Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto.
id UFRPE_6ab3464cbdd48491f6909bfad54419a9
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5358
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.EducaçãoReforma do ensinoEnsino médioNeoliberalismoO presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto.The present work aims to identify the neoliberal rationality traits in the Novo Ensino Médio (NEM)’s construction, specifically on the formative itineraries’ application, a crucial tool on the Brazilian high school reform. Via this research, we aim to contribute to the critical debate upon the Brazilian high school reform, bringing to the light the insertion of the neoliberal rationality through market interference in the public policies conception and the establishment of a market discourse into Education. This work uses a qualitative methodology, through a documental and bibliographical analysis to promote the proposed objective.BrasilSantos, Otávio Augusto Alves doshttp://lattes.cnpq.br/5063790686594309http://lattes.cnpq.br/6806135209087830Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa2024-01-10T15:52:10Z2024-01-10T15:52:10Z2023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfVIEIRA JUNIOR, Francisco Danilo Sousa. Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-10T15:52:12Zoai:dspace:123456789/5358Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-10T15:52:12Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.
title Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.
spellingShingle Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.
Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa
Educação
Reforma do ensino
Ensino médio
Neoliberalismo
title_short Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.
title_full Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.
title_fullStr Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.
title_full_unstemmed Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.
title_sort Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal.
author Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa
author_facet Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Otávio Augusto Alves dos
http://lattes.cnpq.br/5063790686594309
http://lattes.cnpq.br/6806135209087830
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Reforma do ensino
Ensino médio
Neoliberalismo
topic Educação
Reforma do ensino
Ensino médio
Neoliberalismo
description O presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21
2024-01-10T15:52:10Z
2024-01-10T15:52:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA JUNIOR, Francisco Danilo Sousa. Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358
identifier_str_mv VIEIRA JUNIOR, Francisco Danilo Sousa. Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277150018142208