Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Praxedes, Jamerson Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4687
Resumo: Este trabalho traz um novo olhar sobre a discussão do ensino de artes brasileira, em destaque, à arte indígena, considerada como origem da arte nacional (DARCY RIBEIRO, 1986). As artes, ainda hoje, são negligenciadas em livros ou em museus. Nesse contexto, esta pesquisa tem como questão investigativa: como explorar um artefato indígena, especificamente, o Observatório Solar Indígena – OSI, no ensino de arte indígena em um museu? Nosso objetivo geral consiste em “elaborar uma proposta de ensino não formal de artes para os monitores da área de Astronomia do Museu Espaço Ciência a partir de um olhar artístico sobre o Observatório Solar Indígena”. Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre o conceito de arte dos povos índios, a partir de autores como Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) e Darcy Ribeiro (1986); e do uso da arte indígena no ensino de artes, em Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) e Berta Ribeiro (1989). Além disso, identificamos aspectos artísticos no OSI, que podem ser adotados no ensino de arte índia. A pesquisa metodológica adotada neste trabalho é do tipo qualitativa, que tem como fator principal examinar o objeto de estudo (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Entre os principais resultados, destacamos que o Observatório é um instrumento prático usado como calendário, contudo apresenta uma estrutura ímpar da cultura Guarani, podendo assim, ser apreciado como um objeto tecnológico, como normalmente acontece em um museu de ciências, mas também, pode ser definido como arte indígena, como um cocar, as cerâmicas, os grafismos, entre outros.
id UFRPE_5dff5b16372ddab2839e8a641e2f17c8
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4687
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígenaArte indígenaObservatóriosArteEnsinoEste trabalho traz um novo olhar sobre a discussão do ensino de artes brasileira, em destaque, à arte indígena, considerada como origem da arte nacional (DARCY RIBEIRO, 1986). As artes, ainda hoje, são negligenciadas em livros ou em museus. Nesse contexto, esta pesquisa tem como questão investigativa: como explorar um artefato indígena, especificamente, o Observatório Solar Indígena – OSI, no ensino de arte indígena em um museu? Nosso objetivo geral consiste em “elaborar uma proposta de ensino não formal de artes para os monitores da área de Astronomia do Museu Espaço Ciência a partir de um olhar artístico sobre o Observatório Solar Indígena”. Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre o conceito de arte dos povos índios, a partir de autores como Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) e Darcy Ribeiro (1986); e do uso da arte indígena no ensino de artes, em Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) e Berta Ribeiro (1989). Além disso, identificamos aspectos artísticos no OSI, que podem ser adotados no ensino de arte índia. A pesquisa metodológica adotada neste trabalho é do tipo qualitativa, que tem como fator principal examinar o objeto de estudo (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Entre os principais resultados, destacamos que o Observatório é um instrumento prático usado como calendário, contudo apresenta uma estrutura ímpar da cultura Guarani, podendo assim, ser apreciado como um objeto tecnológico, como normalmente acontece em um museu de ciências, mas também, pode ser definido como arte indígena, como um cocar, as cerâmicas, os grafismos, entre outros.This work brings a new look at the discussion of Brazilian art teaching, in particular, indigenous art, considered as the origin of national art (DARCY RIBEIRO, 1986). The arts even today are neglected in books or museums. In this context, this research has as its investigative question: how to explore an indigenous artifact, specifically, the Indigenous Solar Observatory - OSI, in teaching indigenous art in a museum? Our general objective is to “elaborate a non-formal art teaching proposal for the Astronomy area monitors of the Espaço Ciência Museum from an artistic perspective on the Indigenous Solar Observatory”. To this end, we conducted theoretical studies on the concept of art of Indian peoples, from authors such as Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) and Darcy Ribeiro (1986); and the use of indigenous art in arts education, in Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) and Berta Ribeiro (1989). In addition, we have identified artistic aspects in OSI that can be adopted in Indian art teaching. The methodological research adopted in this work is qualitative, whose main factor is to examine the object of study (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Among the main results, we point out that the Observatory is a practical instrument used as a calendar, but it has a unique structure of Guarani culture, so it can be appreciated as a technological object, as usually happens in a science museum, but it can also be defined as indigenous art, as a headdress, ceramics, graphics, among others.BrasilMelo, Énery Gislayne de Sousahttp://lattes.cnpq.br/6779751158110343http://lattes.cnpq.br/2653085378828449Praxedes, Jamerson Lopes2023-06-27T23:05:01Z2023-06-27T23:05:01Z2019-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfPRAXEDES, Jamerson Lopes. Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4687porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-27T23:05:14Zoai:dspace:123456789/4687Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-27T23:05:14Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
title Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
spellingShingle Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
Praxedes, Jamerson Lopes
Arte indígena
Observatórios
Arte
Ensino
title_short Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
title_full Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
title_fullStr Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
title_full_unstemmed Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
title_sort Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
author Praxedes, Jamerson Lopes
author_facet Praxedes, Jamerson Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Énery Gislayne de Sousa
http://lattes.cnpq.br/6779751158110343
http://lattes.cnpq.br/2653085378828449
dc.contributor.author.fl_str_mv Praxedes, Jamerson Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Arte indígena
Observatórios
Arte
Ensino
topic Arte indígena
Observatórios
Arte
Ensino
description Este trabalho traz um novo olhar sobre a discussão do ensino de artes brasileira, em destaque, à arte indígena, considerada como origem da arte nacional (DARCY RIBEIRO, 1986). As artes, ainda hoje, são negligenciadas em livros ou em museus. Nesse contexto, esta pesquisa tem como questão investigativa: como explorar um artefato indígena, especificamente, o Observatório Solar Indígena – OSI, no ensino de arte indígena em um museu? Nosso objetivo geral consiste em “elaborar uma proposta de ensino não formal de artes para os monitores da área de Astronomia do Museu Espaço Ciência a partir de um olhar artístico sobre o Observatório Solar Indígena”. Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre o conceito de arte dos povos índios, a partir de autores como Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) e Darcy Ribeiro (1986); e do uso da arte indígena no ensino de artes, em Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) e Berta Ribeiro (1989). Além disso, identificamos aspectos artísticos no OSI, que podem ser adotados no ensino de arte índia. A pesquisa metodológica adotada neste trabalho é do tipo qualitativa, que tem como fator principal examinar o objeto de estudo (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Entre os principais resultados, destacamos que o Observatório é um instrumento prático usado como calendário, contudo apresenta uma estrutura ímpar da cultura Guarani, podendo assim, ser apreciado como um objeto tecnológico, como normalmente acontece em um museu de ciências, mas também, pode ser definido como arte indígena, como um cocar, as cerâmicas, os grafismos, entre outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-22
2023-06-27T23:05:01Z
2023-06-27T23:05:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRAXEDES, Jamerson Lopes. Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4687
identifier_str_mv PRAXEDES, Jamerson Lopes. Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277172005732352