Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnio, Edivaldo Sebastião da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2131
Resumo: Atualmente, sistemas de controle ganham cada vez mais destaque no meio científico e no meio industrial, essa maior abrangência dos sistemas de controle, se dá principalmente pelo avanço teórico e tecnológico da engenharia de controle. Esse avanço passa pela solidificação de técnicas de controle cada vez mais robustas, principalmente as técnicas de controle não linear. Diante deste fato, este trabalho consiste da comparação da técnica de controle linear PID e da técnica de controle não linear por modo deslizante, ambas as técnicas sendo aplicadas em um sistema dinâmico não linear de segunda ordem. A comparação do controle PID e do controle por modo deslizante, abordados neste trabalho, se deu a partir de simulações numéricas do sistema Seesaw Propeller e também por meio de experimento físico utilizando uma planta real do sistema. Os resultados apresentados neste trabalho contêm a performance individual de cada controlador, a partir de uma análise quantitativa de seu desempenho, essas análises foram feitas tanto para as simulações numéricas quanto para os experimentos realizados. Esses resultados estão expressos ao longo do trabalho por meio de gráficos e por meio da análise do erro quadrático médio apresentado por cada controlador.
id UFRPE_7fb0667a071728973b8ca03f737fd34a
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2131
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice.Controle automáticoSistemas não-linearesSistemas lineares de controleControladores PIDAtualmente, sistemas de controle ganham cada vez mais destaque no meio científico e no meio industrial, essa maior abrangência dos sistemas de controle, se dá principalmente pelo avanço teórico e tecnológico da engenharia de controle. Esse avanço passa pela solidificação de técnicas de controle cada vez mais robustas, principalmente as técnicas de controle não linear. Diante deste fato, este trabalho consiste da comparação da técnica de controle linear PID e da técnica de controle não linear por modo deslizante, ambas as técnicas sendo aplicadas em um sistema dinâmico não linear de segunda ordem. A comparação do controle PID e do controle por modo deslizante, abordados neste trabalho, se deu a partir de simulações numéricas do sistema Seesaw Propeller e também por meio de experimento físico utilizando uma planta real do sistema. Os resultados apresentados neste trabalho contêm a performance individual de cada controlador, a partir de uma análise quantitativa de seu desempenho, essas análises foram feitas tanto para as simulações numéricas quanto para os experimentos realizados. Esses resultados estão expressos ao longo do trabalho por meio de gráficos e por meio da análise do erro quadrático médio apresentado por cada controlador.Currently, control systems are gaining more and more prominence in the scientific environment and in the industrial environment, this wider scope of control systems is mainly due to the theoretical and technological advances in control engineering. This advance involves the solidification of increasingly robust control techniques, especially non-linear control techniques. In view of this fact, this work consists of comparing the PID linear control technique and the non-linear sliding control technique, both techniques being applied in a second order nonlinear dynamic system. The comparison of the PID control and the control by sliding mode, discussed in this work, took place from numerical simulations of the Seesaw Propeller system and also through physical experiment using a real plant of the system. The results presented in this work contain the individual performance of each controller, from a quantitative analysis of its performance, these analyzes were made for both the numerical simulations and the experiments carried out. These results are expressed throughout the work by means of graphs and through the analysis of the mean square error presented by each controller.BrasilMedeiros, Philippe Eduardo dehttp://lattes.cnpq.br/5594617038786753Silva Júnio, Edivaldo Sebastião da2020-03-30T13:57:08Z2020-03-30T13:57:08Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article21application/pdfSILVA JÚNIOR, Edivaldo Sebastião da. Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice. 2019. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2131poropenAccessatribution - non commercial - no derivs 3.0 Brazilcreativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-12T14:47:09Zoai:dspace:123456789/2131Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-12T14:47:09Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice.
title Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice.
spellingShingle Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice.
Silva Júnio, Edivaldo Sebastião da
Controle automático
Sistemas não-lineares
Sistemas lineares de controle
Controladores PID
title_short Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice.
title_full Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice.
title_fullStr Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice.
title_full_unstemmed Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice.
title_sort Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice.
author Silva Júnio, Edivaldo Sebastião da
author_facet Silva Júnio, Edivaldo Sebastião da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Philippe Eduardo de
http://lattes.cnpq.br/5594617038786753
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnio, Edivaldo Sebastião da
dc.subject.por.fl_str_mv Controle automático
Sistemas não-lineares
Sistemas lineares de controle
Controladores PID
topic Controle automático
Sistemas não-lineares
Sistemas lineares de controle
Controladores PID
description Atualmente, sistemas de controle ganham cada vez mais destaque no meio científico e no meio industrial, essa maior abrangência dos sistemas de controle, se dá principalmente pelo avanço teórico e tecnológico da engenharia de controle. Esse avanço passa pela solidificação de técnicas de controle cada vez mais robustas, principalmente as técnicas de controle não linear. Diante deste fato, este trabalho consiste da comparação da técnica de controle linear PID e da técnica de controle não linear por modo deslizante, ambas as técnicas sendo aplicadas em um sistema dinâmico não linear de segunda ordem. A comparação do controle PID e do controle por modo deslizante, abordados neste trabalho, se deu a partir de simulações numéricas do sistema Seesaw Propeller e também por meio de experimento físico utilizando uma planta real do sistema. Os resultados apresentados neste trabalho contêm a performance individual de cada controlador, a partir de uma análise quantitativa de seu desempenho, essas análises foram feitas tanto para as simulações numéricas quanto para os experimentos realizados. Esses resultados estão expressos ao longo do trabalho por meio de gráficos e por meio da análise do erro quadrático médio apresentado por cada controlador.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
2020-03-30T13:57:08Z
2020-03-30T13:57:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA JÚNIOR, Edivaldo Sebastião da. Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice. 2019. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2131
identifier_str_mv SILVA JÚNIOR, Edivaldo Sebastião da. Comparação de desempenho das técnicas de controle PID e por modo deslizante no rastreamento de trajetórias de um sistema dinâmico não linear com motores de hélice. 2019. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
atribution - non commercial - no derivs 3.0 Brazil
creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
atribution - non commercial - no derivs 3.0 Brazil
creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277146951057408