Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/861 |
Resumo: | Este trabalho aborda a temática do letramento no contexto da Educação de Jovens e adultos – EJA. Nele buscou-se analisar como os gêneros textuais estão incluídos no processo de ensino da leitura e da escrita em uma turma da EJA. Essa pesquisa tem as características de um estudo de caso, e centrou-se na observação do trabalho pedagógico desenvolvido por uma professora, de uma instituição privada. A partir destas observações, propomos algumas reflexões acerca do uso dos gêneros textuais no ensino da língua. Soares (1998), Marcuschi (2002) e Santos (2006) são alguns dos teóricos fundamentais que foram utilizados para discutir e conceituar o fenômeno investigado. Os resultados apontam alguns conflitos teóricos e metodológicos que surgem na tentativa da professora de aproximar sua prática das teorias do letramento. No entanto, observa-se, ainda que de modo muito sutil, uma prática de ensino da língua escrita que busca promover um diálogo sobre aspectos sociais e funcionais dos textos. |
id |
UFRPE_87d71705b12459f61176777d829c75e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/861 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJALeitura - Estudo e ensinoEscrita - Estudo e ensinoLetramentoEducação de jovens e adultosEste trabalho aborda a temática do letramento no contexto da Educação de Jovens e adultos – EJA. Nele buscou-se analisar como os gêneros textuais estão incluídos no processo de ensino da leitura e da escrita em uma turma da EJA. Essa pesquisa tem as características de um estudo de caso, e centrou-se na observação do trabalho pedagógico desenvolvido por uma professora, de uma instituição privada. A partir destas observações, propomos algumas reflexões acerca do uso dos gêneros textuais no ensino da língua. Soares (1998), Marcuschi (2002) e Santos (2006) são alguns dos teóricos fundamentais que foram utilizados para discutir e conceituar o fenômeno investigado. Os resultados apontam alguns conflitos teóricos e metodológicos que surgem na tentativa da professora de aproximar sua prática das teorias do letramento. No entanto, observa-se, ainda que de modo muito sutil, uma prática de ensino da língua escrita que busca promover um diálogo sobre aspectos sociais e funcionais dos textos.This paper deals with the theme of literacy in the context of Youth and Adult Education - EJA. It sought to analyze how textual genres are included in the process of teaching reading and writing in an EJA class. This research has the characteristics of a case study, in which the work of literacy developed by a teacher, from a private institution, was the core of the observations of classes and from which the reflections about the use of the textual genres in the teaching of language . Soares (1998), Marcuschi (2002) and Santos (2006) are some of the fundamental theorists that were used to discuss and conceptualize the investigated phenomenon. The results point out some theoretical and methodological conflicts that arise in the teacher 's attempt to approach her practice of literacy theories, which, although very subtly, proposes a dialogue on social and functional aspects of texts.BrasilSantos, Carmi Ferrazhttp://lattes.cnpq.br/9275904435223285http://lattes.cnpq.br/2322696001671542Silva, Érica Cristina Pereira da2019-04-02T20:07:11Z2019-04-02T20:07:11Z2018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfSILVA, Érica Cristina Pereira da. Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/861porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-05-30T14:13:50Zoai:dspace:123456789/861Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-05-30T14:13:50Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA |
title |
Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA |
spellingShingle |
Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA Silva, Érica Cristina Pereira da Leitura - Estudo e ensino Escrita - Estudo e ensino Letramento Educação de jovens e adultos |
title_short |
Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA |
title_full |
Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA |
title_fullStr |
Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA |
title_full_unstemmed |
Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA |
title_sort |
Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA |
author |
Silva, Érica Cristina Pereira da |
author_facet |
Silva, Érica Cristina Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Carmi Ferraz http://lattes.cnpq.br/9275904435223285 http://lattes.cnpq.br/2322696001671542 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Érica Cristina Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura - Estudo e ensino Escrita - Estudo e ensino Letramento Educação de jovens e adultos |
topic |
Leitura - Estudo e ensino Escrita - Estudo e ensino Letramento Educação de jovens e adultos |
description |
Este trabalho aborda a temática do letramento no contexto da Educação de Jovens e adultos – EJA. Nele buscou-se analisar como os gêneros textuais estão incluídos no processo de ensino da leitura e da escrita em uma turma da EJA. Essa pesquisa tem as características de um estudo de caso, e centrou-se na observação do trabalho pedagógico desenvolvido por uma professora, de uma instituição privada. A partir destas observações, propomos algumas reflexões acerca do uso dos gêneros textuais no ensino da língua. Soares (1998), Marcuschi (2002) e Santos (2006) são alguns dos teóricos fundamentais que foram utilizados para discutir e conceituar o fenômeno investigado. Os resultados apontam alguns conflitos teóricos e metodológicos que surgem na tentativa da professora de aproximar sua prática das teorias do letramento. No entanto, observa-se, ainda que de modo muito sutil, uma prática de ensino da língua escrita que busca promover um diálogo sobre aspectos sociais e funcionais dos textos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 2019-04-02T20:07:11Z 2019-04-02T20:07:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Érica Cristina Pereira da. Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/861 |
identifier_str_mv |
SILVA, Érica Cristina Pereira da. Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
45 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277160533262336 |