A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivoneide Mendes da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leão, Marcelo Brito Carneiro, Silva, Viviane Barbosa da
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5043
Resumo: A Robótica Educacional é uma ciência relativamente nova e está em expansão, por ser uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação era inicialmente usada apenas nas areas de computação e engenharia, começou a ser explorada tambem na educação e com um grande potencial interdisciplinar, apesar de seus custos a Robotica Educacional esta presente na maioria das escolas púplicas de Pernambuco, mas são utilizadas, na maioria das vezes, apenas para as competições que acontecem todos os anos. Este trabalho, uma Pesquisa-intervenção, procurou investigar os limites e as possibilidades do uso da Robótica Educacional nos conteúdos de ciências, em especial o corpo humano, através da formação de professores por Oficina Didática, conduzimos este estudo fundamentados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria da Atividade. Os dados foram coletados através das respostas ao questionário prévio, durante toda a oficina didática, com as discussões sobre a possibilidade do uso da robótica educacional, nos processos de montagem e programação dos protótipos dos robôs, durante a apresentação dos planos de aula no conteúdo do corpo humano e nas respostas dadas através da entrevista semiestruturada no final do processo. Participaram do processo sete professores de ciências, moradores da Região Metropolitana do Recife, pois apesar de todo o processo ter sido realizado de forma online, em virtude da pandemia do COVID-19 foi preciso entregar os kits de Robótica da Lego Mindstorms para que os professores pudessem participar de forma teórica e prática da oficina. Analisamos os dados através do processo de elucidação baseado na Teoria da Atividade, primeiro dividindo o problema em atividades, depois delineando o contexto das atividades através da diagramação da terceira geração proposta por Engeström e por último descrevendo as estruturas hierárquicas das atividades e identificando os motivos e ações envolvidas. A partir da análise dos dados iden¬tificamos algumas limitações mais gerais para o uso da Robótica Educacional, como o custo do material e a sua manutenção, além da dificuldade no processo de montagem e principalmente na programação, outras limitações são mais da área de ciências, como a questão do tempo das aulas dentro da grade oficial. Em relação as contribuições essa ferramenta é bastante promissora, pois pode estimular a investigação com resoluções de problemas, pode ser utilizada para realizar atividades práticas de ciência, mas principalmente criam um ambiente propício para estimular o protagonismo e autonomia, desenvolver o pensamento empírico, computacional e o raciocínio logico, o engajamento, a motivação, a criatividade e o trabalho em equipe.
id UFRPE_8900efa35dc2ff79ae48dd256597dd7a
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5043
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividadeCiênciasRobóticaFormação de professoresA Robótica Educacional é uma ciência relativamente nova e está em expansão, por ser uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação era inicialmente usada apenas nas areas de computação e engenharia, começou a ser explorada tambem na educação e com um grande potencial interdisciplinar, apesar de seus custos a Robotica Educacional esta presente na maioria das escolas púplicas de Pernambuco, mas são utilizadas, na maioria das vezes, apenas para as competições que acontecem todos os anos. Este trabalho, uma Pesquisa-intervenção, procurou investigar os limites e as possibilidades do uso da Robótica Educacional nos conteúdos de ciências, em especial o corpo humano, através da formação de professores por Oficina Didática, conduzimos este estudo fundamentados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria da Atividade. Os dados foram coletados através das respostas ao questionário prévio, durante toda a oficina didática, com as discussões sobre a possibilidade do uso da robótica educacional, nos processos de montagem e programação dos protótipos dos robôs, durante a apresentação dos planos de aula no conteúdo do corpo humano e nas respostas dadas através da entrevista semiestruturada no final do processo. Participaram do processo sete professores de ciências, moradores da Região Metropolitana do Recife, pois apesar de todo o processo ter sido realizado de forma online, em virtude da pandemia do COVID-19 foi preciso entregar os kits de Robótica da Lego Mindstorms para que os professores pudessem participar de forma teórica e prática da oficina. Analisamos os dados através do processo de elucidação baseado na Teoria da Atividade, primeiro dividindo o problema em atividades, depois delineando o contexto das atividades através da diagramação da terceira geração proposta por Engeström e por último descrevendo as estruturas hierárquicas das atividades e identificando os motivos e ações envolvidas. A partir da análise dos dados iden¬tificamos algumas limitações mais gerais para o uso da Robótica Educacional, como o custo do material e a sua manutenção, além da dificuldade no processo de montagem e principalmente na programação, outras limitações são mais da área de ciências, como a questão do tempo das aulas dentro da grade oficial. Em relação as contribuições essa ferramenta é bastante promissora, pois pode estimular a investigação com resoluções de problemas, pode ser utilizada para realizar atividades práticas de ciência, mas principalmente criam um ambiente propício para estimular o protagonismo e autonomia, desenvolver o pensamento empírico, computacional e o raciocínio logico, o engajamento, a motivação, a criatividade e o trabalho em equipe.EDUFRPE2023-09-18T17:12:04Z2023-09-18T17:12:04Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSILVA, Ivoneide Mendes da; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro; SILVA, Viviane Barbosa da. A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade. Recife: EDUFRPE, 2022. 