Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josué Mendes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4693
Resumo: O objetivo do presente trabalho monográfico é proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas interdisciplinares relacionando o ensino de fração e figuras de notas musicais no contexto da criação e construção de melodias utilizando o software livre EDITOM. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas e da internet. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana. Por ser uma arte popular é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhum público, daí seu uso na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido utilizada em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a música não é exclusividade dos músicos e sua interação junto à matemática e as novas tecnologias, podem facilitar o processo de aprendizagem tanto da fração, quanto da criação de novas melodias.
id UFRPE_75bab7f9b959cbe1b991cb832dc0bbb7
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4693
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre EditomMúsica na educaçãoFraçõesTecnologia educacionalSoftware livreO objetivo do presente trabalho monográfico é proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas interdisciplinares relacionando o ensino de fração e figuras de notas musicais no contexto da criação e construção de melodias utilizando o software livre EDITOM. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas e da internet. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana. Por ser uma arte popular é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhum público, daí seu uso na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido utilizada em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a música não é exclusividade dos músicos e sua interação junto à matemática e as novas tecnologias, podem facilitar o processo de aprendizagem tanto da fração, quanto da criação de novas melodias.The objective of this monographic work is to provide the development of interdisciplinary playful activities relating the teaching of fraction and figures of musical notes in the context of the creation and construction of melodies using the free software EDITOM. To this end, a qualitative and participatory research was conducted. Data collection was also used, based on books, articles, magazines and the internet. Music is undoubtedly a great catalyst for the manifestation and expression of human communication. As it is a popular art it is inclusive, that is, it cannot exclude any public, hence its use in school, especially in elementary and high school has been widely used in play, wheel songs and activities that use motor skills. Thus, it can be concluded that contrary to what many people think music is not unique to musicians and their interaction with mathematics and new technologies can facilitate the learning process of both the fraction and the creation of new melodies.BrasilVasconcelos, Maria de Lourdes Costa dehttp://lattes.cnpq.br/0694263972780513http://lattes.cnpq.br/8385633643559259Monteiro Júnior, Francisco Naironhttp://lattes.cnpq.br/3188254514626579Silva, Josué Mendes da2023-06-28T18:27:52Z2023-06-28T18:27:52Z2019-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfSILVA, Josué Mendes da. Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4693porAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-28T18:29:21Zoai:dspace:123456789/4693Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-28T18:29:21Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
title Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
spellingShingle Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
Silva, Josué Mendes da
Música na educação
Frações
Tecnologia educacional
Software livre
title_short Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
title_full Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
title_fullStr Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
title_full_unstemmed Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
title_sort Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
author Silva, Josué Mendes da
author_facet Silva, Josué Mendes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Maria de Lourdes Costa de
http://lattes.cnpq.br/0694263972780513
http://lattes.cnpq.br/8385633643559259
Monteiro Júnior, Francisco Nairon
http://lattes.cnpq.br/3188254514626579
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josué Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Música na educação
Frações
Tecnologia educacional
Software livre
topic Música na educação
Frações
Tecnologia educacional
Software livre
description O objetivo do presente trabalho monográfico é proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas interdisciplinares relacionando o ensino de fração e figuras de notas musicais no contexto da criação e construção de melodias utilizando o software livre EDITOM. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas e da internet. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana. Por ser uma arte popular é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhum público, daí seu uso na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido utilizada em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a música não é exclusividade dos músicos e sua interação junto à matemática e as novas tecnologias, podem facilitar o processo de aprendizagem tanto da fração, quanto da criação de novas melodias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-17
2023-06-28T18:27:52Z
2023-06-28T18:27:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Josué Mendes da. Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4693
identifier_str_mv SILVA, Josué Mendes da. Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277165143851008