Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4670
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a construção do roteiro dos episódios pilotos das séries The Good Place e Unbreakable Kimmy Schmidt, focando no fim dos atos e na presença da pausa dos comerciais; e na ausência deste artifício, quando uma é transmitida pelo canal de televisão aberta, NBC, ou pelo aplicativo de streaming de vídeos, o Netflix. Para atingir este propósito, iniciamos um estudo descritivo sobre narrativas televisivas seriadas até a contemporaneidade. No capítulo seguinte, fizemos um histórico da Internet como meio de transmissão de conteúdo audiovisual até chegar aos vídeos sob demanda e descrevemos as duas séries estudadas, tanto das sinopses e da importância da escolha dos programas. Por último, comparamos os roteiros dos episódios pilotos e assim podemos observar suas diferenças quando ele passa no serviço de streaming e outro em televisão aberta. E assim, perceberemos suas nuances acerca da mudança da estrutura narrativa dos conteúdos televisivos.
id UFRPE_71a0bd83bfa6a51e19394ac7f0642840
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4670
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivasTelevisão - SeriadosWebsériesRoteiros de televisãoRoteiros cinematográficosFicçãoO objetivo deste trabalho foi analisar a construção do roteiro dos episódios pilotos das séries The Good Place e Unbreakable Kimmy Schmidt, focando no fim dos atos e na presença da pausa dos comerciais; e na ausência deste artifício, quando uma é transmitida pelo canal de televisão aberta, NBC, ou pelo aplicativo de streaming de vídeos, o Netflix. Para atingir este propósito, iniciamos um estudo descritivo sobre narrativas televisivas seriadas até a contemporaneidade. No capítulo seguinte, fizemos um histórico da Internet como meio de transmissão de conteúdo audiovisual até chegar aos vídeos sob demanda e descrevemos as duas séries estudadas, tanto das sinopses e da importância da escolha dos programas. Por último, comparamos os roteiros dos episódios pilotos e assim podemos observar suas diferenças quando ele passa no serviço de streaming e outro em televisão aberta. E assim, perceberemos suas nuances acerca da mudança da estrutura narrativa dos conteúdos televisivos.The aim of the monograph is to analyze the writing of the screenplay of the pilot episodes of the series The Good Place and Unbreakable Kimmy Schmidt, focusing on the end of the acts and the presence of the pause of the commercials; and in the absence of this artifice, when one is broadcast on the open television channel, NBC, or by the video streaming application, Netflix. To achieve this purpose, we began a descriptive study about serial television narratives up to the present day. In the following chapter, we made a history of the Internet as a means of transmitting audiovisual content to the videos on demand and described the two series studied, both the synopses and the importance of choosing the programs. Finally, we compare the routes of the pilot episodes and thus we can observe their differences when it passes in the service of streaming and another one in open television. And thus, we will perceive its nuances about the change of the narrative structure of the televising contents.BrasilMartins, Adriana Ianinohttp://lattes.cnpq.br/1779519146949840http://lattes.cnpq.br/3851462283169428Araújo, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira2023-06-26T21:33:07Z2023-06-26T21:33:07Z2019-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35 f.application/pdfARAÚJO, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira. Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4670porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-26T21:33:10Zoai:dspace:123456789/4670Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-26T21:33:10Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas
title Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas
spellingShingle Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas
Araújo, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira
Televisão - Seriados
Webséries
Roteiros de televisão
Roteiros cinematográficos
Ficção
title_short Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas
title_full Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas
title_fullStr Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas
title_full_unstemmed Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas
title_sort Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas
author Araújo, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira
author_facet Araújo, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Adriana Ianino
http://lattes.cnpq.br/1779519146949840
http://lattes.cnpq.br/3851462283169428
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão - Seriados
Webséries
Roteiros de televisão
Roteiros cinematográficos
Ficção
topic Televisão - Seriados
Webséries
Roteiros de televisão
Roteiros cinematográficos
Ficção
description O objetivo deste trabalho foi analisar a construção do roteiro dos episódios pilotos das séries The Good Place e Unbreakable Kimmy Schmidt, focando no fim dos atos e na presença da pausa dos comerciais; e na ausência deste artifício, quando uma é transmitida pelo canal de televisão aberta, NBC, ou pelo aplicativo de streaming de vídeos, o Netflix. Para atingir este propósito, iniciamos um estudo descritivo sobre narrativas televisivas seriadas até a contemporaneidade. No capítulo seguinte, fizemos um histórico da Internet como meio de transmissão de conteúdo audiovisual até chegar aos vídeos sob demanda e descrevemos as duas séries estudadas, tanto das sinopses e da importância da escolha dos programas. Por último, comparamos os roteiros dos episódios pilotos e assim podemos observar suas diferenças quando ele passa no serviço de streaming e outro em televisão aberta. E assim, perceberemos suas nuances acerca da mudança da estrutura narrativa dos conteúdos televisivos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-06
2023-06-26T21:33:07Z
2023-06-26T21:33:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira. Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4670
identifier_str_mv ARAÚJO, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira. Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277152203374592