166 p.978-65-86547-60-3https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5043porSilva, Ivoneide Mendes daLeão, Marcelo Brito CarneiroSilva, Viviane Barbosa dareponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-18T17:12:04Zoai:dspace:123456789/5043Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-09-18T17:12:04Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade
title A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade
spellingShingle A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade
Silva, Ivoneide Mendes da
Ciências
Robótica
Formação de professores
title_short A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade
title_full A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade
title_fullStr A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade
title_full_unstemmed A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade
title_sort A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade
author Silva, Ivoneide Mendes da
author_facet Silva, Ivoneide Mendes da
Leão, Marcelo Brito Carneiro
Silva, Viviane Barbosa da
author_role author
author2 Leão, Marcelo Brito Carneiro
Silva, Viviane Barbosa da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivoneide Mendes da
Leão, Marcelo Brito Carneiro
Silva, Viviane Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Robótica
Formação de professores
topic Ciências
Robótica
Formação de professores
description A Robótica Educacional é uma ciência relativamente nova e está em expansão, por ser uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação era inicialmente usada apenas nas areas de computação e engenharia, começou a ser explorada tambem na educação e com um grande potencial interdisciplinar, apesar de seus custos a Robotica Educacional esta presente na maioria das escolas púplicas de Pernambuco, mas são utilizadas, na maioria das vezes, apenas para as competições que acontecem todos os anos. Este trabalho, uma Pesquisa-intervenção, procurou investigar os limites e as possibilidades do uso da Robótica Educacional nos conteúdos de ciências, em especial o corpo humano, através da formação de professores por Oficina Didática, conduzimos este estudo fundamentados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria da Atividade. Os dados foram coletados através das respostas ao questionário prévio, durante toda a oficina didática, com as discussões sobre a possibilidade do uso da robótica educacional, nos processos de montagem e programação dos protótipos dos robôs, durante a apresentação dos planos de aula no conteúdo do corpo humano e nas respostas dadas através da entrevista semiestruturada no final do processo. Participaram do processo sete professores de ciências, moradores da Região Metropolitana do Recife, pois apesar de todo o processo ter sido realizado de forma online, em virtude da pandemia do COVID-19 foi preciso entregar os kits de Robótica da Lego Mindstorms para que os professores pudessem participar de forma teórica e prática da oficina. Analisamos os dados através do processo de elucidação baseado na Teoria da Atividade, primeiro dividindo o problema em atividades, depois delineando o contexto das atividades através da diagramação da terceira geração proposta por Engeström e por último descrevendo as estruturas hierárquicas das atividades e identificando os motivos e ações envolvidas. A partir da análise dos dados iden¬tificamos algumas limitações mais gerais para o uso da Robótica Educacional, como o custo do material e a sua manutenção, além da dificuldade no processo de montagem e principalmente na programação, outras limitações são mais da área de ciências, como a questão do tempo das aulas dentro da grade oficial. Em relação as contribuições essa ferramenta é bastante promissora, pois pode estimular a investigação com resoluções de problemas, pode ser utilizada para realizar atividades práticas de ciência, mas principalmente criam um ambiente propício para estimular o protagonismo e autonomia, desenvolver o pensamento empírico, computacional e o raciocínio logico, o engajamento, a motivação, a criatividade e o trabalho em equipe.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-18T17:12:04Z
2023-09-18T17:12:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ivoneide Mendes da; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro; SILVA, Viviane Barbosa da. A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade. Recife: EDUFRPE, 2022. 166 p.
978-65-86547-60-3
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5043
identifier_str_mv SILVA, Ivoneide Mendes da; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro; SILVA, Viviane Barbosa da. A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade. Recife: EDUFRPE, 2022. 166 p.
978-65-86547-60-3
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFRPE
publisher.none.fl_str_mv EDUFRPE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120129983545344