Diadorim e o mito da donzela-guerreira: uma leitura de Grande Sertão: veredas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gicele Geneale Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2394
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o arquétipo mitológico da donzela guerreira revelado na personagem Diadorim em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Por meio do mito da donzela guerreira podemos observar como ocorre a conservação e ao mesmo tempo, a ruptura dos valores patriarcais, a inversão de papéis e como isso influi na vida e na percepção da figura feminina. A obra expõe a situação da protagonista que foi inicialmente impelida pelo pai a adotar a configuração masculina para se proteger e crescer no meio social hierarquizado dos jagunços e depois motivada a continuar transvestida para vingar a morte do pai, ou seja, lutar em nome do pai. Ela não pode vivenciar a feminilidade e assumir o amor que nutria por seu parceiro de luta. A pesquisa é de cunho bibliográfico e visa atingir os objetivos propostos com estudos de várias áreas do conhecimento, entre eles nos valemos das pesquisas de Eliade (1972), Tuan (1983), Galvão (1998), Jung (2000), Neitzel (2004), Ribeiro (2011), Almeida (2014) entre outros. Com base nas analises, observamos como os fundamentos do mito da donzela que luta, principalmente em nome do pai ou pelo pai, atravessa gerações desde os mitos nativos, perpassando os arquétipos, a literatura popular e se manifesta renovado através de várias obras da atualidade, seja no contexto cinematográfico, seja na literatura assim como Diadorim em Grande Sertão: Veredas. Estruturamos o estudo em três partes em que a primeira trata do mito e do mito da donzela guerreira, como se manifesta na literatura, incluindo conceitos e características. A segunda parte é sobre o sertão de Riobaldo e algumas personagens femininas. A ultima parte é totalmente dedicada a analisar a Diadorim e os aspectos que a tornam uma donzela guerreira. Ao final do trabalho foi possível observar que Diadorim, além de lutar em nome do pai, luta por ele e tenta ser o filho varão que ele deseja, primeiro mostra que mesmo sendo mulher pode ser uma guerreira em meio aos jagunços e depois luta em nome do pai a quem tenta honrar com a vingança pela traição e morte dele.
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A pesquisa é de cunho bibliográfico e visa atingir os objetivos propostos com estudos de várias áreas do conhecimento, entre eles nos valemos das pesquisas de Eliade (1972), Tuan (1983), Galvão (1998), Jung (2000), Neitzel (2004), Ribeiro (2011), Almeida (2014) entre outros. Com base nas analises, observamos como os fundamentos do mito da donzela que luta, principalmente em nome do pai ou pelo pai, atravessa gerações desde os mitos nativos, perpassando os arquétipos, a literatura popular e se manifesta renovado através de várias obras da atualidade, seja no contexto cinematográfico, seja na literatura assim como Diadorim em Grande Sertão: Veredas. Estruturamos o estudo em três partes em que a primeira trata do mito e do mito da donzela guerreira, como se manifesta na literatura, incluindo conceitos e características. A segunda parte é sobre o sertão de Riobaldo e algumas personagens femininas. A ultima parte é totalmente dedicada a analisar a Diadorim e os aspectos que a tornam uma donzela guerreira. Ao final do trabalho foi possível observar que Diadorim, além de lutar em nome do pai, luta por ele e tenta ser o filho varão que ele deseja, primeiro mostra que mesmo sendo mulher pode ser uma guerreira em meio aos jagunços e depois luta em nome do pai a quem tenta honrar com a vingança pela traição e morte dele.This study had as objective to analyze the mythologic archetype of warrior maiden reveled on the Diadorim’s character in Grande Sertão: Veredas, by Guimarães Rosa. Throught the myth of warrior maiden we can watch how occurr the conservation and at the same time, the break of the patriarcal values, and the inversion of roles and how this influences on life and at the perception of the female figure. The work exposes the situation of the protagonist that was inicially imposed for her father to adopt the male settings to protect herself and grow up in a hierarchcal social envirolment of jagunços and then motivated to continue transvestite to revenge her father’s death, in other words, fight in name of her father. She cannot experience the feminility and assume the love who nurture for her fight partner. The reasearch is from bibliografy nature and aims to achieve the purpose with studies of many areas of knowledge, among them, we take Eliade (1972), Tuan (1983), Galvão (1998), Jung (2000), Neitzel (2004), Ribeiro (2011), Almeida (2014) and others. Based on reviews, was seen how the fundaments of myth of the maiden who fight, mainly in name of her father or for her father, go throught generations since of native myths, running through the archetypes, the popular literacture and shows renoved for many works of present, be on cinematic context, be on literature so as Diadorim in Grande Sertão Veredas. The second part is about the Riobaldo’s sertão and some female characters. The last part is fully dedicaded to analyse Diadorim and the aspects who turns her a warrior maiden. At the end of the work was possible to observe that Diadorim, further fight in name of her father, fights for him and try to be the son varão that he desires, at the first place shows that even being woman she can be a warrior among of jagunços and then fight in the name of her father who she try to honor with the revenge for the betrayal and his death.BrasilAlmeida, Maria do Socorro Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8246640791043297http://lattes.cnpq.br/3185435491287172Lima, Gicele Geneale Santos de2020-06-26T18:51:55Z2020-06-26T18:51:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfLIMA, Gicele Geneale Santos de. Diadorim e o mito da donzela-guerreira: uma leitura de Grande Sertão: veredas. 2019. 49 f. 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