Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto. |
id |
UFRPE_6ab3464cbdd48491f6909bfad54419a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/5358 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.EducaçãoReforma do ensinoEnsino médioNeoliberalismoO presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto.The present work aims to identify the neoliberal rationality traits in the Novo Ensino Médio (NEM)’s construction, specifically on the formative itineraries’ application, a crucial tool on the Brazilian high school reform. Via this research, we aim to contribute to the critical debate upon the Brazilian high school reform, bringing to the light the insertion of the neoliberal rationality through market interference in the public policies conception and the establishment of a market discourse into Education. This work uses a qualitative methodology, through a documental and bibliographical analysis to promote the proposed objective.BrasilSantos, Otávio Augusto Alves doshttp://lattes.cnpq.br/5063790686594309http://lattes.cnpq.br/6806135209087830Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa2024-01-10T15:52:10Z2024-01-10T15:52:10Z2023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfVIEIRA JUNIOR, Francisco Danilo Sousa. Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-10T15:52:12Zoai:dspace:123456789/5358Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-10T15:52:12Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. |
title |
Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. |
spellingShingle |
Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa Educação Reforma do ensino Ensino médio Neoliberalismo |
title_short |
Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. |
title_full |
Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. |
title_fullStr |
Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. |
title_full_unstemmed |
Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. |
title_sort |
Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. |
author |
Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa |
author_facet |
Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Otávio Augusto Alves dos http://lattes.cnpq.br/5063790686594309 http://lattes.cnpq.br/6806135209087830 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Reforma do ensino Ensino médio Neoliberalismo |
topic |
Educação Reforma do ensino Ensino médio Neoliberalismo |
description |
O presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-21 2024-01-10T15:52:10Z 2024-01-10T15:52:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA JUNIOR, Francisco Danilo Sousa. Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358 |
identifier_str_mv |
VIEIRA JUNIOR, Francisco Danilo Sousa. Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
48 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277150018142208 |