Crédito, endividamento e inadimplência no Brasil: uma análise para o período de 2013 a 2023.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5339 |
Resumo: | Esta monografia teve como objetivo analisar a evolução do crédito, endividamento e inadimplência no Brasil entre 2013 e 2023, e destacar os benefícios da educação financeira. Para atingir esse objetivo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e dados secundários obtidos da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). A revisão da literatura mostra que houve uma expansão de crédito nesse período, estimulando o consumo das famílias brasileiras. Esse aumento do consumo, resultou em um endividamento excessivo. Os dados mostraram que o nível de endividamento das famílias cresceu nesse período, atingindo um percentual recorde em 2022. A pesquisa também mostrou que as famílias mais atingidas pela inadimplência são as de menores rendas e as de baixo nível educacional. Além disso, os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), mostraram que o Brasil teve o pior desempenho entre os países participantes, no qual 53% dos alunos brasileiros ficaram abaixo do nível mínimo de conhecimentos financeiros. A educação financeira é o processo de aprender e desenvolver habilidades para lidar com o dinheiro de forma inteligente e responsável e gerenciar investimentos, empréstimos e financiamentos. Sendo assim, a falta da educação financeira no Brasil impacta diretamente no descontrole das dívidas das famílias brasileiras. Portanto, a educação financeira é uma importante ferramenta para que as pessoas adquiram habilidades financeiras e gerenciem de forma eficaz as suas finanças, resultando em uma redução no endividamento excessivo e na inadimplência. |
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Crédito, endividamento e inadimplência no Brasil: uma análise para o período de 2013 a 2023.Educação financeiraDívidas pessoaisInadimplência (Finanças)Famílias - Aspectos econômicosEsta monografia teve como objetivo analisar a evolução do crédito, endividamento e inadimplência no Brasil entre 2013 e 2023, e destacar os benefícios da educação financeira. Para atingir esse objetivo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e dados secundários obtidos da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). A revisão da literatura mostra que houve uma expansão de crédito nesse período, estimulando o consumo das famílias brasileiras. Esse aumento do consumo, resultou em um endividamento excessivo. Os dados mostraram que o nível de endividamento das famílias cresceu nesse período, atingindo um percentual recorde em 2022. A pesquisa também mostrou que as famílias mais atingidas pela inadimplência são as de menores rendas e as de baixo nível educacional. Além disso, os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), mostraram que o Brasil teve o pior desempenho entre os países participantes, no qual 53% dos alunos brasileiros ficaram abaixo do nível mínimo de conhecimentos financeiros. A educação financeira é o processo de aprender e desenvolver habilidades para lidar com o dinheiro de forma inteligente e responsável e gerenciar investimentos, empréstimos e financiamentos. Sendo assim, a falta da educação financeira no Brasil impacta diretamente no descontrole das dívidas das famílias brasileiras. Portanto, a educação financeira é uma importante ferramenta para que as pessoas adquiram habilidades financeiras e gerenciem de forma eficaz as suas finanças, resultando em uma redução no endividamento excessivo e na inadimplência.This monograph aimed to analyze the evolution of credit, debt and default in Brazil between 2013 and 2023, and highlight the benefits of financial education. To achieve this objective, the methodology used was bibliographical research and secondary data obtained from the Consumer Debt and Default Survey (Peic). The literature review shows that there was an expansion of credit during this period, stimulating the consumption of Brazilian families. This increase in consumption resulted in excessive debt. The data showed that the level of family debt grew during this period, reaching a record percentage in 2022. The research also showed that the families most affected by default are those with lower incomes and those with a low educational level. Furthermore, data from the International Student Assessment Program (Pisa) showed that Brazil had the worst performance among the participating countries, in which 53% of Brazilian students were below the minimum level of financial knowledge. Financial education is the process of learning and developing skills to deal with money intelligently and responsibly and manage investments, loans and financing. Therefore, the lack of financial education in Brazil has a direct impact on the lack of control over the debts of Brazilian families. Therefore, financial education is an important tool for people to acquire financial skills and effectively manage their finances, resulting in a reduction in excessive debt and default.BrasilGomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7185808287510736http://lattes.cnpq.br/9795791528582607Lima, Renato Oliveira Lopes de2024-01-09T16:24:21Z2024-01-09T16:24:21Z2023-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/pdfLIMA, Renato Oliveira Lopes de. Crédito, endividamento e inadimplência no Brasil: uma análise para o período de 2013 a 2023. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5339porhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-09T16:24:24Zoai:dspace:123456789/5339Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-09T16:24:24Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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