Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Sousa da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4160
Resumo: O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Sinfonia da Inquisição: o RPG como ferramenta empática no ensino de História. Nosso objetivo foi produzir um jogo sobre a inquisição no Pernambuco quinhentista, especificamente o caso de Felicia Tourinho e, a partir dele, estimular a empatia histórica (LEE, 2006). Nesse caso, o uso do RPG como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais perto dos estudantes temáticas e assuntos que são considerados por eles tão distantes de sua realidade. Ao invés da história fixa, acabada e inalcançável – fruto das aulas marcadamente verbalistas ainda muito presentes no cotidiano escolar, através de uma linguagem lúdica, visamos estimular a imersão dos estudantes na História, ao se travestirem de personagens históricos. E, desta forma, aproximar alunos e professores do tema que estão estudando, colocando em suas mãos o poder de decisão e escolha de quais atitudes tomar, vivendo, por uma aula, os dramas históricos vividos pelas personagens que, de outra forma, pareciam tão longínquas.
id UFRPE_78513998c723aa42e96441eeb4886d3e
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4160
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.História - Estudo e ensinoJogos no ensino de históriaInquisiçãoPernambucoO trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Sinfonia da Inquisição: o RPG como ferramenta empática no ensino de História. Nosso objetivo foi produzir um jogo sobre a inquisição no Pernambuco quinhentista, especificamente o caso de Felicia Tourinho e, a partir dele, estimular a empatia histórica (LEE, 2006). Nesse caso, o uso do RPG como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais perto dos estudantes temáticas e assuntos que são considerados por eles tão distantes de sua realidade. Ao invés da história fixa, acabada e inalcançável – fruto das aulas marcadamente verbalistas ainda muito presentes no cotidiano escolar, através de uma linguagem lúdica, visamos estimular a imersão dos estudantes na História, ao se travestirem de personagens históricos. E, desta forma, aproximar alunos e professores do tema que estão estudando, colocando em suas mãos o poder de decisão e escolha de quais atitudes tomar, vivendo, por uma aula, os dramas históricos vividos pelas personagens que, de outra forma, pareciam tão longínquas.The course conclusion work in question is a didactic product: Symphony of the Inquisition: RPG as an empathic tool in the teaching of history. Our goal was to produce a game about the Inquisition in the 16th century Pernambuco, specifically the case of Felicia Tourinho and, from it, to stimulate historical empathy (LEE, 2006). In this case, the use of RPG as an alternative language for the teaching of history aimed to bring closer to the thematic students and subjects that they consider so far from their reality. Instead of fixed, finished and unreachable history - the result of the markedly verbalist classes still very present in everyday school, through a playful language, we aim to stimulate students' immersion in history, as they disguise themselves as historical characters. And so, bring students and teachers closer to the subject they are studying, putting in their hands the power of decision and choice of what attitudes to take, living, for a class, the historical dramas experienced by the characters that otherwise seemed so far away.BrasilBarbosa, Lúcia Falcãohttp://lattes.cnpq.br/3143685649199466http://lattes.cnpq.br/5667594441132627Silva, Rodrigo Sousa da2023-03-17T19:55:49Z2023-03-17T19:55:49Z2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfSilva, Rodrigo Sousa. Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4160porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-17T19:56:06Zoai:dspace:123456789/4160Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-17T19:56:06Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.
title Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.
spellingShingle Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.
Silva, Rodrigo Sousa da
História - Estudo e ensino
Jogos no ensino de história
Inquisição
Pernambuco
title_short Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.
title_full Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.
title_fullStr Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.
title_full_unstemmed Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.
title_sort Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.
author Silva, Rodrigo Sousa da
author_facet Silva, Rodrigo Sousa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Lúcia Falcão
http://lattes.cnpq.br/3143685649199466
http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sousa da
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Jogos no ensino de história
Inquisição
Pernambuco
topic História - Estudo e ensino
Jogos no ensino de história
Inquisição
Pernambuco
description O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Sinfonia da Inquisição: o RPG como ferramenta empática no ensino de História. Nosso objetivo foi produzir um jogo sobre a inquisição no Pernambuco quinhentista, especificamente o caso de Felicia Tourinho e, a partir dele, estimular a empatia histórica (LEE, 2006). Nesse caso, o uso do RPG como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais perto dos estudantes temáticas e assuntos que são considerados por eles tão distantes de sua realidade. Ao invés da história fixa, acabada e inalcançável – fruto das aulas marcadamente verbalistas ainda muito presentes no cotidiano escolar, através de uma linguagem lúdica, visamos estimular a imersão dos estudantes na História, ao se travestirem de personagens históricos. E, desta forma, aproximar alunos e professores do tema que estão estudando, colocando em suas mãos o poder de decisão e escolha de quais atitudes tomar, vivendo, por uma aula, os dramas históricos vividos pelas personagens que, de outra forma, pareciam tão longínquas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
2023-03-17T19:55:49Z
2023-03-17T19:55:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sousa. Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4160
identifier_str_mv Silva, Rodrigo Sousa. Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277153523531776