Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3587 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso. |
id |
UFRPE_8271f15c3b5bbd3104b3f1e0a1178c68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/3587 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte ContemporâneaEducação não-formalPedagogia culturalmente relevanteEducação popularArtesA presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso.La presente investigación tiene como objetivo presentar procesos e impactos del método no-formal y de las pedagogías decoloniales en la enseñanza de las Artes. Apuntar otras posibilidades de metodologías a partir del pensamiento decolonial que considera legítimos otros caminos además de los validados por la ciencia y la academia. La decolonialidad utiliza conocimientos de la sociedad y de la cultura de los pueblos quilombolas, originarios y latinoamericanos y es un método intercultural que presenta saberes plurales que van desde la medicina natural hasta la literatura, saberes populares y el Arte Contemporáneo. A lo largo de los capítulos también será presentado mi relato de experiencia con la enseñanza informal a través del proyecto Prazer, Arte Contemporânea, que fue realizado con jóvenes y niños de tres comunidades de la Región Metropolitana de Recife. El proyecto tiene apoyo del Funcultura y JCPM, fue realizado en ONGs escuelas Centro Escola Mangue y en el proyecto MeMake. El Prazer, Arte Contemporânea es un cambio de saberes que intenta fomentar e instigar el conocimiento y el gusto por el Arte de manera dinámica y accesible, donde los estudiantes que, en su mayoría, nunca han tenido contacto con las artes visuales, siéntanse parte de ella. La metodología utilizada consistió en la investigación bibliográfica y los informes de la experiencia de elaboración e implementación del curso.BrasilTorres, Niedja Ferreira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5576596830792862http://lattes.cnpq.br/3501803097646190Aquino, Mariama Lopes de2022-11-24T11:18:55Z2022-11-24T11:18:55Z2021-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis29 f.application/pdfAQUINO, Mariama Lopes de. Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3587porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-11-24T11:19:04Zoai:dspace:123456789/3587Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-11-24T11:19:04Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea |
title |
Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea |
spellingShingle |
Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea Aquino, Mariama Lopes de Educação não-formal Pedagogia culturalmente relevante Educação popular Artes |
title_short |
Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea |
title_full |
Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea |
title_fullStr |
Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea |
title_full_unstemmed |
Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea |
title_sort |
Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea |
author |
Aquino, Mariama Lopes de |
author_facet |
Aquino, Mariama Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Torres, Niedja Ferreira dos Santos http://lattes.cnpq.br/5576596830792862 http://lattes.cnpq.br/3501803097646190 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Mariama Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não-formal Pedagogia culturalmente relevante Educação popular Artes |
topic |
Educação não-formal Pedagogia culturalmente relevante Educação popular Artes |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27 2022-11-24T11:18:55Z 2022-11-24T11:18:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AQUINO, Mariama Lopes de. Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3587 |
identifier_str_mv |
AQUINO, Mariama Lopes de. Pedagogias decoloniais e Ensino de Arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
29 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277164612222976 |