Projeto de uma caixa de redução por engrenagens cilíndricas retas para um veículo Baja SAE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4226 |
Resumo: | O sistema projetado pelo presente trabalho é uma caixa de redução que usa engrenagens cilíndricas retas para reduzir a velocidade de rotação do motor e aumentar o torque transmitido para as rodas. O projeto é feito baseado nas tensões máximas presentes nas peças. Essas tensões servirão de parâmetro para escolha dos materiais para confeccionar as engrenagens, eixos, chavetas e selecionar os mancais. O estudo das tensões presentes nos eixos é feito através do cálculo de momento fletor e esforço cortante. As engrenagens são projetadas seguindo o padrão AGMA para engrenagens cilíndricas retas. A seleção dos mancais é feita através da comparação entre o resultado do cálculo da carga teórica no mancal e as peças presentes nos catálogos. O material com o qual serão feitas as chavetas é selecionado comparando os resultados de tensão com o limite de resistência à tração de cada material. Ao longo do dimensionamento da geometria das peças percebe-se que é possível projetar a caixa para ser compacta e resistente de modo que tenha uma fácil instalação no veículo. |
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