A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gabriel Roberto Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4884
Resumo: Este produto didático propõe um jogo para os educandos do 8º ano do ensino fundamental II se aventurarem no Brasil do século XIX. O jogo vai se passar na província de Pernambuco, em 1824, e os estudantes serão protagonistas da História, tomando decisões que irão definir o futuro deles dentro do movimento separatista e republicano que começou em Pernambuco e ganhou apoio das províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O jogo é baseado numa disputa, mediada pelo professor, que irá guiar toda a narrativa presente neste material. Dessa forma, o intuito do jogo é trazer informações e questionamentos que irão contribuir para a elaboração do conhecimento histórico. Os educandos poderão experimentar, através dos seus personagens, como foi a participação de diversos grupos sociais nesse movimento separatista. O jogo trará cartas que irão mostrar personagens presentes no movimento, fazendo com que o estudante conheça algumas pautas e lutas em defesa da cidadania na História de nosso país. Além disso, o jogo mobilizará conceitos, com intuito de apresentar ao educando algumas transformações que aconteceram em Pernambuco, enquanto capitania, província e estado.
id UFRPE_903848723d831f9640e6a481f31886ca
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4884
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824).GamificaçãoJogos no ensino de históriaConfederação do EquadorEste produto didático propõe um jogo para os educandos do 8º ano do ensino fundamental II se aventurarem no Brasil do século XIX. O jogo vai se passar na província de Pernambuco, em 1824, e os estudantes serão protagonistas da História, tomando decisões que irão definir o futuro deles dentro do movimento separatista e republicano que começou em Pernambuco e ganhou apoio das províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O jogo é baseado numa disputa, mediada pelo professor, que irá guiar toda a narrativa presente neste material. Dessa forma, o intuito do jogo é trazer informações e questionamentos que irão contribuir para a elaboração do conhecimento histórico. Os educandos poderão experimentar, através dos seus personagens, como foi a participação de diversos grupos sociais nesse movimento separatista. O jogo trará cartas que irão mostrar personagens presentes no movimento, fazendo com que o estudante conheça algumas pautas e lutas em defesa da cidadania na História de nosso país. Além disso, o jogo mobilizará conceitos, com intuito de apresentar ao educando algumas transformações que aconteceram em Pernambuco, enquanto capitania, província e estado.This didactic product proposes a game for students in the 8th year of elementary school II to venture into 19th century Brazil. The game will take place in the province of Pernambuco, in 1824, and the students will be protagonists of History, making decisions that will define their future within the separatist and republican movement that started in Pernambuco and gained support from the provinces of Paraíba, Rio Grande do North and Ceará. The game is based on a dispute, mediated by the teacher, who will guide the entire narrative present in this material. In this way, the purpose of the game is to bring information and questions that will contribute to the elaboration of historical knowledge. Students will be able to experience, through their characters, how different social groups participated in this separatist movement. The game will bring cards that will show characters present in the movement, making the student know some agendas and fights in defense of citizenship in the History of our country. In addition, the game will mobilize concepts, with the aim of presenting to the student some transformations that have taken place in Pernambuco, as captaincy, province and state.BrasilBarbosa, Lúcia Falcãohttp://lattes.cnpq.br/9924960953366735http://lattes.cnpq.br/5667594441132627Rodrigues, Gabriel Roberto Medeiros2023-08-18T15:03:29Z2023-08-18T15:03:29Z2023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfRODRIGUES, Gabriel Roberto Medeiros. A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824). 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4884porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-08-18T20:12:55Zoai:dspace:123456789/4884Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-08-18T20:12:55Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824).
title A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824).
spellingShingle A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824).
Rodrigues, Gabriel Roberto Medeiros
Gamificação
Jogos no ensino de história
Confederação do Equador
title_short A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824).
title_full A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824).
title_fullStr A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824).
title_full_unstemmed A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824).
title_sort A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824).
author Rodrigues, Gabriel Roberto Medeiros
author_facet Rodrigues, Gabriel Roberto Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Lúcia Falcão
http://lattes.cnpq.br/9924960953366735
http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gabriel Roberto Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Jogos no ensino de história
Confederação do Equador
topic Gamificação
Jogos no ensino de história
Confederação do Equador
description Este produto didático propõe um jogo para os educandos do 8º ano do ensino fundamental II se aventurarem no Brasil do século XIX. O jogo vai se passar na província de Pernambuco, em 1824, e os estudantes serão protagonistas da História, tomando decisões que irão definir o futuro deles dentro do movimento separatista e republicano que começou em Pernambuco e ganhou apoio das províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O jogo é baseado numa disputa, mediada pelo professor, que irá guiar toda a narrativa presente neste material. Dessa forma, o intuito do jogo é trazer informações e questionamentos que irão contribuir para a elaboração do conhecimento histórico. Os educandos poderão experimentar, através dos seus personagens, como foi a participação de diversos grupos sociais nesse movimento separatista. O jogo trará cartas que irão mostrar personagens presentes no movimento, fazendo com que o estudante conheça algumas pautas e lutas em defesa da cidadania na História de nosso país. Além disso, o jogo mobilizará conceitos, com intuito de apresentar ao educando algumas transformações que aconteceram em Pernambuco, enquanto capitania, província e estado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18T15:03:29Z
2023-08-18T15:03:29Z
2023-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Gabriel Roberto Medeiros. A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824). 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4884
identifier_str_mv RODRIGUES, Gabriel Roberto Medeiros. A gamificação da História: um produto didático sobre a Confederação do Equador (1824). 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277153501511680