Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo José da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3948
Resumo: Os processos recentes de reestruturação na produção de cana-de-açúcar no Estado de Pernambuco, provocou o fechamento dos antigos Engenhos, ou a sua anexação à grandes usinas de cana-de-açúcar. O presente artigo analisa a imigração e resistência rural dos camponeses da comunidade do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança-PE. Considerou-se o processo histórico de modernização do campo brasileiro, suas consequências sociais e as lutas dos movimentos sociais rurais pela democratização do acesso e o uso da terra. Optou-se pelo uso do metódo qualitativo, baseando-se em técnicas de coletas de dados, como entrevistas abertas, uso de fotografias e visitas in loco. Conclui-se que o processo de mudança não foi apenas reflexos de forças econômicas, embora, tenha sido um dos elementos condicionantes para o fluxo migratório daquela localidade.
id UFRPE_7a465cf53f13abac6bdabacb8855796f
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3948
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.Migração internaTrabalhadores da agroindústria açucareira - Aspectos sociaisZona da Mata (PE : Mesorregião)Os processos recentes de reestruturação na produção de cana-de-açúcar no Estado de Pernambuco, provocou o fechamento dos antigos Engenhos, ou a sua anexação à grandes usinas de cana-de-açúcar. O presente artigo analisa a imigração e resistência rural dos camponeses da comunidade do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança-PE. Considerou-se o processo histórico de modernização do campo brasileiro, suas consequências sociais e as lutas dos movimentos sociais rurais pela democratização do acesso e o uso da terra. Optou-se pelo uso do metódo qualitativo, baseando-se em técnicas de coletas de dados, como entrevistas abertas, uso de fotografias e visitas in loco. Conclui-se que o processo de mudança não foi apenas reflexos de forças econômicas, embora, tenha sido um dos elementos condicionantes para o fluxo migratório daquela localidade.BrasilSouza, Cláudio Morais dehttp://lattes.cnpq.br/9245887717292317Silva, Ricardo José da2023-02-13T21:05:08Z2023-02-13T21:05:08Z2021-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis27 f.application/pdfSilva, Ricardo José da. Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3948porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-02-13T21:05:18Zoai:dspace:123456789/3948Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-02-13T21:05:18Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.
title Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.
spellingShingle Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.
Silva, Ricardo José da
Migração interna
Trabalhadores da agroindústria açucareira - Aspectos sociais
Zona da Mata (PE : Mesorregião)
title_short Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.
title_full Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.
title_fullStr Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.
title_full_unstemmed Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.
title_sort Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE.
author Silva, Ricardo José da
author_facet Silva, Ricardo José da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cláudio Morais de
http://lattes.cnpq.br/9245887717292317
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ricardo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Migração interna
Trabalhadores da agroindústria açucareira - Aspectos sociais
Zona da Mata (PE : Mesorregião)
topic Migração interna
Trabalhadores da agroindústria açucareira - Aspectos sociais
Zona da Mata (PE : Mesorregião)
description Os processos recentes de reestruturação na produção de cana-de-açúcar no Estado de Pernambuco, provocou o fechamento dos antigos Engenhos, ou a sua anexação à grandes usinas de cana-de-açúcar. O presente artigo analisa a imigração e resistência rural dos camponeses da comunidade do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança-PE. Considerou-se o processo histórico de modernização do campo brasileiro, suas consequências sociais e as lutas dos movimentos sociais rurais pela democratização do acesso e o uso da terra. Optou-se pelo uso do metódo qualitativo, baseando-se em técnicas de coletas de dados, como entrevistas abertas, uso de fotografias e visitas in loco. Conclui-se que o processo de mudança não foi apenas reflexos de forças econômicas, embora, tenha sido um dos elementos condicionantes para o fluxo migratório daquela localidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-20
2023-02-13T21:05:08Z
2023-02-13T21:05:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Ricardo José da. Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3948
identifier_str_mv Silva, Ricardo José da. Migração camponesa na Zona da Mata Norte de Pernambuco: a trajetória dos agricultores do Engenho Lagoa do Meio para a cidade de Aliança - PE. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277168351444992