O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porciúncula, Vanessa de Oliveira Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1585
Resumo: A literatura de cordel, poesia popular de extrema importância para a cultura popular de Pernambuco, quando trabalhada em sala de aula, possibilita a abordagem de temas culturais, bem como pode favorecer o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, escuta, oralidade e análise linguística e ainda propicia a formação de leitores críticos e reflexivos, já que é uma fonte inesgotável de arte, cultura e informação. Sabendo disso, baseado nas discussões sobre o cordel e o seu ensino a partir do livro didático, o presente artigo propõe uma reflexão sobre o gênero cordel em diferentes livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD/2017, analisando se esse gênero é contemplado e se o contexto histórico-social de produção e circulação do gênero é considerado nessas abordagens. Pretende, também, refletir, de um modo mais geral, sobre as atividades propostas nesses livros a partir do cordel. Os resultados indicam que há propostas de trabalho com o cordel nos livros didáticos, mas essas propostas ainda não conseguem dar conta de toda a carga cultural e linguística que envolve esse gênero.
id UFRPE_5e689943bfe5b02a26120bdc6d3b9ed6
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1585
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividadesLiteratura de cordelLivros didáticosLíngua portuguesa - Estudo e ensinoA literatura de cordel, poesia popular de extrema importância para a cultura popular de Pernambuco, quando trabalhada em sala de aula, possibilita a abordagem de temas culturais, bem como pode favorecer o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, escuta, oralidade e análise linguística e ainda propicia a formação de leitores críticos e reflexivos, já que é uma fonte inesgotável de arte, cultura e informação. Sabendo disso, baseado nas discussões sobre o cordel e o seu ensino a partir do livro didático, o presente artigo propõe uma reflexão sobre o gênero cordel em diferentes livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD/2017, analisando se esse gênero é contemplado e se o contexto histórico-social de produção e circulação do gênero é considerado nessas abordagens. Pretende, também, refletir, de um modo mais geral, sobre as atividades propostas nesses livros a partir do cordel. Os resultados indicam que há propostas de trabalho com o cordel nos livros didáticos, mas essas propostas ainda não conseguem dar conta de toda a carga cultural e linguística que envolve esse gênero.La literatura de cordel, poesía popular de extrema importancia para la cultura popular de Pernambuco, cuando trabajada en la clase, posibilita el abordaje de temas culturales, así como puede favorecer el desarrollo de habilidades de lectura, escritura, escucha, oralidad y análisis lingüístico y también propicia la formación de lectores críticos y reflexivos, ya que es una fuente inagotable de arte, cultura e información. Sabiendo que, sobre la base de las discusiones de la línea y su enseñanza del libro de texto, este artículo propone una reflexión sobre la línea de género en diferentes libros didácticos de lengua portuguesa aprobados por PNLD/2017, analizando si este género se contempla y el contexto histórico-social de producción y circulación del género es considerado en esos enfoques. Pretende, también, reflexionar, de un modo más general, sobre las actividades propuestas en esos libros a partir del cordel. Los resultados indican que hay propuestas de trabajo con el cordel en los libros didácticos, pero esas propuestas aún no pueden dar cuenta de toda la carga cultural y linguística que involucra ese género.BrasilLima, Hérica Karina Cavalcanti dehttp://lattes.cnpq.br/3278892208599543http://lattes.cnpq.br/7078742576743942Porciúncula, Vanessa de Oliveira Santos2019-09-18T20:33:10Z2019-09-18T20:33:10Z2019-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31 f.application/pdfPORCIÚNCULA, Vanessa de Oliveira Santos. O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1585porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-09-18T20:33:10Zoai:dspace:123456789/1585Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-09-18T20:33:10Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades
title O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades
spellingShingle O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades
Porciúncula, Vanessa de Oliveira Santos
Literatura de cordel
Livros didáticos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
title_short O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades
title_full O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades
title_fullStr O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades
title_full_unstemmed O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades
title_sort O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades
author Porciúncula, Vanessa de Oliveira Santos
author_facet Porciúncula, Vanessa de Oliveira Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Hérica Karina Cavalcanti de
http://lattes.cnpq.br/3278892208599543
http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
dc.contributor.author.fl_str_mv Porciúncula, Vanessa de Oliveira Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de cordel
Livros didáticos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
topic Literatura de cordel
Livros didáticos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
description A literatura de cordel, poesia popular de extrema importância para a cultura popular de Pernambuco, quando trabalhada em sala de aula, possibilita a abordagem de temas culturais, bem como pode favorecer o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, escuta, oralidade e análise linguística e ainda propicia a formação de leitores críticos e reflexivos, já que é uma fonte inesgotável de arte, cultura e informação. Sabendo disso, baseado nas discussões sobre o cordel e o seu ensino a partir do livro didático, o presente artigo propõe uma reflexão sobre o gênero cordel em diferentes livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD/2017, analisando se esse gênero é contemplado e se o contexto histórico-social de produção e circulação do gênero é considerado nessas abordagens. Pretende, também, refletir, de um modo mais geral, sobre as atividades propostas nesses livros a partir do cordel. Os resultados indicam que há propostas de trabalho com o cordel nos livros didáticos, mas essas propostas ainda não conseguem dar conta de toda a carga cultural e linguística que envolve esse gênero.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18T20:33:10Z
2019-09-18T20:33:10Z
2019-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORCIÚNCULA, Vanessa de Oliveira Santos. O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1585
identifier_str_mv PORCIÚNCULA, Vanessa de Oliveira Santos. O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277149236953088