Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem ser aplicadas para aprendizado. É fundamental antes de usar as tecnologias, explorar com o objetivo de compreender e saber aplicá-las melhor. Em particular, o estudo foi feito sobre A-Frame e ARCore com o objetivo de identificar como essas tecnologias podem contribuir para criação de trilhas virtuais de aprendizagem. Foi feito uma comparação entre as características e funcionalidades das tecnologias para o desenvolvimento de trilhas virtuais de aprendizagem por especialistas. As tecnologias do A-Frame e ARCore foram usadas para criação de dois experimentos de trilhas virtuais. Os experimentos foram avaliados através de questionários. Dessa forma, tivemos um resultado, onde mostrou que mais de 80% dos participantes avaliaram o projeto como significante para a aprendizagem. |
id |
UFRPE_7a269b95b5d418ad6a4434c6fd2d488e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/5496 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativoRealidade virtual na educaçãoRealidade aumentadaPlataforma digitalAmbiente virtual de aprendizagem (AVA)Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem ser aplicadas para aprendizado. É fundamental antes de usar as tecnologias, explorar com o objetivo de compreender e saber aplicá-las melhor. Em particular, o estudo foi feito sobre A-Frame e ARCore com o objetivo de identificar como essas tecnologias podem contribuir para criação de trilhas virtuais de aprendizagem. Foi feito uma comparação entre as características e funcionalidades das tecnologias para o desenvolvimento de trilhas virtuais de aprendizagem por especialistas. As tecnologias do A-Frame e ARCore foram usadas para criação de dois experimentos de trilhas virtuais. Os experimentos foram avaliados através de questionários. Dessa forma, tivemos um resultado, onde mostrou que mais de 80% dos participantes avaliaram o projeto como significante para a aprendizagem.This article presents a comparative study on virtual and augmented reality technologies that can be applied for learning. It is fundamental before using the technologies, to explore with the objective of understanding and knowing how to apply them better. In particular, the study was carried out on A-Frame and ARCore in order to identify how these technologies can contribute to the creation of virtual learning paths. A comparison was made between the characteristics and functionalities of the technologies for the development of virtual learning trails by specialists. A-Frame and ARCore technologies were used to create two virtual track experiments. The experiments were evaluated through questionnaires. In this way, we had a result, which showed that more than 80% of the participants evaluated the project as significant for learning.BrasilCysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/4399026655441639http://lattes.cnpq.br/0534822491953359Freire, Rubson Hebrain de Lima2024-01-26T11:58:12Z2024-01-26T11:58:12Z2023-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis18 f.application/pdfFREIRE, Rubson Hebrain de Lima. Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496porhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-brAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-26T11:58:15Zoai:dspace:123456789/5496Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-26T11:58:15Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo |
title |
Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo |
spellingShingle |
Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo Freire, Rubson Hebrain de Lima Realidade virtual na educação Realidade aumentada Plataforma digital Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) |
title_short |
Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo |
title_full |
Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo |
title_fullStr |
Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo |
title_full_unstemmed |
Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo |
title_sort |
Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo |
author |
Freire, Rubson Hebrain de Lima |
author_facet |
Freire, Rubson Hebrain de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo http://lattes.cnpq.br/4399026655441639 http://lattes.cnpq.br/0534822491953359 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Rubson Hebrain de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade virtual na educação Realidade aumentada Plataforma digital Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) |
topic |
Realidade virtual na educação Realidade aumentada Plataforma digital Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) |
description |
Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem ser aplicadas para aprendizado. É fundamental antes de usar as tecnologias, explorar com o objetivo de compreender e saber aplicá-las melhor. Em particular, o estudo foi feito sobre A-Frame e ARCore com o objetivo de identificar como essas tecnologias podem contribuir para criação de trilhas virtuais de aprendizagem. Foi feito uma comparação entre as características e funcionalidades das tecnologias para o desenvolvimento de trilhas virtuais de aprendizagem por especialistas. As tecnologias do A-Frame e ARCore foram usadas para criação de dois experimentos de trilhas virtuais. Os experimentos foram avaliados através de questionários. Dessa forma, tivemos um resultado, onde mostrou que mais de 80% dos participantes avaliaram o projeto como significante para a aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-24 2024-01-26T11:58:12Z 2024-01-26T11:58:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREIRE, Rubson Hebrain de Lima. Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496 |
identifier_str_mv |
FREIRE, Rubson Hebrain de Lima. Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-br Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-br Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277163789090816 |