação
Educação especial
Prática pedagógica
title_short O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado
title_full O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado
title_fullStr O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado
title_full_unstemmed O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado
title_sort O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado
author Silva, Geanne Maria da
author_facet Silva, Geanne Maria da
Monteiro, Josilene Alves
author_role author
author2 Monteiro, Josilene Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Julião, Erika Carla Vieira de Matos
http://lattes.cnpq.br/5053629056295085
http://lattes.cnpq.br/0875670090379810
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geanne Maria da
Monteiro, Josilene Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Educação especial
Prática pedagógica
topic Tecnologia da informação
Educação especial
Prática pedagógica
description As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Quando as TICs são atreladas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) trazem inúmeros benefícios aos seus usuários, visto que essas novas tecnologias são oportunidades dos alunos atendidos nas salas de AEE desenvolverem suas capacidades e habilidades. Assim, busca-se através desta pesquisa questionar quais as maiores dificuldades encontradas pelos professores dentro do Atendimento Educacional Especializado com relação ao uso das TICs? Com isso, o presente artigo tem o objetivo principal de investigar o uso das TICs dentro do AEE, tendo em vista seus benefícios para o processo do ensino e aprendizagem. Para isso, esta pesquisa tem como objetivos específicos: refletir sobre a importância do uso de recursos tecnológicos para melhorar o atendimento na modalidade de ensino de Educação Especial; analisar o uso das TICs no Atendimento Educacional Especializado; e identificar as dificuldades dos professores em relação ao uso das TICs no AEE. Essa pesquisa apresentou em sua metodologia uma abordagem qualitativa, com natureza exploratória e baseada em uma revisão bibliográfica, com base em produções científicas publicadas entre os anos de 2010 a 2021, no Portal Periódicos CAPES. A partir da análise dos artigos selecionados, os resultados mostram a importância do uso das TICs no AEE. Para que essas ferramentas tecnológicas sejam utilizadas de modo eficaz é necessário que haja uma infraestrutura adequada, materiais de qualidade e profissionais qualificados. Desta forma, as TICs como ferramentas pedagógicas no AEE devem ser incorporados na prática pedagógica docente. Por outro lado, também é necessário que os governos municipais e
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-04T14:20:56Z
2022-04-04T14:20:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Geanne Maria da; MONTEIRO, Josilene Alves. O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2823
identifier_str_mv SILVA, Geanne Maria da; MONTEIRO, Josilene Alves. O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277147552940032