Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Rubson Hebrain de Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496
Resumo: Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem ser aplicadas para aprendizado. É fundamental antes de usar as tecnologias, explorar com o objetivo de compreender e saber aplicá-las melhor. Em particular, o estudo foi feito sobre A-Frame e ARCore com o objetivo de identificar como essas tecnologias podem contribuir para criação de trilhas virtuais de aprendizagem. Foi feito uma comparação entre as características e funcionalidades das tecnologias para o desenvolvimento de trilhas virtuais de aprendizagem por especialistas. As tecnologias do A-Frame e ARCore foram usadas para criação de dois experimentos de trilhas virtuais. Os experimentos foram avaliados através de questionários. Dessa forma, tivemos um resultado, onde mostrou que mais de 80% dos participantes avaliaram o projeto como significante para a aprendizagem.
id UFRPE_7a269b95b5d418ad6a4434c6fd2d488e
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5496
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativoRealidade virtual na educaçãoRealidade aumentadaPlataforma digitalAmbiente virtual de aprendizagem (AVA)Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem ser aplicadas para aprendizado. É fundamental antes de usar as tecnologias, explorar com o objetivo de compreender e saber aplicá-las melhor. Em particular, o estudo foi feito sobre A-Frame e ARCore com o objetivo de identificar como essas tecnologias podem contribuir para criação de trilhas virtuais de aprendizagem. Foi feito uma comparação entre as características e funcionalidades das tecnologias para o desenvolvimento de trilhas virtuais de aprendizagem por especialistas. As tecnologias do A-Frame e ARCore foram usadas para criação de dois experimentos de trilhas virtuais. Os experimentos foram avaliados através de questionários. Dessa forma, tivemos um resultado, onde mostrou que mais de 80% dos participantes avaliaram o projeto como significante para a aprendizagem.This article presents a comparative study on virtual and augmented reality technologies that can be applied for learning. It is fundamental before using the technologies, to explore with the objective of understanding and knowing how to apply them better. In particular, the study was carried out on A-Frame and ARCore in order to identify how these technologies can contribute to the creation of virtual learning paths. A comparison was made between the characteristics and functionalities of the technologies for the development of virtual learning trails by specialists. A-Frame and ARCore technologies were used to create two virtual track experiments. The experiments were evaluated through questionnaires. In this way, we had a result, which showed that more than 80% of the participants evaluated the project as significant for learning.BrasilCysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/4399026655441639http://lattes.cnpq.br/0534822491953359Freire, Rubson Hebrain de Lima2024-01-26T11:58:12Z2024-01-26T11:58:12Z2023-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis18 f.application/pdfFREIRE, Rubson Hebrain de Lima. Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496porhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-brAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-26T11:58:15Zoai:dspace:123456789/5496Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-26T11:58:15Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo
title Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo
spellingShingle Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo
Freire, Rubson Hebrain de Lima
Realidade virtual na educação
Realidade aumentada
Plataforma digital
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
title_short Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo
title_full Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo
title_fullStr Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo
title_full_unstemmed Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo
title_sort Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo
author Freire, Rubson Hebrain de Lima
author_facet Freire, Rubson Hebrain de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo
http://lattes.cnpq.br/4399026655441639
http://lattes.cnpq.br/0534822491953359
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Rubson Hebrain de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual na educação
Realidade aumentada
Plataforma digital
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
topic Realidade virtual na educação
Realidade aumentada
Plataforma digital
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
description Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem ser aplicadas para aprendizado. É fundamental antes de usar as tecnologias, explorar com o objetivo de compreender e saber aplicá-las melhor. Em particular, o estudo foi feito sobre A-Frame e ARCore com o objetivo de identificar como essas tecnologias podem contribuir para criação de trilhas virtuais de aprendizagem. Foi feito uma comparação entre as características e funcionalidades das tecnologias para o desenvolvimento de trilhas virtuais de aprendizagem por especialistas. As tecnologias do A-Frame e ARCore foram usadas para criação de dois experimentos de trilhas virtuais. Os experimentos foram avaliados através de questionários. Dessa forma, tivemos um resultado, onde mostrou que mais de 80% dos participantes avaliaram o projeto como significante para a aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-24
2024-01-26T11:58:12Z
2024-01-26T11:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREIRE, Rubson Hebrain de Lima. Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496
identifier_str_mv FREIRE, Rubson Hebrain de Lima. Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-br
Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-br
Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277163789090816