A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Filho, Robson Marinho de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3188
Resumo: Tendo em vista a necessidade de mudanças na aprendizagem dos alunos dentro da sala de aula, buscando utilizar metodologias que diferem das metodologias tradicionais e acompanhando a realidade da sociedade, pesquisa-se a utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar se uma sequência didática que se utiliza da gamificação como sua estratégia metodológica promove aprendizagem aos alunos. Para tanto, é necessário observar se houve uma motivação dos alunos acerca da aprendizagem e se as habilidades objetificadas na aprendizagem foram alcançadas quando caracterizadas na gamificação. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa exploratória. Diante disso, verifica-se que houve uma aprendizagem do conteúdo trabalhado, como também uma aquisição motivadora para os alunos, o que impõe a constatação de que há um conhecimento através do uso da gamificação organizado por sequência didática.
id UFRPE_68073fc2648d8d04b42821bc3c6b8cf3
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3188
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.MatemáticaEnsino FundamentalJogos no ensino de MatemáticaTendo em vista a necessidade de mudanças na aprendizagem dos alunos dentro da sala de aula, buscando utilizar metodologias que diferem das metodologias tradicionais e acompanhando a realidade da sociedade, pesquisa-se a utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar se uma sequência didática que se utiliza da gamificação como sua estratégia metodológica promove aprendizagem aos alunos. Para tanto, é necessário observar se houve uma motivação dos alunos acerca da aprendizagem e se as habilidades objetificadas na aprendizagem foram alcançadas quando caracterizadas na gamificação. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa exploratória. Diante disso, verifica-se que houve uma aprendizagem do conteúdo trabalhado, como também uma aquisição motivadora para os alunos, o que impõe a constatação de que há um conhecimento através do uso da gamificação organizado por sequência didática.In view of the need for changes in student learning within the classroom, seeking to use methodologies that differ from traditional methodologies and following the reality of society, the Use of Gamification in a Didactic Sequence for the study of Monomials in the 8th year of Elementary School, in order to investigate whether a didactic sequence that uses gamification as its methodological strategy promotes student learning. For that, it is necessary to observe if there was a motivation of the students about the learning, and if the abilities objectified in the learning were reached when characterized in the gamification. Then, exploratory qualitative research is carried out. In view of this, it appears that there was a learning of the content worked, as well as a motivating learning for the students, which imposes the verification that there is a learning through the use of gamification organized through the didactic sequence in a motivating and meaningful way to the students.BrasilSilva, Fabiano Barbosa Mendes dahttp://lattes.cnpq.br/4936474533283881Lima Filho, Robson Marinho de2022-09-05T14:59:33Z2022-09-05T14:59:33Z2022-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfLima Filho, Robson Marinho de. A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3188porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-09-05T15:01:44Zoai:dspace:123456789/3188Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-09-05T15:01:44Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.
title A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.
spellingShingle A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.
Lima Filho, Robson Marinho de
Matemática
Ensino Fundamental
Jogos no ensino de Matemática
title_short A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.
title_full A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.
title_fullStr A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.
title_full_unstemmed A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.
title_sort A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental.
author Lima Filho, Robson Marinho de
author_facet Lima Filho, Robson Marinho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fabiano Barbosa Mendes da
http://lattes.cnpq.br/4936474533283881
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Filho, Robson Marinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino Fundamental
Jogos no ensino de Matemática
topic Matemática
Ensino Fundamental
Jogos no ensino de Matemática
description Tendo em vista a necessidade de mudanças na aprendizagem dos alunos dentro da sala de aula, buscando utilizar metodologias que diferem das metodologias tradicionais e acompanhando a realidade da sociedade, pesquisa-se a utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar se uma sequência didática que se utiliza da gamificação como sua estratégia metodológica promove aprendizagem aos alunos. Para tanto, é necessário observar se houve uma motivação dos alunos acerca da aprendizagem e se as habilidades objetificadas na aprendizagem foram alcançadas quando caracterizadas na gamificação. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa exploratória. Diante disso, verifica-se que houve uma aprendizagem do conteúdo trabalhado, como também uma aquisição motivadora para os alunos, o que impõe a constatação de que há um conhecimento através do uso da gamificação organizado por sequência didática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05T14:59:33Z
2022-09-05T14:59:33Z
2022-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lima Filho, Robson Marinho de. A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3188
identifier_str_mv Lima Filho, Robson Marinho de. A utilização da gamificação em uma sequência didática para o estudo de monômios no 8° ano do Ensino Fundamental. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277168310550528