Relações de gênero na identidade docente: um estudo a partir de professoras e professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Beatriz Moura da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/784
Resumo: Foi com a crise de identidade da Educação Física nos anos de 1980 que estudiosos(as) da área promoveram mudanças na perspectiva sobre a qual este componente curricular se apresentava na escola. A considerar que as pesquisas no campo da Educação Física, tanto como prática social e como prática pedagógica, estão cada vez mais conectadas aos estudos da interseccionalidade e dos estudos de epistemologia feminista, este campo de investigação tem contribuído para a atribuição de sentido e significado aos conhecimentos da cultura corporal e seus possíveis diálogos com a escola. Logo, enquanto objetivo geral, esta pesquisa se propõe a analisar as relações de gênero na identidade docente de professores e professoras de Educação Física. Metodologicamente, este estudo analisou o tema à luz do método qualitativo, a partir da aplicação de um questionário com professores(as) formados(as) no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Partes dos dados estão sistematizadas em forma de gráficos, mas também são apresentadas transcrições dos questionários. Os resultados da pesquisa indicam que existe uma hegemonia masculina na Educação Física; que existem determinadas influências do gênero do(a) docente em sua relação com o(a) estudante; a predominância de conteúdos da Educação Física e os vínculos desses com a questão de gênero. Portanto, defende-se a necessidade de dar visibilidade às questões de gênero dentro da escola e na formação de professoras e professores; a constante interferência docente nos casos envolvendo discriminação de gênero, pois esta pode mudar a conduta dos alunos e alunas; dentro das possibilidades da Educação Física escolar para defesa da equidade se tem o conceito elaborado por Daniela Auad de coeducação, isto porque, aqui, é defendido um respeito à diversidade dentro das relações humanas. Além disso, esta pesquisa não tem outro posicionamento senão o contrário a qualquer política ou ação social que venha a desconsiderar a necessidade em trabalhar sistematicamente e pedagogicamente os marcadores sociais como gênero, raça, sexualidade, capacidades física e intelectuais, religiosidades dentro da escola.
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Metodologicamente, este estudo analisou o tema à luz do método qualitativo, a partir da aplicação de um questionário com professores(as) formados(as) no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Partes dos dados estão sistematizadas em forma de gráficos, mas também são apresentadas transcrições dos questionários. Os resultados da pesquisa indicam que existe uma hegemonia masculina na Educação Física; que existem determinadas influências do gênero do(a) docente em sua relação com o(a) estudante; a predominância de conteúdos da Educação Física e os vínculos desses com a questão de gênero. Portanto, defende-se a necessidade de dar visibilidade às questões de gênero dentro da escola e na formação de professoras e professores; a constante interferência docente nos casos envolvendo discriminação de gênero, pois esta pode mudar a conduta dos alunos e alunas; dentro das possibilidades da Educação Física escolar para defesa da equidade se tem o conceito elaborado por Daniela Auad de coeducação, isto porque, aqui, é defendido um respeito à diversidade dentro das relações humanas. Além disso, esta pesquisa não tem outro posicionamento senão o contrário a qualquer política ou ação social que venha a desconsiderar a necessidade em trabalhar sistematicamente e pedagogicamente os marcadores sociais como gênero, raça, sexualidade, capacidades física e intelectuais, religiosidades dentro da escola.It was with the physical education identity crisis in the 1980s that scholars in the area promoted changes in the perspective on which this curricular component was presented in school. Considering that research in the field of Physical Education, both as a social practice and as a pedagogical practice, are increasingly connected to studies of intersectionality and studies of feminist epistemology, this field of research has contributed to the attribution of meaning and meaning to the knowledge of body culture and their possible dialogues with the school. Therefore, as a general objective, this research proposes to analyze the gender relations in the teaching identity of teachers and teachers of Physical Education. Methodologically, this study analyzed the theme in the light of the qualitative method, from the application of a questionnaire with teachers graduated in the Degree in Physical Education of the Federal Rural University of Pernambuco. Parts of the data are systematized in the form of graphs, but transcriptions of the questionnaires are also presented. The results of the research indicate that there is a male hegemony in Physical Education; that there are certain influences of the gender of the teacher in their relationship with the student; the predominance of Physical Education content and their links with the gender issue. Therefore, the need to give visibility to the gender issues within the school and in the formation of teachers and teachers is defended; the constant teacher interference in cases involving gender discrimination, as this may change the behavior of students; within the possibilities of the School Physical Education for the defense of the equality if it has the concept elaborated by Daniela Auad of coeducation, this, because, here, a respect is respected to the diversity within the human relations. In addition, this research has no other position than the opposite of any social policy or action that would disregard the need to work systematically and pedagogically on social markers such as gender, race, sexuality, physical and intellectual abilities, and religiosities within the school.BrasilLira, Maria Helena Câmarahttp://lattes.cnpq.br/2445258591614943http://lattes.cnpq.br/1315487815493191Silva, Beatriz Moura da2019-03-01T14:12:06Z2019-03-01T14:12:06Z2019-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfSILVA, Beatriz Moura da. Relações de gênero na identidade docente: um estudo a partir de professoras e professores de educação física. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/784poropenAccessAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-03-01T14:12:08Zoai:dspace:123456789/784Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-03-01T14:12:08Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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