O ensino da oralidade para os anos finais do ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo de Pernambuco: encontros e desencontros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Leidiane Raimundo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1584
Resumo: O presente trabalho buscou investigar as propostas para o ensino da oralidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Pernambuco (CP), tendo como objetivos específicos, a) identificar quais são as dimensões ensináveis do oral contempladas nesses documentos oficiais; b) verificar se há um alinhamento entre o que propõe a BNCC e o Currículo de Pernambuco para o ensino do oral; c) apreender as possíveis implicações das orientações desses documentos para o desenvolvimento da expressão oral dos alunos. Para tanto, usamos, como aporte teórico, os estudos sobre a oralidade de autores como Dolz, Schneuwly e Haller (2004), Marcuschi (2004, 2005) e as dimensões ensináveis do oral, com base em Leal, Brandão e Lima (2012). Para responder aos objetivos dessa pesquisa, observamos detalhadamente os dois documentos, usando como aporte metodológico, a análise documental (LÜDKE e ANDRÉ, 2012) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Com as análises, constatamos que a dimensão ensinável do oral mais abordada nos dois documentos foi a da produção e compreensão de gêneros orais e que existe uma progressão nas habilidades sugeridas para o ensino do oral, principalmente naquelas que correspondem ao ensino do 6º ao 9º ano. Foi verificado, ainda, um alinhamento das propostas de ensino do oral nos dois documentos e que, para a expressão oral dos alunos, a prioridade é para o desenvolvimento de capacidades de linguagem do oral a partir da compreensão e produção de gêneros orais da esfera pública formal.
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