INFORME.CITY: plataforma para informar e gerenciarproblemas de infraestrutura urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Natan de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1445
Resumo: Introdução:Nos últimos anos houve um aumento significativo da participação popular na administração pública devido ao uso de tecnologias da informação e ao desenvolvimento de mecanismos de comunicação entre população e governo. Essas tecnologias aplicadas na gestão pública deu origem ao governo eletrônico. Com o surgimento de novos dispositivos como os smartphones e o crescente aumento de seus usuários, permitiu o surgimento de uma nova abordagem de administração pública participativa, a qual ficou conhecida como governo móvel.Dentre os focos da gestão urbana, têm-se os serviços de infraestrutura urbana, com sua natureza técnica caracterizada pelos sistemas e subsistemas técnicos. Esses sistemas estão sujeitos ao aparecimento de problemas que podem comprometer seu funcionamento, é de responsabilidade do governo municipal resolvê-los nos ambientes das cidades. A principal dificuldade do governo nesse processo é identificar o surgimento desses problemas. Uma abordagem para minimizar esse desafio é estimular a sociedade para que ela possa ajudar nesse processo, reportando os problemas encontrados, por fazerem parte do seu dia-a-dia. Essa abordagem vem sendo utilizada há muitos anos, porém através de meios limitados, como centrais telefônicas e formulários,que dificultam o processo para ambas as partes desse quadro.Objetivo:O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma plataforma de software que facilite o processo de divulgação,monitoramento e controle de problemas de infraestrutura urbana.Método:Foi baseado em etapas comuns aos processos de desenvolvimento de software, como: levantamento de requisitos,planejamento dos casos de uso, modelagem dos componentes do sistema utilizando a Unified Modeling Language, implementação, e testes para validação. A plataforma foi desenvolvida na arquitetura cliente-servidor, através de um Web service no formato arquitetural Representational State Transfer(REST) e duas aplicações cliente. O Web service foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Go e o Mongo DB como banco de dados. A primeira aplicação cliente, serviu para gerenciamento dos problemas informados na plataforma. Ela foi desenvolvida para ser uma aplicação de página única, utilizando-se a linguagem Type Script com o framework Angular 6, utilizou a Google Maps JavaScript API v3 e foi estilizada com o framework CSS Bootstrap. A segunda aplicação cliente foi desenvolvida na linguagem Type Script utilizando os frameworksIonic e Phone Gap, foi desenvolvida para executar nas plataformas Andoid, iOSe Window Phone. Esse aplicativo fez uso da Google Maps JavaScript API v3. Ao término do desenvolvimento, as aplicações foram testadas. O Web service foi validado através de testes unitários caixa-branca e teste de desempenho de carga, caixa-preta, utilizando nesse último aferramenta Vegeta. As duas aplicações cliente foram testadas por teste funcional baseado em casos de uso e casos de teste. Após execução desses testes as aplicações foram validadas por atenderem aos seus requisitos.Conclusão:Após o desenvolvimento e a validação dos sistemas,constatou-se que esses atenderam aos requisitos e objetivos levantados nesse trabalho. Desse forma, foi desenvolvida uma plataforma de software que facilita a população reportar problemas através de seus smartphones e que fornece ao governo uma ferramenta para gerenciar esses problemas.
