Educação ambiental técnica, através da Sala Verde – UFRPE/UAG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Monalise de Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1471
Resumo: Com o crescimento populacional e o avanço tecnológico verifica-se um aumento do nível de consumo de produtos para suprir as necessidades de demanda desse crescimento. O avanço, apesar de contribuir para um bem-estar da população, apresenta diversos riscos ao meio ambiente, tendo em vista que os bens oferecidos da natureza são finitos. A falta de planejamento e conscientização do homem representa uma série de deteriorações ao meio ambiente, que a cada dia se intensifica produzindo grandes impactos ao planeta. Os reflexos das atividades humanas estende-se em uma escala global provocando a perda da biodiversidade, aumento da temperatura na superfície da terra, ocasionando constantes mudanças climáticas, aumentando o índice de desastres ambientais, a emissão de altas quantidades de gases lançadas na atmosfera, favorecendo diretamente o aquecimento global e a precipitação de chuvas ácidas, aumento do processo de desertificação de diversas áreas e entre inúmeros fatores responsáveis pela deterioração dos ecossistemas. O presente trabalho tem como principal função, transferir conhecimento de forma prática para formar o senso crítico da população, em relação à preservação do meio ambiente. Foram apresentados vídeos e oficinas ambientais como forma de sensibilizar os participantes através da conscientização, incentivando-os a criar projetos em suas futuras salas de aula, priorizando assim, o desenvolvimento sustentável e preservando os recursos naturais. As atividades foram desenvolvidas como forma de capacitação da turma de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG, onde foi aplicado a percepção ambiental antes e após o desenvolvimento das oficinas através de questionário de vinte e oito questões, com temas relacionados à preservação do meio ambiente. Por meio da percepção, torna-se possível avaliar o conhecimento prévio dos participantes e quanto foi o ganho após o desenvolvimento do projeto. A educação ambiental técnica contribui positivamente para a formação de uma educação ambiental capaz de transformar o ambiente de convivência da população, possibilitando uma visão diferente de conservação dos ecossistemas.
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Os reflexos das atividades humanas estende-se em uma escala global provocando a perda da biodiversidade, aumento da temperatura na superfície da terra, ocasionando constantes mudanças climáticas, aumentando o índice de desastres ambientais, a emissão de altas quantidades de gases lançadas na atmosfera, favorecendo diretamente o aquecimento global e a precipitação de chuvas ácidas, aumento do processo de desertificação de diversas áreas e entre inúmeros fatores responsáveis pela deterioração dos ecossistemas. O presente trabalho tem como principal função, transferir conhecimento de forma prática para formar o senso crítico da população, em relação à preservação do meio ambiente. Foram apresentados vídeos e oficinas ambientais como forma de sensibilizar os participantes através da conscientização, incentivando-os a criar projetos em suas futuras salas de aula, priorizando assim, o desenvolvimento sustentável e preservando os recursos naturais. As atividades foram desenvolvidas como forma de capacitação da turma de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG, onde foi aplicado a percepção ambiental antes e após o desenvolvimento das oficinas através de questionário de vinte e oito questões, com temas relacionados à preservação do meio ambiente. Por meio da percepção, torna-se possível avaliar o conhecimento prévio dos participantes e quanto foi o ganho após o desenvolvimento do projeto. A educação ambiental técnica contribui positivamente para a formação de uma educação ambiental capaz de transformar o ambiente de convivência da população, possibilitando uma visão diferente de conservação dos ecossistemas.With population growth and technological advancement there is an increase in the level of consumption of products to meet the demand needs of this growth. The Advancement, despite contributing to the welfare of the population, presents several risks to the environment, considering that the goods offered of nature are finite. The lack of planning and awareness of man represents a series of deteriorations to the environment, which each day intensifies producing great impacts on the planet. The reflections of human activities extends on a global scale provoking the loss of biodiversity, increased temperature on the surface of the earth, causing constant climate change, increasing the index of environmental disasters, the emission of high amounts of gases released into the atmosphere, directly favoring global warming and precipitation of acidic rains, an increase in the desertification process of several areas and among many factors responsible for the deterioration of ecosystems. The main function of this work is to transfer knowledge in a practical way to form the critical sense of the population, in relation to the preservation of the environment. Videos and environmental workshops were presented as a way to sensitize participants through awareness, encouraging them to create projects in their future classrooms, thus prioritizing the Sustainable development and preserving natural resources. The activities were developed as a form of training of the pedagogy class of the University Federal Rural of Pernambuco – UAG, where environmental perception was applied before and after the development of the workshops through questionnaire of twentyeight questions, with themes related to the preservation of the Environment. Por middle of the perception, it becomes possible to evaluate the previous knowledge of the participants and how much was the gain after the development of the project. The technical environmental education contributes positively to the formation of an environmental education capable of transforming the living environment of the population, allowing a different view of the conservation of ecosystems.BrasilDill, Paulo Roberto Jaqueshttp://lattes.cnpq.br/2167280235780603http://lattes.cnpq.br/4253323933047125Moraes, Monalise de Melo2019-09-06T16:55:04Z2019-09-06T16:55:04Z2019-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfMORAES, Monalise de Melo.Educação ambiental técnica, através da Sala Verde – UFRPE/UAG.2019. 64 f. 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