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Esses sistemas estão sujeitos ao aparecimento de problemas que podem comprometer seu funcionamento, é de responsabilidade do governo municipal resolvê-los nos ambientes das cidades. A principal dificuldade do governo nesse processo é identificar o surgimento desses problemas. Uma abordagem para minimizar esse desafio é estimular a sociedade para que ela possa ajudar nesse processo, reportando os problemas encontrados, por fazerem parte do seu dia-a-dia. Essa abordagem vem sendo utilizada há muitos anos, porém através de meios limitados, como centrais telefônicas e formulários,que dificultam o processo para ambas as partes desse quadro.Objetivo:O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma plataforma de software que facilite o processo de divulgação,monitoramento e controle de problemas de infraestrutura urbana.Método:Foi baseado em etapas comuns aos processos de desenvolvimento de software, como: levantamento de requisitos,planejamento dos casos de uso, modelagem dos componentes do sistema utilizando a Unified Modeling Language, implementação, e testes para validação. A plataforma foi desenvolvida na arquitetura cliente-servidor, através de um Web service no formato arquitetural Representational State Transfer(REST) e duas aplicações cliente. O Web service foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Go e o Mongo DB como banco de dados. A primeira aplicação cliente, serviu para gerenciamento dos problemas informados na plataforma. Ela foi desenvolvida para ser uma aplicação de página única, utilizando-se a linguagem Type Script com o framework Angular 6, utilizou a Google Maps JavaScript API v3 e foi estilizada com o framework CSS Bootstrap. A segunda aplicação cliente foi desenvolvida na linguagem Type Script utilizando os frameworksIonic e Phone Gap, foi desenvolvida para executar nas plataformas Andoid, iOSe Window Phone. Esse aplicativo fez uso da Google Maps JavaScript API v3. Ao término do desenvolvimento, as aplicações foram testadas. O Web service foi validado através de testes unitários caixa-branca e teste de desempenho de carga, caixa-preta, utilizando nesse último aferramenta Vegeta. As duas aplicações cliente foram testadas por teste funcional baseado em casos de uso e casos de teste. Após execução desses testes as aplicações foram validadas por atenderem aos seus requisitos.Conclusão:Após o desenvolvimento e a validação dos sistemas,constatou-se que esses atenderam aos requisitos e objetivos levantados nesse trabalho. Desse forma, foi desenvolvida uma plataforma de software que facilita a população reportar problemas através de seus smartphones e que fornece ao governo uma ferramenta para gerenciar esses problemas.Introduction:In recent years there has been a significant increase in popular participationin public administration due to the use of information technology and the development ofcommunication mechanisms between population and government. These technologies appliedin public management gave rise to e-government. With the emergence of new devices suchas smartphones and the increasing increase of its users, it allowed the emergence of a newapproach to participatory public administration, which became known as mobile government.Among the focuses of urban management are urban infrastructure services, with their technicalnature characterized by systems and technical subsystems. These systems are subject to theappearance of problems that can compromise its operation, it is the responsibility of the municipalgovernment to solve them in the environments of the cities. The main difficulty of the governmentin this process is to identify the emergence of these problems. One approach to minimizing thischallenge is to stimulate society so that it can help in this process by reporting the problemsencountered because they are part of their day-to-day lives. This approach has been used formany years, but through limited means such as telephone exchanges and forms, which hinder theprocess for both parties.Objective:The objective of this work was to develop a software platformthat facilitates the process of dissemination, monitoring and control of urban infrastructureproblems. Method: It was based on steps common to software development processes, suchas: requirements gathering, use case planning, modeling of system components using UnifiedModeling Language, implementation, and validation tests. The platform was developed in theclient-server architecture, through a Web service in the architectural form Representational StateTransfer (REST) and two client applications. The Web service was developed using the Goprogramming language and MongoDB as the database. The first client application was used tomanage the problems reported on the platform. It was developed to be a single-page application,using the TypeScript language with the Angular framework 6, used the GoogleMaps JavaScriptAPI v3 and was styled with the CSS Bootstrap framework. The second client application wasdeveloped in the TypeScript language using the Ionic and PhoneGap frameworks, and wasdesigned to run on the Andoid, iOS and Window Phone platforms. This application made useof the GoogleMaps JavaScript API v3. At the end of the development, the applications weretested. The Web service was validated through unit testing, white box and load performance test,black box, using the latter the Vegeta tool. The two client applications were tested by functionaltest based on use cases and test cases. After running these tests the applications were validatedbecause they met your requirements.Conclusion:After the development and validation ofthe systems, it was verified that they met the requirements and objectives raised in this work.In this way, a software platform has been developed that facilitates the population to reportproblems through their smartphones and that provides the government with a tool to managethese problems.BrasilD’Emery, Richarlyson Alveshttp://lattes.cnpq.br/6942586955274004http://lattes.cnpq.br/3553920177544450Pires, Glauber Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/1159581534108735Albuquerque, Natan de Souza2019-09-05T13:06:00Z2019-09-05T13:06:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis102 f.application/pdfALBUQUERQUE, Natan de Souza. INFORME.CITY: plataforma para informar e gerenciarproblemas de infraestrutura urbana. 2018. 102 f. 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